UFSC lança guia de fontes científicas

A Agência de Comunicação da UFSC lança na sexta-feira, 13 de agosto, seu novo Guia de Fontes – Onde e Como Achar Informações Científicas. A apresentação acontece a partir das 17h, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. O lançamento integra a agenda de comemorações do cinquentenário da UFSC.

A Universidade Federal de Santa Catarina é uma das pioneiras na organização de publicações do gênero, recomendadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico. A primeira edição do Guia de Fontes foi lançada em 1993 e a segunda em 1998.

Nesta terceira edição, também organizada pela equipe da Agecom, foi adotado como suporte para busca de informações a Plataforma Lattes, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A base de dados reúne currículos de pesquisadores e professores das instituições de ciência e tecnologia. A coleta de dados para o Guia foi efetivada a partir da lista de professores ativos na universidade, das informações registradas nos sites dos centros de ensino e dos currículos Lattes.

Guias impressos serão distribuídos a veículos de comunicação e instituições de Santa Catarina e outros Estados. Versão online está disponível no site da UFSC, possibilitando busca por palavras-chave (assuntos) ou pelo nome dos pesquisadores. Na internet o material poderá passar por revisões e acréscimos, já que em 2010 a UFSC realizou o maior concurso para docentes de sua história e novos pesquisadores já fazem parte do quadro.

Um guia de fontes funciona como um ótimo localizador/buscador de linhas de pesquisa, publicações de ponta, potenciais orientadores, projetos sociais, parceiros em tecnologias duras, sociais e biológicas.

Professora Débora Peres Menezes, pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC

Com mais de 400 equipes credenciadas junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, a UFSC tem se destacado em pesquisas de opinião e rankings nacionais. Em sua mais recente edição, divulgada no mês de julho, desta vez com avaliação de 12 mil instituições, o Ranking Mundial de Universidades na Web (Webometrics) traz a UFSC como terceira instituição de ensino superior brasileira e primeira entre as federais. O levantamento é organizado a partir da análise do material disponibilizado pelas universidades na internet.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem