Máquinas trabalhando no Sapiens Parque
O Sapiens Parque começa a sair do papel. A construção do seu primeiro prédio-âncora está em fase de terraplenagem. Trata-se da sede do Instituto de Petróleo, Energia e Gás (INPETRO), cujo prazo de conclusão é o primeiro semestre de 2010.
Projetado para ser um centro de referência de pesquisa e desenvolvimento, o INPETRO é resultado de uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A verba de R$ 30 milhões para viabilizar a obra já foi liberada à universidade.
O empreendimento deve gerar em torno de 500 empregos. A sua sede englobará duas edificações, com área total de 9 mil metros quadrados, nas quais serão instalados laboratórios, tanque experimental de 100 mil litros e um poço seco com 200 metros de profundidade destinados à simulação de diferenças de pressão para teste de robôs.
Outros projetos mais adiantados incluem uma arena multiuso de R$ 15 milhões com capacidade para 7,5 mil pessoas – a ideia é usá-la no Mundial de Handebol feminino que SC recebe em 2011 – e uma incubadora, cujo programa prevê edital para a seleção de 120 empresas.
O Sapiens Parque
Compreende uma área de 4,5 milhões de metros quadrados no Norte da Ilha, entre as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus. O Sapiens é um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como turismo, tecnologia, meio ambiente e serviços especializados. O projeto idealizado pela Fundação Certi, conta com o apoio do Governo do Estado.