SENAI e SESI incentivam inovação nas empresas
Empresas interessadas em receber incentivos do edital SENAI SESI de Inovação, que subsidia despesas de desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços ou de inovações sociais, tem até o dia 30 de abril para se inscreverem. Em todo o país, serão mais de R$ 15 milhões em aporte de recursos. Informações nas unidades locais do SESI e SENAI.
Leia MaisPrêmio destaca inovação de Santa Catarina
Foram revelados nesta noite de segunda-feira, dia 19, os vencedores do Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer da Inovação Catarinense, promovido pela FAPESC. A premiação destacou 16 organização, em cinco diferentes categorias: micro e pequenas empresas; médias e grandes empresas; instituição de C&T&I; instituição inovadora; protagonista da Inovação. A noite contou com a presença ilustre do professor que dá nome ao prêmio – Stemmer. Ex-reitor da UFSC, o professor foi um dos responsáveis pela criação e fomento polo tecnológico de Florianópolis. Agradeceu a homenagem e esteve presente em todos os momentos da cerimônia, que contou ainda com a presença de autoridades como o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, presidente da FIESC, Alcântaro Correa, o reitor da UFSC, prof. Álvaro Prata, entre outros. Confira os premiados: Categoria Empresa Inovadora de médio e grande porte 1º Lugar: Whirlpool S.A. 2º Lugar: WEG 3º Lugar: Softplan/Poligraph e Cianet Networking Categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação 1º Lugar: UFSC / Departamento de Engenharia Mecânica 2º Lugar: Instituto Stela 3º Lugar: Embrapa Suínos e Aves Categoria Instituição Inovadora 1º Lugar: IEL-SC 2º Lugar: Prefeitura Municipal de Blumenau 3º Lugar: Teatro Contação Matakiterani Categoria Protagonista da Inovação 1º Lugar: Prof. João Batista Calixto 2º Lugar: Armando Albertazzi Gonçalves Júnior 3º Lugar: Antônio Augusto Ulson da Souza Categoria Empresa Inovadora de Micro e Pequeno Porte 1º Lugar: TalkAndWrite 2º Lugar: Bry Certificação Digital 3º Lugar: Metalab Análise de Materiais Confira no site do prêmio o perfil de cada organização...
Leia MaisComo criar startups de sucesso
A capital catarinense será uma das duas cidades no país a retransmitir a primeira edição da conferência Startup Lessons Learned (SLL Conference), que acontece no dia 23, sexta-feira. O evento, realizado em San Francisco, Califórnia, tem como objetivo reunir empreendedores interessados em conhecer os passos de criação, desenvolvimento e crescimento de empresas nascentes de tecnologia – chamadas de startups tecnológicas. Os empreendedores de Florianópolis, assim como de Belo Horizonte, terão a oportunidade de assistir – em transmissão simultânea – palestras e painéis com os principais especialistas internacionais sobre o tema “lean startups” – uma metodologia criada com o objetivo de entender quais os mecanismos que fazem uma empresa obter sucesso no mercado. O evento é uma iniciativa do grupo Floripa Startups, com promoção do blog Tecnologia e Inovação Santa Catarina e apoio da Fundação Certi, Celta, MIDI Tecnológico e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A transmissão poderá ser conferida no dia 23, no Centreventos Ministro Renato Archer, no Parque Tecnológico Alfa (SC 401, Km 01). Pela manhã, a partir das 10h, será feita uma apresentação do grupo Floripa Startups, uma iniciativa de empreendedores locais que tem como objetivo fomentar e discutir aspectos comuns, desafios e experiências. Na oportunidade, o coordenador do evento, Eric Santos, da Praesto Convergence, irá palestrar sobre “Lean Startup” e tirar dúvidas dos presentes sobre o tema, que será destaque ao longo da tarde e noite na transmissão simultânea. Lean startup é um conceito que aponta às melhores práticas em criação e valorização de empresas nascentes, que ainda é novidade nos Estados Unidos, assim como no Brasil. O evento será uma ótima oportunidade para fomentar ainda mais o empreendedorismo tecnológico e inovador em Santa Catarina. Eric Santos, coordenador do evento Além das palestras, o encontro será uma oportunidade para networking de profissionais interessados no tema e marca o início de uma série de eventos sobre este assunto. Santa Catarina sempre foi referência em polo tecnológico e incubação de empresas. ? preciso continuar nesta liderança estudando novos modelos de fomento e criação de negócios. O grupo Floripa Startups e este primeiro evento pretende contribuir neste cenário cada vez mais promissor. Rodrigo Lóssio, editor executivo do blog TI Santa Catarina As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site Floripa Startups Meetup. Lá é possível conferir a programação do evento e os profissionais...
Leia MaiseCentry lança e-mail marketing para PMEs
Com forte atuação na oferta de soluções de relacionamento digital para grandes corporações do Brasil, América do Sul e Europa, a eCentry quer agora levar a experiência de mais de dez anos neste segmento para empresas de pequeno e médio porte. A companhia, que tem sede em Florianópolis, acaba de lançar uma plataforma inovadora de e-mail marketing – emailManager – que pretende popularizar o uso do serviço de envios de e-mails como ferramenta de comunicação digital para empresas e profissionais. Ao optar por uma ferramenta de e-mail marketing, as empresas no geral têm se preocupado em atender alguns principais requisitos, como o preço para envio de campanhas, interface intuitiva e a facilidade no uso da ferramenta. Com o emailManager, a eCentry quis atender plenamente estes requisitos. O modelo de comercialização do produto segue dois padrões – por disparos de e-mails ou por contatos cadastrados, com envios ilimitados. Este segundo é o grande diferencial da ferramenta entre os concorrentes nacionais. Os preços, nesta opção, partem de R$ 10 mensais para até 500 contatos na base, podendo enviar quantos e-mails desejar. No plano mais tradicional, por envios, até 1000 disparos custam R$ 10 por mês. Toda compra de pacotes e assinaturas são feitas online, por meio de boleto. Estamos investindo toda a confiabilidade, segurança, experiência, infraestrutura tecnológica e entregabilidade de atuação com grandes empresas nacionais e internacionais numa ferramenta com ótimo custo benefício para que profissionais liberais, empresas de pequeno e médio porte possam profissionalizar e melhorar sua comunicação digital com seus clientes. Stamatios Stamou Jr, CEO da eCentry A interface do sistema é outra grande aposta da eCentry para o emailManager. ? baseada no conceito de WebOS – ou seja, reproduz na tela do navegador as mesmas funcionalidades e características de um sistema operacional, como o Windows, por exemplo. Por meio de ícones dinâmicos, o usuário pode acessar janelas para cadastro de contatos, disparos de campanhas, visualização de relatórios estatísticos, desenvolvimento de formulários personalizados de cadastro e configurações da conta. Estes recursos foram possíveis por meio de tecnologias como o Ajax, que dinamiza interfaces de sistemas web. Para promover a ferramenta e auxiliar os usuários a decidir pelo emailManager, a eCentry possibilita que novos clientes possam experimentar gratuitamente por 30 dias o sistema. O cadastro é feito no próprio site. Sobre a eCentry Atuando desde 1999, a eCentry é pioneira no desevolvimento de soluções para e-mail marketing no Brasil. Com sede em Florianópolis e filiais em São Paulo, Buenos Aires e Madrid, a empresa é referência no mercado e atualmente atende clientes de mais de 80 países. As soluções desenvolvidas pela empresa permitem o disparo de campanhas de e-mail, SMS, atendimento automatizado para contatos feitos por e-mail, integração de bancos de dados, gerenciamento de programas de fidelidade, geração de pesquisas on-line e diversas outras novidades relacionadas à gestão de relacionamento digital. Entre seus clientes estão companhias como FastShop, Ipiranga, Imaginarium, McDonalds Brasil, Natura, Roche, Clarín, HSM, Mormaii, Visa Vale, dentre vários outras nacionais, internacionais, alem de ONGs e agências de...
Leia MaisReforço para as Startups de tecnologia em Santa Catarina
por Eric Santos Apesar das diversas histórias que escutamos sobre empresas como Google, Youtube, Facebook, Twitter, ou mesmo alguns casos brasileiros mais conhecidos tais como Buscapé e Mercado Livre, a realidade é que a maioria das Startups fracassa. Para cada um desses casos de sucesso que ouvimos falar repetidamente, dezenas de empreendedores tentam reproduzir o mesmo sonho e acabam ficando muito aquém da sua expectativa e potencial. A razão desse fracasso pouco tem a ver com a questão tecnológica ou com a incapacidade dos fundadores de criar a equipe e o produto. A principal causa de morte das Startups é dada ao fato delas não conseguirem encontrar mercado o seu produto revolucionário. Ou nas palavras de Marc Andreessen, as Startups fracassam por (e somente por) não encontrarem o Product/Market Fit. Nos EUA, mesmo com a abundância de Capital de Risco, nos últimos anos tem crescido um movimento – puxado tanto por empreendedores quanto por investidores – que reconhece esse problema e propõe alternativas para aumentar significativamente a taxa de sucesso das novas empresas de base tecnológica. Esse movimento foi batizado de Lean Startup. O conceito fundamental da Lean Startup parte do princípio de que grande parte da sua visão inicial do empreendedor sobre o negócio (produto, clientes, marketing, canais, etc.) são apenas hipóteses que devem ser provadas o quanto antes no mercado, e que esses componentes do negócio devem ser adaptados na medida em que novos fatos vão surgindo neste processo de validação da ideia no mercado. Em uma Lean Startup, o empreendedor e o investidor entendem que há duas fases muito distintas da empresa: a fase da Procura pelo Negócio ? com foco em experimentação e aprendizado – e a fase do Crescimento, com foco na execução de um modelo escalável que foi descoberto. Para garantir a passagem de uma fase à outra, a Lean Startup lança mão um processo proativo de investigação e desenvolvimento de clientes (Customer Development) combinado com técnicas de desenvolvimento ágil de produtos e rigor em métricas para aprendizado. Promovermos e alinharmos esse movimento no Brasil e especialmente em Santa Catarina se faz ainda mais necessário do que nos EUA, já que o Capital de Risco por aqui é um recurso escasso e a maioria dos empreendedores não pode ?se dar ao luxo?? de errar. Tenho procurado ajudar a difundir alguns destes conceitos através do blog Manual da Startup e de algumas palestras e encontros, contado sempre com o apoio de diversas outras iniciativas, tais como o próprio TISC. Para ajudar nessa tarefa, no dia 23/04 faremos em Florianópolis a exibição simultânea da Startup Lessons Learned Conference, evento que acontece em San Francisco-EUA com a participação dos principais pensadores e praticantes do movimento, que apresentarão e discutirão conceitos, técnicas e estudos de casos de sucesso. Além do Simulcast, durante a manhã teremos a formalização do grupo Floripa-Startups, uma apresentação conceitual sobre o tema Lean Startup, e espaço para networking entre os participantes. Esse evento pretende ser um pontapé inicial para novos eventos e encontros relacionados ao tema de empreendedorismo tecnológico em Santa Catarina. Para conferir a agenda e se inscrever para participar do evento, basta acessar o site do evento. Eric Santos (@ericnsantos) é empreendedor, entusiasta de lean startup e diretor executivo da Praesto Convergence, de...
Leia Mais