Últimas Notícias

Suntech atinge nível 2 do CMMI
jan15

Suntech atinge nível 2 do CMMI

A busca por certificações na área de TI por empresas catarinenses tem crescido. Em dezembro, uma delas foi destaque aqui e agora mais uma anuncia sua conquista. A Suntech, empresa de tecnologia sediada em Florianópolis que desenvolve soluções para o mercado de telecomunicações, acaba de conquistar o certificado do CMMI (Capability Maturity Model Integration) nível 2. A certificação, fornecida pelo Software Engineering Institute (SEI), dos Estados Unidos, é considerada o modelo de referência com práticas necessárias à maturidade em áreas específicas do processo de desenvolvimento de softwares. Atingir o nível de maturidade 2 representa o primeiro grande passo do programa de melhoria contínua da Suntech, que adotou como guia o modelo CMMI. Ter processos aderentes às melhores práticas de mercado nos garante a capacidade de repetir sucessivamente bons resultados em nossos projetos nos quesitos qualidade, prazo e custo. Rodrigo Santana da Silva, gerente de projetos da Suntech O processo de avaliação é composto por duas fases. Na primeira é feito o mapeamento dos processos da empresa às práticas do modelo CMMI. Na segunda são avaliados os projetos e seu nível de aderência aos processos descritos. O método de avaliação prevê um extenso trabalho de investigação composto pela análise dos artefatos produzidos pelos projetos e também por entrevistas com as equipes de projeto. No caso da Suntech, foram avaliados três projetos e conduzidas entrevistas com 16 colaboradores da empresa, representando cerca de 37% dos papéis e profissionais que atuam em projetos e funções de apoio. Empresas de tecnologia e telefonia tradicionalmente se baseiam muito nas certificações para selecionar fornecedores e parceiros, prática ainda mais explorada no mercado internacional. Elas apostam nisso para buscarem vantagem competitiva, principalmente em mercados mais maduros. Agora, a meta da Suntech é alcançar a certificação nível 3. Sobre a Suntech A Suntech é uma empresa global que fornece inteligência em comunicações e soluções líderes de mercado para interceptação legal, retenção de dados e gerenciamento de rede para importantes operadoras e governos. Com mais de dez anos de experiência, a Suntech desenvolve soluções customizadas e escalonáveis, utilizadas pelos principais grupos mundiais de Telecom e por fornecedores de equipamentos de rede em todo o mundo. Com bases sólidas estabelecidas no mercado brasileiro de telecom ? o quinto maior do mundo, onde sua tecnologia é utilizada por todas as principais operadoras, a Suntech acaba de se expandir para oferecer soluções aos mercados da Europa, Oriente Médio, África e América Latina. Com informações da assessoria de imprensa da...

Leia Mais
Jovens aprendem robótica brincando
jan14

Jovens aprendem robótica brincando

Estão abertas as inscrições para um dos programas mais interessantes do setor tecnológico para despertar o interesse de jovens talentos pelo segmento. ? o Talentos para Indústria, promovido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e o Serviço Social da Indústria (SESI/SC), ligado ao Sistema FIESC. Além buscar talentos, o programa tem caráter social. As empresas de tecnologia associadas a ACATE podem ?adotar??, ou seja, financiar jovens carentes que não tenham condições de frequentar o projeto. A proposta da iniciativa é estimular o interesse de jovens com idade entre 11 a 16 anos da rede pública de ensino pela engenharia e áreas tecnológicas. O projeto possibilita que os alunos aprendam robótica brincando. Usando peças de Lego, os inventores mirins constroem robôs com funcionalidades inspiradas nas necessidades do mundo real. Além disso, os estudantes contam com o auxílio de materiais, componentes e técnicas ligadas à mecânica e à eletrônica, utilizando dispositivos programáveis e softwares para criar seus próprios projetos de robótica. O período de matrícula será iniciado dia 25 de janeiro e segue até 5 de março. O valor semestral de cada aluno é de R$ 300,00, que podem ser pagos em até cinco vezes de R$ 60,00. O número de vagas por turma é de 24 alunos (tanto alunos novos quanto os rematriculados), sendo duas turmas iniciantes, uma no período matutino e outra, vespertino. As turmas são compostas por alunos particulares e patrocinados, sem nenhuma distinção. As aulas serão iniciadas dia 2 de março. Todas as atividades do programa são desenvolvidas no Condomínio Industrial de Informática, junto à ACATE, em Florianópolis. As empresas interessadas em “adotar” alunos podem entrar em contato pelo telefone (48) 2107-2729 ou pelo...

Leia Mais
Florianópolis entra no calendário da Copa 2014
jan14

Florianópolis entra no calendário da Copa 2014

As iniciativas de convergência digital, energia renovável, internet e interatividade desenvolvidas em Santa Catarina e no país envolverão Florianópolis no calendário de planejamento e preparação da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Um projeto pretende aproveitar a visibilidade que o maior evento esportivo do planeta garante para expor as tecnologias inovadoras desenvolvidas no país. ? o Copa 2014 Bis, coordenado pela catarinense Fundação Certi, em parceria com a PUC do Rio de Janeiro. Ele será desenvolvido no Centro de Inovação e Incubação do Sapiens Parque, com inauguração prevista para março, como apoio de diversas instituições de ciência e tecnologia do país. A FINEP repassou R$ 3,2 milhões para a CERTI dar início ao planejamento das ações que vão integrar a agenda paralela aos jogos. O convênio foi assinado na última segunda por Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP, Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina, Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI e Saulo Vieira, presidente do Sapiens Parque. Santa Catarina já está à frente do programa desde a concepção e recebeu elogios do presidente Lula depois da apresentação do projeto, em outubro do ano passado, em Brasília. O nome ?Copa 2014 Bis? é uma referência a um dos maiores inventos da humanidade, o avião do brasileiro Santos Dumont. Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP Em função do perfil multitemático do projeto, o Sapiens Parque, no norte da Ilha, foi escolhido como um dos campos de experimentação para estas iniciativas. A Copa de 2014 será uma excelente oportunidade para difundir ao mundo, e ao próprio país, o potencial do Brasil. Somos criativos, modernos e inovadores não apenas no futebol. O país é referência em diversas áreas e queremos valorizar isso. José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque Com informações das assessorias de imprensa do Sapiens e da...

Leia Mais
Virid adquire catarinense Zartana
jan11

Virid adquire catarinense Zartana

O mercado de e-mail marketing nacional está aquecido e cada vez mais concentrado – e Santa Catarina não está alheia a este movimento. A Virid Interatividade Digital, companhia paulista que atua no segmento de e-mail marketing, acaba de anunciar a compra da Zartana, empresa de Florianópolis que atua no mesmo segmento. A compra faz parte da estratégia da Virid de expansão da base de usuários clientes da plataforma de e-mail marketing Virtual Target, que só em 2009 realizou 5 bilhões de envios, com mais de três mil clientes ativos. O valor da transação não foi anunciado, mas a Virid anuncia que a iniciativa faz parte dos R$ 3 milhões de investimentos que a empresa está promovendo na reestruturação comercial da companhia, ampliação de equipe, além da ampliação da carteira de clientes. A empresa anuncia que deve fazer novas aquisições em 2010. Atualmente, em sua totalidade, a Virtual Target soma os 500 milhões/mês de envios de emails marketing. A Zartana detém cerca de 60 milhões de disparos, realizados por empresas como Wunderman, Videolar, TV1, Renault, B2W, TOTVS, Bematech, Dell, Nokia, Ford, Troller, Boticário, dentre outros. A bandeira Zartana chega para ser um produto frente à concorrência dos sistemas de disparos existentes hoje. Porém, vai se sobressair ainda mais, uma vez que passa a contar com a união das equipes tecnológicas, altamente especializadas, que trocarão experiências para fortalecer ambas as plataformas. Walter Sabini Junior, CEO da Virid Interatividade Digital A Virid passará a atuar com duas plataformas, com públicos distintos: Virtual Target – email marketing com estratégia e inteligência da informação para um alto nível de relacionamento -, e Zartana – email marketing para empresas que visam volume de disparos e análises menos minuciosas de resultados. A estratégia está alinhada com o movimento que acontece em toda a indústria: a ideia de consolidação existe em todos os setores, e na indústria do software não é diferente, especialmente no mercado de email marketing, que é muito pulverizado no Brasil. Com essa aquisição, a Virid pode atender as necessidades de diferentes públicos, valorizando marcas distintas. Fábio Nunes, sócio-fundador da Zartana O grupo passa a contar com uma filial no Sul do país, na cidade de Florianópolis, onde ficará locada mais uma equipe de desenvolvimento e suporte. Em São Paulo, na matriz da empresa, permanece a área comercial, marketing e administrativa. Com informações da assessoria de imprensa da...

Leia Mais

Workshop de desenvolvimento de aplicações móveis

Um workshop gratuito de introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Móveis será realizado em São José (SC) no próximo dia 25 de fevereiro, às 19 horas. O curso é oferecido pelo desenvolvedor Pedro Moritz e tem como objetivo apresentar ferramentas utilizadas na programação para dispositivos móveis. As vagas são limitadas.

Leia Mais