Semana repleta de eventos de empreendedorismo em Florianópolis
Capital, considerada uma das melhores para iniciar um negócio no país, recebe uma série de eventos para estimular novos negócios nos próximos dias Empreendedores e interessados em abrir seu próprio negócio têm uma agenda lotada nesta semana em Florianópolis – cidade que foi eleita em 2015 pela ONG Endeavor como a segunda melhor do país para empreender. Diversos eventos, de grande a pequeno porte, acontecem na Capital nos próximos dias com o objetivo de estimular iniciativas de novos negócios e inspirar quem ainda não empreendeu. O principal deles é a Conferência Mundial de Empresa Juniores (Junior Enterprise World Conference – JEWC), organizada pela Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC), que começa na quarta-feira (20) e vai até domingo (24), no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Com a temática ?Lead the co-era?? (liderança na era da co-criação e colaboração), a Conferência apresentará palestras de personalidades como Ketan Makwana, empreendedor e conselheiro no MIT Global Start Up, Entreprenurial Africa, Entreprise Connect e Rockstar Mentoring Group; Monja Coen, ex-jornalista que deu uma guinada em sua vida e se tornou um referência em equilíbrio emocional e Marcelo Sales, criador da Movile, líder no mercado latino americano de software para celulares, e da aceleradora 21212. O evento terá a participação de 4 mil congressistas, 500 deles internacionais, vindos de outros 20 países. A Endeavor, que destacou o grande potencial de inovação e capital humano de Florianópolis no estudo Índice de Cidades Empreendedoras 2015, terá um encontro paralelo durante o JEWC. Na quinta-feira (21), a partir das 13h, três empreendedores – Darino Tenório (Uatt), Alessio Alionço (Pipefy) e Eduardo Ferreira Lima (Avantia) – farão pitches apresentando seus modelos de negócios. Em seguida, eles se juntam a Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor no país, para o painel “Sonho Grande: Qual é o seu?”. Ainda na quinta-feira (21), o PMI-SC, entidade que representa os gerentes de projeto em Santa Catarina, lança em Florianópolis às 19h30, o projeto Conecta Negócios, evento que une empresas que buscam inovação e novas parcerias e profissionais e startups que querem apresentam seus produtos e serviços. Quem participar pode fazer um pitch de apresentação de seus serviços e produtos às empresas presentes durante a rodada de negócios. Na sexta-feira (22), um dos convidados do JEWC, o inglês Ketan Makwana fará um workshop no Centro de Inovação ACATE Primavera, a partir das 17h30, onde ensina às empresas como escalar negócios. No encontro, ele destaca o que significa ser diferente, por que é preciso ser grande, o que é necessário para ter um projeto escalável e o comportamento para o sucesso. A organização é da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Clear Inovação e Rede Catarinense de Inovação...
Leia MaisACATE e ABStartups firmam parceria para fortalecer inovação em SC
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) formalizaram nesta quinta-feira, 14 de julho, uma parceria para fortalecer o apoio às empresas nascentes inovadoras no estado. A partir de agora, o ingresso das startups catarinenses na ABStartups será feito via associação à ACATE. Para o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, a ideia da parceria com a ABStartups é somar forças para tornar o ecossistema de startups ainda mais forte em Santa Catarina. Um dos principais compromissos da entidade catarinense com a nacional é recrutar participantes para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE 2016), que ocorre no mês de novembro em São Paulo. O acordo foi firmado durante o Café com Associados, evento que reuniu cerca de 70 pessoas no auditório do Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, em Florianópolis, e contou com palestras com os empreendedores Rodrigo Stoqui (Moip), Gustavo Mota (We Do Logos) e Bruno Pinheiro (PiaR Comunicação), fizeram parte da programação. Também foi realizado um painel sobre o tema com participação de Mota, Elton Miranda (Contentools) e Maísa Mattedi (Chaordic). As startups catarinenses que tiverem interesse em integrar a ACATE e a ABStartups podem contar com incentivos como isenção de mensalidade por dois anos, capacitações, linhas de financiamento, entre outros. Esses benefícios são ofertados pelo programa ACATE Startups, liderado por Elton Miranda, co-fundador da Contentools, empresa pioneira em marketing de conteúdo no Brasil. Mais informações neste...
Leia MaisGoverno homologa primeiro sistema brasileiro de carimbo do tempo
Solução certificada pelo ITI, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi desenvolvida pela BRy e permite adicionar data e hora na assinatura digital O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, homologou em Junho de 2016 o primeiro Sistema de Carimbo do Tempo no Brasil. A solução, desenvolvida pela empresa BRy Tecnologia, de Florianópolis (SC), foi reconhecida após longo e minucioso trabalho de auditoria. O Carimbo do Tempo é a tecnologia que adiciona aos documentos eletrônicos a data e hora no momento da assinatura digital, tendo como fonte do tempo um órgão confiável como o próprio ITI ou o Observatório Nacional. Com este recurso é possível agregar valor jurídico incontestável ao documento e assegurar a sua eficácia probatória. Sem ele, o documento assinado tem como base o relógio do computador utilizado, que pode ser facilmente manipulado. A BRy foi uma das precursoras da tecnologia de carimbo do tempo no país. Mesmo antes desta homologação, comercializava soluções com uso da tecnologia com preceitos aderentes às normas da ICP-Brasil. Com o reconhecimento e aprovação oficial do ITI, a empresa passa ser a única no país a passar pelo crivo e requisitos técnicos de segurança exigidos, conferindo maior grau de confiança e credibilidade em relação a outros sistemas. O equipamento BRy SCT foi avaliado pelo Laboratório de Ensaios e Auditoria (LEA), órgão responsável pela homologação de software e hardware utilizados nos sistemas de certificação digital da ICP-Brasil. O sistema passou por todos os requisitos técnicos de segurança e interoperabilidade exigidos pelo Manual de Condutas Técnicas nº 10 do órgão e apresentou conformidade em todos eles, sem nenhuma ressalva. “O desenvolvimento nacional deste tipo de tecnologia é estratégica para a segurança da informação no país e para a infraestrutura brasileira de certificação digital. Além disso, permite agilidade no atendimento a demandas e dá mais segurança para o cliente que a adota” Darlan Vivian, mestre em segurança da informação e gerente de projetos Com o sistema reconhecido pelo ITI, a BRy pretende ampliar atuação neste mercado. Além de oferecer o carimbo como serviço, o SCT (Sistema do Carimbo do Tempo) da empresa integra uma solução mais ampla chamada BRy ACT, que permite que uma organização tenha a infraestrutura necessária para se tornar uma Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) e, com isso, passar a oferecer carimbos do tempo. Um dos clientes da solução é o SERPRO, maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, ligada ao Governo Federal. A companhia adquiriu em 2013 uma BRy ACT e por meio desta infraestrutura emite carimbos do tempo para todos os seus clientes ? na sua maioria órgãos governamentais...
Leia MaisCianet anuncia Silvia Folster como nova CEO
A Cianet, companhia de Florianópolis (SC) que desenvolve e comercializa tecnologias e produtos para operadores de internet e TV há mais de 20 anos, conta com nova CEO: Silvia Folster, executiva que desde 2008 ocupava a diretoria comercial, assume a presidência sucedendo a Ricardo May, cofundador e acionista, que agora presidirá o Conselho de Administração da empresa. Nesta transição, May também se dedicará a uma imersão no Vale do Silício com o objetivo de identificar tendências e oportunidades de inovações para a companhia. Durante o período em que Silvia esteve à frente da área comercial, a Cianet cresceu de forma acentuada ? 2015 registrou um incremento de 30% no faturamento. Há cinco anos a empresa figura entre as PMEs que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Deloitte. Além de dar sequência ao bom momento do mercado, que está demandante de soluções tecnológicas para suportar o crescimento de base de assinantes, a gestão de Silvia pretende dar continuidade ao investimento na gestão de pessoas e nas camadas gerenciais da empresa. Nos últimos dois anos a empresa consolidou uma série de mudanças organizacionais, com a junção de algumas gerências como a de marketing e recursos humanos, financeiro com suprimentos e a área de suporte e manutenção com a divisão industrial da companhia. Além disso, o desenvolvimento dos times, de uma nova cultura organizacional e do investimento nos ambientes funcionais, renderam o reconhecimento da Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina no ano passado. ?Entendo o momento de expansão do mercado e necessidade de novas tecnologias para os provedores se manterem competitivos. Para ajudá-los, estamos implantando um núcleo de inovação seguindo a metodologia de ‘Customer Development’, que queremos disseminar na empresa por meio de times multidisciplinares” Silvia Folster, CEO da Cianet A Cianet irá ampliar a unidade de Serviços para justamente apoiar os clientes a desenharem sua expansão e crescimento. O compartilhamento de boas práticas entre os provedores e o reforço a iniciativas como os eventos Cianet.inloco, que levam conhecimento e oportunidades para várias regiões do país, estão entre as prioridades da nova CEO. Trajetória profissional – Formada em Administração, com especialização em Marketing, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e habilitação para atuar como Coach, Silvia Folster atua há 25 anos em empresas de base tecnológica em Santa Catarina. Iniciou a vida profissional aos 19 anos como recepcionista em uma empresa de TI para o segmento de Engenharia, chegando em três anos a analista financeiro. Na mesma empresa, surgiu oportunidade para atuar na área de vendas, quando passou a desenvolver habilidades comerciais e de relacionamento. Em pouco tempo, assumiu a gerência comercial do negócio, ficando mais de uma década nesta função. Em 2008 foi convidada a assumir a diretoria comercial da Cianet e desde então, além de liderar o time comercial, passou se envolver mais recentemente diretamente com as demais áreas da...
Leia MaisSua cidade está preparada para a gestão pública 2.0?
Por Aldo Mees* Uma definição da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a gestão pública de qualidade diz que ela precisa ?gerar impacto tangível na melhoria da qualidade de vida da população, por meio de parcerias com o setor privado e a sociedade, de maneira sustentável??. Isso significa dizer que não adianta a gestão de uma cidade investir em equipamentos, tecnologias e sistemas se a transformação proporcionada por eles não for percebida por todos os cidadãos. Esse ponto convergente entre os indivíduos e a administração deve ser facilitado, integrador e onipresente. Se não for assim, não funciona. Dos 295 municípios catarinenses, 201 tem algum tipo de iniciativa digital. Mas será quem em todos eles as premissas da boa gestão pública com o uso da tecnologia são atendidas? Em alguns casos o que se vê são projetos incompletos, soluções não integradas e ao invés da digitalização, a digitação: quando os processos continuam caminhando de forma analógica, mas estão no computador – sem que o próprio administrador ou os servidores públicos saibam exatamente para quê. Isso acontece porque as tecnologias para a gestão pública não são consideradas na hora de se executar o planejamento anual. No início de uma gestão municipal, a melhoria do departamento de Tecnologia da Informação (TI), que deveria ser elevada ao status de secretaria – tende a não ser prioridade. Na iniciativa privada essa visão é diferente, há uma busca constante por ?fazer mais com menos??. Numa condição de maior autonomia, intervenções que envolvem conhecimento técnico e melhoram o fluxo geral dentro do ambiente administrativo são mais rápidas e eficientes. Além disso, é preciso adotar um eficiente Government Resource Planning (GRP), ou seja, Sistema Integrado de Gestão Pública. Ele é uma plataforma única e centralizada que integra todos os dados e processos da organização, com confiabilidade, redução de custos e retrabalhos. Essa última ação já corresponde a cerca de 90% de toda a automação realizada por uma prefeitura. Em alguns casos o que se vê são projetos incompletos, soluções não integradas e ao invés da digitalização, a digitação: quando os processos continuam caminhando de forma analógica, mas estão no computador – sem que o próprio administrador ou os servidores públicos saibam exatamente para quê. Nesse contexto, completamos recentemente 20 anos de história percebendo quanto o setor público ainda depende de ?amarras computacionais??. Para mudar isso, desenvolvemos de forma pioneira um sistema de cloud computing para as prefeituras, câmaras de vereadores e outros órgãos públicos. As cidades não podem comprometer a inclusão digital dos contribuintes nem a boa prestação de serviços públicos por limitações técnicas como falta de energia, falhas em computadores e outras limitações. Isso reduz a taxa de indisponibilidade do sistema que nos tempos atuais pode prejudicar a credibilidade de uma gestão por não se conseguir acessar o Portal da Transparência, por exemplo. A forma de se fazer política está mudando, e a maneira de administrar o que é de todos também precisa evoluir. Aldo Mees é Diretor-presidente da IPM...
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