Arquitetura de rede metropolitana da Cianet entre os finalistas do Prêmio Futurecom

A Cianet Networking, empresa de soluções para comunicação de dados e telecomunicações, apresentará o projeto “Novo Sistema de Rede de Baixo Custo para Oferta de Soluções Quad-Play e Banda Ultralarga” na Futurecom 2010, pesquisa do Diretor Eng. João Marcelo Corrêa. A solução está entre as dez finalistas do Prêmio Inovação Futurecom 2010, que tem como objetivo estimular os profissionais de telecomunicações e de tecnologia da informação no desenvolvimento de aplicações de serviços de valor agregado.

A Futurecom é o maior evento do setor de telecomunicações e tecnologia da informação na América Latina, com edições em Buenos Aires e no Chile, além do Brasil. A edição brasileira acontecerá em São Paulo, de 25 a 28 de outubro, no Transamerica Expocenter. Na ocasião, a Cianet também irá expor seus produtos no estande da Sigma/Coppergate, empresa fornecedora dos chipsets utilizados pela Cianet para disponibilização da tecnologia de banda ultralarga HPNA (Home Phoneline Networking).

Projeto finalista
O diretor técnico da Cianet, João Marcelo Corrêa, é o idealizador da inovadora arquitetura de rede denominada “Novo Sistema de Rede de Baixo Custo para Oferta de Soluções Quad-Play e Banda Ultralarga”. Trata-se de uma solução de rede de acesso que permite a oferta de serviços de voz, vídeo HD, banda ultralarga e outros serviços, como vigilância eletrônica, vídeo sob demanda (locadoras virtuais) e jogos 3D na mesma infraestrutura de cabos em fibra óptica e coaxiais de baixo custo, inferior em até 3 vezes as soluções atuais. João Marcelo é graduado em Engenharia Elétrica na área de Produção e Sistemas e tem 16 anos de experiência em eletrônica e telecomunicações.

A inovação está na nova composição de tecnologias consagradas tais como: HPNA outdoor, GPON, transmissor óptico de RF/TV, Receptor Óptico RF/TV, STB DVB/HD e STB IP, solução que aproveita os cabos domésticos e é disponibilizada a custos inferiores da tradicional solução de rede HFC/DOCSIS ou recente solução FTTH (Fiber to The Home). O sistema viabiliza projetos em pequenas e médias operadoras, provedores de acesso ou novas operações em grandes empresas de TV a cabo para atender a nova onda de mercado, solução Quad-play. O projeto pode ser aplicado, ainda, a condomínios residenciais, complexo industriais, entre outros conglomerados, e vai ao encontro da democratização da internet banda larga no país, questão em pauta no governo atual através do Plano Nacional de Banda Larga – PNBL.

Apresentação
O projeto será apresentado durante o Business Trade Show, evento dentro da Futurecom, no qual grandes players mundiais farão demonstrações e lançamentos de aplicações, serviços, soluções, produtos e sistemas. Todos os finalistas estarão no local, demonstrando ao vivo seus projetos.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem