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Como conseguir financiamento para inovação
abr06

Como conseguir financiamento para inovação

Conseguir dinheiro para financiar a inovação, principalmente nas empresas de base tecnológica, não é nada fácil e é um dos assuntos que mais desperta interesse de leitores do TI Santa Catarina. Mas há caminhos e “nunca na história deste país” se viu tantas possibilidades de fontes de fomento – em especial de fundos ligados ao Governo Federal. Nos dias 12 e 13 de abril a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá promover dois eventos voltados à obtenção de recursos para promoção da inovação. O primeiro deles, a Oficina de Projetos para o Edital Subvenção 2010, será realizado no dia 12 de abril, a partir das 8h30 e terá oito horas de duração. Com a proposta de capacitar os participantes para estruturarem projetos para inscrição no edital Subvenção Econômica, o enfoque do workshop é prático, com exercícios e dinâmicas, embasado nos resultados dos editais realizados desde 2006. O objetivo do edital é apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras através de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis). Nesse sentido, a oficina é indicada para gestores de empresas de qualquer setor do mercado interessados em identificar oportunidades de financiamento nos editais públicos e também em como elaborar projetos voltados para as seleções. A atividade irá habilitar o participante a conhecer e elaborar a estrutura, formato e linguagem do projeto; identificar os critérios de avaliação, explícitos e implícitos nos editais; entender o que é inovação incremental; os projetos que podem ser financiados; cronograma, orçamento e contrapartida, além de conhecer o formulário do projeto. O outro curso que será oferecido no dia 13 de abril terá abordará o tema Como financiar produtos e serviços. O objetivo é apresentar as diferentes formas de financiamento disponíveis no Brasil para lançamento de um produto. Serão conhecidos os editais de financiamento para as várias fases do processo: pesquisa, elaboração do projeto, critérios de avaliação, financiamento e incentivo ao desenvolvimento tecnológico à fase de comercialização. Serão usados como modelos os editais de diferentes fontes de fomento: Finep, CNPq, BNDES, MEC, Petrobras e Faperj. Esse workshop também será iniciado a partir das 8h30, com duração de oito horas. Assim como a oficina, o curso de financiamento de produtos e serviços também é indicado para gestores de empresas interessados na temática e na elaboração de projetos para editais. O coordenador dos cursos de marketing e vendas da Riosoft José Afonso Oliveira Júnior será o condutor das duas atividades. Ele já participou da avaliação dos editais da Finep, Finep-Sebrae, subvenção, Faperj e BNDES, além de possuir pós-graduação em Marketing – UFF. Também é mestrando em Engenharia da Produção pela...

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Integração da telefonia digital e analógica em evento na capital catarinense
abr05

Integração da telefonia digital e analógica em evento na capital catarinense

A Cianet Networking, empresa de tecnologia de comunicação digital, e a ShopNetworks, distribuidora de produtos para telecomunicações, realizam encontro em Florianópolis nos dias 13 e 14 de abril para apresentar novas tecnologias e equipamentos ligados ao mercado de telefonia, VoIP e integrações. Entre os destaques do evento está a apresentação e demonstração de aplicações do Channel Bank Cianet – um banco de canais, produto que possibilita criar centrais telefônicas baseadas no software livre Asterisk. A aposta da Cianet neste produto está no fato de ser uma alternativa nacional, com suporte e desenvolvimento local, apresentando relação custo benefício superior a produtos baseados nesta tecnologia, que no geral chegam no Brasil por meio de importadores. A solução pode ser utilizada desde pequenas empresas até grandes corporações devido a sua modularidade e escalabilidade. O evento é gratuito e destinado a empresas, profissionais e integradores de serviços. As inscrições vão até 1° de abril. Na ocasião, as empresas organizadoras promoverão um treinamento técnico sobre o banco de canais e o software Asterisk. Os profissionais presentes também receberão consultoria sobre como aplicar esta tecnologia em seus projetos. O evento acontecerá no Centreventos Ministro Renato Archer, localizado no condomínio Celta, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis. Nossa intenção é capacitar profissionais para o uso da tecnologia, além de divulgar um produto inovador e de baixo custo. O evento também busca a troca de experiências e necessidades entre fabricante, distribuidor e revendas. Sílvia Folster, diretora comercial da Cianet O encontro será uma oportunidade única tanto para quem já trabalha com a telefonia IP quanto para quem está começando agora. Será um evento completo, que alavancará novas oportunidades de projetos, apoiando nossos integradores junto ao seus clientes. Rodrigo Vronscki Ricardo, gerente de e-Commerce da ShopNetworks Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 2106 0125, pelo e-mail revenda@cianet.ind.br ou no...

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Tecnologia RFID em salas de aula de SC
abr05

Tecnologia RFID em salas de aula de SC

Após revolucionar o processo de gestão e segurança de diferentes mercados no Brasil e no mundo, o RFID vai agora para a sala de aula. Os cursos técnicos e de qualificação na área de logística do Senai/SC devem receber, por meio do Programa Senai de Gestão em Logística (PSGL), conhecimentos dessa tecnologia. O objetivo da parceria estabelecida com a Gtt, que vai fornecer equipamentos e treinamentos para a aplicação da ferramenta RFID no laboratório de logística Senai, é capacitar alunos e desenvolver competências na área. Uma das pioneiras em RFID no Brasil, a Gtt desenvolve soluções para atender às necessidades das áreas médica e logística. No caso da logística, a empresa dispõe de ferramentas que, além da automatização de operações para o controle de produtos, permite obter informações de posicionamento georeferenciado (GNSS) e rastreamento. Com o desenvolvimento da área de educação e consultoria em logística no Senai/SC não podemos deixar de fora a utilização da tecnologia RFID, que contribuirá para o incremento do desenvolvimento de nossos alunos e da indústria catarinense. Carlos Antonio Vinotti, diretor do Núcleo de Gestão do Senai/SC A Gtt e o Senai/SC – unidade de Itajaí – irão implementar a tecnologia RFID em laboratórios na área de logística. No armazém didático do Centro de Referência em Logística da unidade de Itajaí será aplicada a tecnologia, atendendo ao mercado das empresas de manufatura e prestação de serviço. O trabalho servirá para que a entidade contribua na difusão dessa tecnologia nos cursos técnicos e cursos de qualificação na área de logística. Itajaí é um importante centro portuário e a região é de intensa atividade logística. A proposta busca suprir as exigências do mercado de trabalho atual de que profissionais dessa área tenham conhecimento das tecnologias aplicadas no setor. O projeto em funcionamento prevê um sistema wireless que partirá do ponto em que todos os produtos e ativos serão rastreados através das etiquetas RFID e serão localizados na posição exata dentro do laboratório. Estas informações serão gerenciadas por um servidor de dados e acessadas em um microcomputador (análise das informações). Levar essa tecnologia para conhecimento de estudantes é uma forma de incentivar inovações em Santa Catarina. Além de contribuir para a competitividade das empresas, a aplicação do RFID no segmento logístico traz oportunidades profissionais. A qualificação de mão de obra local permite às empresas de Itajaí incorporar mais rapidamente a tecnologia de RFID em suas operações portuárias a exemplo do que já existe na Ásia, Europa e América do Norte. Guido Dellagnelo, diretor da Gtt Com informações da assessoria de imprensa da...

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Spin-offs tecnológicos é tema de pesquisa
abr01

Spin-offs tecnológicos é tema de pesquisa

O pesquisador catarinense Jonas Mendes Constante, formado pela ESAG/UDESC, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o processo de comercialização de tecnologia por meio de spin-offs tecnológicos corporativos no Brasil. O estudo faz parte de um Mestrado dele na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Um spin-off tecnológico é o processo de criação de uma nova empresa, originada muitas vezes da área de pesquisa e desenvolvimento de uma grande corporação. A decisão de criar um braço tecnológico de uma maior se dá por diversos fatores, como a perspectiva de um novo negócio para comercializar tecnologia, da decisão da empresa maior de manter seu core business, repassando para uma menor a tarefa de comercialização do desenvolvimento gerado. Empresas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com foco em inovação tecnológica e desenvolvimento de novos produtos e processos, lidam frequentemente com a decisão de cancelamento de projetos internos. Geralmente são projetos que não atingiram as metas e prazos de desenvolvimento propostas pela organização ou que simplesmente não geraram resultados de interesse para o atual negócio foco da empresa, sendo negócios para diferentes mercados e segmentos. Antes de abandonarem esses projetos e assumir o prejuizo de meses ou anos de investimento, executivos precisam conhecer mecanismos capazes de aproveitar o valor gerado por estes projetos. O fato de não interessarem a empresa não significa a ausência de valor da tecnologia ou do protótipo desenvolvido. Um desses mecanismos é a geração de spin-offs tecnológicos. Em uma nova estrutura organizacional, os resultados de esforços de inovação que para a grande empresa podem não interessar, tornam-se ativos valiosos que colocam a récem criada empresa em vantagens competitivas sobre seus concorrentes. A decisão de explorar comercialmente uma tecnologia produzida internamente através de uma estrutura externa pode alavancar os resultados da empresa-mãe (como são conhecidas as empresas geradoras dos spin-offs), diminuir o risco do negócio principal, aumentar o acesso da empresa-mãe para futuras inovações e ainda estimular o empreendedorismo corporativo. Jonas Mendes Constante, pesquisador da FGV/SP O pesquisador aponta alguns benefícios para a empresa-mãe: Alavancar os resultados da empresa-mãe no médio e longo prazo Diminuição do risco do negócio principal Aumento do acesso da empresa-mãe para futuras inovações Estimulo ao empreendedorismo corporativo Empresas que já tenham realizado spin-offs tecnológicos podem participar da pesquisa entrando em contato com os coordenadores através do site. Serão desenvolvidos casos de estudo para a pesquisa e para futuros cursos que serão ministrados pela...

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Catarinense amplia vendas NetSuite no Brasil
mar31

Catarinense amplia vendas NetSuite no Brasil

O Brasil é hoje um dos países onde a norte americana NetSuite mais tem expandido sua atuação. Desde que a empresa passou a ser representada localmente pela catarinense SuitePlus, as vendas das soluções de CRM, ERP e e-Commerce aumentaram significativamente. Antes mesmo do término do primeiro trimestre de 2010, o país já é reconhecido como o de maior expansão na América do Sul e o segundo em vendas na América Latina, atrás apenas do México. A agilidade, a integração e a mobilidade são os diferenciais que fazem o sucesso do NetSuite no Brasil. Outra aposta das ferramentas é a computação nas nuvens. A forma de desenvolvimento, até pouco tempo vista como uma entre tantas opções, é hoje um diferencial na escolha de soluções empresariais. Estamos atuando comercialmente no Brasil há menos de um ano, mas já sentimos o amadurecimento do mercado quanto a software nas nuvens. Vários clientes estão vendo a plataforma NetSuite como uma alternativa real para suas necessidades em gestão empresarial, especialmente CRM, ERP?? e BI’s. Ricardo Demasi, diretor comercial da SuitePlus Adaptação ao mercado brasileiro Em junho de 2009, a SuitePlus passou a ser representante exclusiva da NetSuite no Brasil. Além de oferecer as soluções norte americanas, a empresa brasileira fez uma série de adaptações das ferramentas ao mercado local. A primeira foi oferecer os softwares totalmente em português. Para isso, mais de 3 mil telas de todo o sistema foram traduzidas em um processo de tropicalização, que também envolveu consultorias com profissionais especializados em áreas fiscais e tributárias. Ao todo, foram 16 meses de trabalho na tradução, customização, desenvolvimento e programação. No Brasil, a NetSuite opera com sistema 100% web, em português, adaptado para a realidade financeira brasileira e operado em um ambiente único, integrando CRM, ERP, portal corporativo e e-commerce. Por ser um sistema web-based, a ferramenta oferece uma tecnologia de fácil utilização, que dispensa aquisição de hardwares ou configurações complexas. Além disso, a integração permite que a solução disponibilize indicadores de perfomance empresarial (KPI e BI) de forma nativa, fornecendo aos gestores uma visão geral de todas as operações das empresas. Expectativas para 2010 A partir do sucesso de vendas nos últimos meses, a SuitePlus visa a ampliação de sua força de vendas para 2010. Neste ano, a empresa está concentrando suas campanhas em cinco frentes: empresas desenvolvedoras de software e serviços de TI, distribuidores de software e hardware, empresas de comunicação e mídia, empresas de serviços e holdings. O foco é alcançar empresas com gestão estruturada, que buscam transparência, velocidade de informação e mobilidade. Sobre a SuitePlus A SuitePlus Tecnologia da Informação e Consultoria atua desde junho de 2009 como parceira exclusiva da empresa americana NetSuite Inc no Brasil. Os sistemas são todos baseados na web e comercializados na modalidade SaaS, com tecnologia transparente e nativa da internet. As soluções em ERP, CRM, portal corporativo e eCommerce atuam nas mais diversas áreas de negócios de empresas de diversos segmentos e de todos os portes, em especial médias e...

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