Ambev consolida NF-e com apoio da HBSIS

A HBSIS, empresa blumenauense de soluções em TI, é a fornecedora do sistema de nota fiscal eletrônica adotado pela maior cervejaria do mundo em volume de produção, a AmBev. A partir do HB.NFe, a catarinense desenvolveu a solução para atender seus 70 Centros de Distribuição Direta (CDD) e 37 fábricas da companhia.

Os dois modelos distintos de unidades de negócio demandam necessidades extremas. As 37 fábricas apresentam volume de transações moderado, mas com alta disponibilidade, 24 horas por dia, sete dias na semana. Já os 70 CDDs têm alto volume de transações, com faturamento concentrado em duas horas diárias, quando são emitidas cerca de 120 mil notas/dia.

Desde o anúncio da obrigatoriedade da NF-e para nosso segmento, sempre tivemos uma preocupação maior por conta do volume de notas fiscais que emitimos diariamente, cerca de 120 mil. Além disso, com operações em todo o País deveríamos também ter que fazer a integração com as SEFAZ (Secretarias da Fazenda) de cada estado, aumentando ainda mais a complexidade da nova operação.

Sérgio Fernandes Vezza, diretor de TI da AmBev

Equipe AmBev: Gerente de Projetos, Antônio Justino; o diretor de TI, Sérgio Fernandes Vezza e a gerente corporativa de Sistemas, Sônia Teixeira Fuscaldi.

Equipe AmBev: Gerente de Projetos, Antônio Justino; o diretor de TI, Sérgio Fernandes Vezza e a gerente corporativa de Sistemas, Sônia Teixeira Fuscaldi

A solução contratada pela AmBev antes da HBSIS não atendeu a esta grande demanda. O diretor de TI explica que a companhia investiu em mais infraestrutura de servidores e mesmo assim trabalhava com emissão de mais de 40% dos documentos em contingência diariamente, o que ocasionava custos altos de papel e de trabalho para regularização posterior desses documentos.

Um dos desafios do projeto foi fazer a migração dos documentos eletrônicos da solução anteriormente utilizada para o HB.NFe. Foram migrados mais de 25 milhões de documentos, que passaram a ser acessados por meio do módulo Archive do HB.NFe. No novo sistema, o espaço em disco ocupado para estes documentos reduziu em 30%, pois o HB.NFe utiliza uma rotina de compactação de dados eficiente.

Eduardo Luiz Myszko, gerente de produto da HBSIS

Sobre a HBSIS
Fundada há 20 anos, desenvolve sistemas e ambientes para demandas corporativas específicas. Além das soluções de gestão HB.NF-e, HB.Prever e Gestão de Conselhos, oferece serviços que incluem outsourcing de service desk e de desenvolvimento de sistema, gestão de projetos de TI e consultoria de processos.

Entre os principais clientes estão AmBev, Sansuy e Unimed. A HBSIS possui 180 funcionários, sede em Blumenau e base de negócios em São Paulo.

Com informações da assessoria de imprensa da HBSIS

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem