Alunos, pais e professores em rede social para instituições de ensino

LinkedIn

Inserir o universo das redes sociais e sua interatividade no contexto das escolas e no relacionamento entre alunos, pais e professores. Com este objetivo, será lançada nesta quarta, durante 17ª edição da Educar – Feira Internacional de Educação, em São Paulo, a plataforma web de rede social Konviva, desenvolvida pela empresa Sensus, do Grupo Ilog, de Florianópolis (SC).

O novo sistema foi concebido a partir da análise do processo educacional e do relacionamento dos alunos e professores com as novas tecnologias, como as redes sociais. O Konviva pretende ser uma ferramenta para introduzir, de maneira segura e prática, noções de comportamento e “netiqueta” em redes sociais, inclusive contribuindo no processo de alfabetização digital.

A solução pode ser adotada por instituições de ensino, sendo pensada para ser aplicada em diversos contextos de uso – um para cada fase da educação escolar: infantil, fundamental, médio, superior e educação continuada.

A partir do letramento, o uso de ferramentas tecnológicas é intensificado entre as crianças e elas precisam ser orientadas quanto ao seu comportamento também no mundo virtual.

Gustavo Rohde, diretor do Grupo Ilog

O Konviva é uma rede social segura onde alunos, pais e professores podem se relacionar e criar seus próprios ambientes de comunicação, dentro do contexto de uma instituição de ensino. O usuário pode criar seu próprio perfil, blog e álbum de fotos, participar de comunidades e fóruns de discussão, promover jogos educacionais e webconferências. Tudo dentro de um ambiente semelhante a redes como o Orkut e ao Facebook, mas com diversos aspectos ligados à segurança, como histórico de atividades, relatórios gerenciais para uso da instituição e controle dos pais do uso da ferramenta pelos filhos.

Durante a 17ª Educar, que acontece de 12 a 15 de Maio em São Paulo, mantenedores, gestores educacionais e educadores de todo o Brasil e da América Latina poderão conhecer o lançamento da catarinense Sensus. No estande da empresa será possível conferir as funcionalidades do sistema, que utiliza conceitos comuns e simples de usabilidade e pode ser integrado com sistemas de gestão escolar e acadêmica, além de plataformas de educação a distância.

Sobre a Sensus
A Sensus oferece por meio de seus produtos e serviços o acesso a tecnologias e metodologias de ponta, tornando a internet uma poderosa ferramenta para a maximização da aprendizagem, compartilhamento, geração e disseminação de conhecimento. O negócio foi criado como uma spin-off da Ilog, empresa de tecnologia de Florianópolis que atua há mais de 10 anos no mercado de educação, focada no desenvolvimento de soluções de colaboração on-line, voltadas a aprendizagem e produtividade.

Além do Konviva, a empresa tem eu seu portfólio o Kolabore – solução de webconferência e colaboração síncrona.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem