TI catarinense perde Guilherme Bernard, ex-presidente da ACATE
O setor de tecnologia e inovação de Santa Catarina amanheceu em luto nesta sexta-feira, dia 29 de julho, com a morte nesta madrugada em São Paulo (SP) do empresário Guilherme Godofredo Stark Bernard, aos 52 anos. Um dos fundadores da Reason Tecnologia, que completou 25 anos neste ano, Guilherme liderou como presidente a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia por duas gestões ? 2012 a 2014 e de 2014 até Junho de 2016. Guilherme estava em tratamento em São Paulo e lutava há alguns meses contra um câncer. Ao partir, deixa o filho Gabriel, as filhas Patricia e Michele e a neta Lily, além de sua mãe Yedda. O sucesso do setor tecnológico no Estado é resultado do trabalho de milhares de profissionais, empresários, parceiros e instituições que colaboraram para o fortalecimento da área de tecnologia em Santa Catarina Guilherme Stark Bernard (1964-2016) Trajetória – Guilherme Godofredo Stark Bernard nasceu em 12 de Abril de 1964 na cidade do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Elétrica no ano de 1988 pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, fez estágio na Fundação CERTI, onde teve início o seu interesse pelo empreendedorismo. Juntamente com Jurandir Paz de Oliveira e Policarpo Batista Uliana fundou a empresa Reason Tecnologia em 1991, focada em soluções de hardware para o setor elétrico. Ganhadora de diversos prêmios de inovação, a empresa tornou-se líder no mercado nacional e abriu unidades nos Estados Unidos e Alemanha. No ano de 2014 a Reason foi vendida para o grupo multinacional francês Alstom, que por sua vez foi adquirido em 2015 pela General Electric. Foi professor na Universidade Federal de Santa Catarina por 4 anos. Criou ou investiu em diversas outras empresas, entre elas a AQTech, Inovação Tecnologia, Power Opticks, Catamoeda e ProMotion, nas quais atuava como conselheiro e investidor. Conselheiro da FAPESC e do Instituto Internacional de Inovação – i3, exerceu a Presidência da ACATE no mandato 2012/2014, tendo sido reeleito em 2014 para o mandato até junho de 2016. Legado pela ACATE – Suas duas gestões à frente da ACATE foram marcadas pelo forte incentivo a internacionalização das empresas catarinenses, inclusive compartilhando sua própria trajetória de ter tornado a Reason um player global no segmento de equipamentos para o setor energético. Além disso, ampliou a interiorização da entidade reforçando os convênios com os polos regionais, reforçou parcerias com o Sapiens Parque, articulou a criação da Rede de Investidores Anjo SC e de linhas de financiamento para fomento à inovação nas empresas. Por fim, um dos principais legados foi a concretização em 2015 da nova sede da ACATE, no Centro de Inovação ACATE Primavera, na SC 401, que se consolidou como o principal ambiente de networking, eventos e negócios de tecnologia e inovação de Florianópolis e de Santa Catarina. Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares que, assim como nós na ACATE, desfrutaram do companheirismo, amizade e, sobretudo, de sua forte liderança, ao longo destes anos. Guilherme foi uma figura muito importante para o desenvolvimento do setor tecnológico catarinense Daniel Leipnitz, atual presidente da ACATE e diretor financeiro nas duas gestões de Bernard. Em Abril, na celebração dos 30 anos da entidade em evento na ACATE, Guilherme destacou no seu discurso que “O sucesso do setor tecnológico no Estado é resultado do trabalho de milhares de profissionais, empresários, parceiros e instituições que...
Leia MaisEmpresas de TI oferecem 117 vagas de trabalho em SC
Santa Catarina foi o estado que registrou o maior aumento de colaboradores de TI em 2015: foram contratados mais 3,6% funcionários para o setor. O número foi divulgado em junho deste ano no estudo inédito ACATE Tech Report, desenvolvido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Neoway. No site da Associação é possível acompanhar vagas abertas nas empresas de TI por meio do Banco de Talentos. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2016 o Brasil deve ter o pior desempenho entre 43 países na criação de empregos, com um saldo negativo de 1,6%. Apesar da projeção desanimadora, o cenário se mantém positivo para a TI catarinense: somente em Florianópolis, Blumenau e Rio do Sul, há cerca de 100 oportunidades de trabalho em empresas do setor. E as vagas não são apenas para engenheiros e programadores, procura-se profissionais para departamentos como vendas, administrativo e financeiro, entre outras áreas. Uma das grandes dificuldades do setor tecnológico catarinense é encontrar capital intelectual. Esse fator soma-se ao fato de o segmento estar crescendo ano a ano e gera inúmeras oportunidades no estado Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. Confira abaixo a relação das vagas disponíveis: Somente na Senior, referência nacional em softwares para gestão empresarial, são 37 oportunidades abertas para atuação em Blumenau, no Vale do Itajaí. No site da empresa, os interessados podem acessar o perfil das vagas, a política de gestão de pessoas da empresa e a área de cadastro de currículos (http://www.senior.com.br/senior/trabalhe-conosco/). Analista de Inteligência de Mercado Analista de Negócios (4 vagas) Analista de Negócios ? Varejo Analista de Sistemas (4 vagas) Arquiteto de Software Arquiteto de Soluções Assistente Técnico Executivo Técnico de Negócios (2 vagas) Gerente de Marketing Gerente de Projetos Programador de Sistemas ? Delphi (2 vagas) Programador de Sistemas – Back-End (2 vagas) Programador de Sistemas ? Front-End Mobile Programador de Sistemas – Front-End (7 vagas) Programador de Sistemas ? Java (3 vagas) Redator Técnico Técnico de Suporte (3 vagas) Técnico de Testes A Resultados Digitais, empresa com sede em Florianópolis que é referência em soluções para marketing digital no país, há 20 vagas disponíveis. Mais detalhes sobre cada função e o link para cadastro do currículo estão disponíveis na página: https://jobs.lever.co/resultadosdigitais. Administrativo Financeiro (3): Assistente de tesouraria, gerente financeiro e de tesouraria, secretário executivo Sucesso do Cliente (5): Analista de suporte técnico, customer success manager, gerente geral de suporte – Atendimento ao cliente, implementation success manager, partner customer success manager Marketing (2): Gerente de marketing – Growth, product marketing manager Parcerias (2): Desenvolvimento de parceiros, novos parceiros Produtor & Engenharia (5): Front end engineer, product manager, quality assurance, ruby software engineer, UX designer Vendas (2): Inside sales, sales development representative (pré-vendas) RH/Talent Management (1): Tech recruiter A Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil, está com 18 vagas abertas em áreas técnicas e de liderança estágio, todas para Florianópolis. Os pré-requisitos e o cadastro de currículos estão disponíveis neste site. Veja: Analista de novos negócios Analista de sistemas com ênfase em Gestão de Patrimônio e Almoxarifado Analista de sistemas com ênfase em Processos Administrativos Analista de sistemas com ênfase em sistemas de Compras e Licitações Analista de sistemas com ênfase em sistemas de Gestão de Obras Analista de sistemas com ênfase em...
Leia MaisRede de Investidores Anjo anuncia segundo aporte em SC
GeekHunter, que criou uma plataforma para auxiliar na contratação de profissionais de TI, recebe recursos após apresentar solução em fórum promovido pela rede A startup GeekHunter, desenvolvedora de plataforma que auxilia empresas a contratar talentos na área de TI, é a segunda empresa a receber aporte de recursos por meio da Rede de Investidores Anjo (RIA) – Santa Catarina, iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Anjos do Brasil. Em março, a empresa participou do primeiro fórum da RIA apresentando seu modelo de negócio para os participantes da rede – após quatro meses, a empresa anuncia o primeiro round de aportes por meio de seis investidores anjo, tendo como investidor líder Eduardo Smith. Os recursos serão utilizados para acelerar o crescimento da empresa, com a busca de novos contratantes para a plataforma e a evolução do produto. A dificuldade para encontrar mão de obra especializada na área de tecnologia gera um um tempo médio de contratação de 48 dias, segundo a pesquisa Grant Thornton International. A plataforma da GeekHunter, que oferece às empresas currículos de profissionais de TI qualificados além de apresentar aos candidatos as melhores oportunidades de trabalho no mercado, reduz esse tempo para 20 dias, em média. ?Por meio da plataforma, fazemos uma bateria de testes para filtrar apenas os melhores candidatos para cada perfil de função (programador Java, Phyon, PHP, iOS, Ruby etc.) e são aprovados apenas 5% dos candidatos. Isso reduz significativamente o ciclo de contratações, o custo do processo de recrutamento e todo o inconveniente e perdas por não ter os profissionais certos?? Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter. Com sede em Florianópolis, a startup começou a operar em julho de 2015, na incubadora Celta. Hoje já são mais de 10 mil candidatos cadastrados na plataforma, distribuídos em todo o Brasil, especialmente nas regiões Sudeste (62%) e Sul (20%). Mais de 230 empresas – entre elas Dafiti, Ambev, BlueTicket, Chaordic, BankFacil e GuiaBolso – utilizam a solução, que fazem cerca de 160 ofertas de emprego por mês. O serviço é gratuito para os candidatos e pago pelos contratantes, apenas em caso de sucesso na contratação. ? uma startup madura, que já atingiu o breakeven mesmo com pouco tempo de mercado. Além disso, mostrou uma solução que de fato pode ajudar a resolver um problema sensível no mercado de tecnologia Marcelo Cazado, líder da Rede de Investidores Anjo (RIA) da ACATE/Anjos do...
Leia MaisEmplacaí: startup para auxiliar motoristas
Solução criada em Blumenau reúne em um só lugar informações sobre licenciamento, vencimento do IPVA e notificação de multas Há pouco mais de um mês, Blumenau recebeu a primeira edição do Startup Weekend, que reuniu desenvolvedores, empreendedores e designers para criarem suas próprias startups. Foi durante aquele fim de semana que os desenvolvedores Elizandro Schramm, Renato Lorenzi e Ricardo Koball elaboraram o Emplacaí, uma solução para avisar aos proprietários de veículos sobre notificações de autuações, multas e licenciamento. O cadastro é grátis e o proprietário do veículo recebe todas as informações por e-mail, sem precisar pagar para ser avisado das multas, do IPVA e das novas legislações. Além disso, o sistema oferece um serviço de entrega do documento renovado em casa ou no trabalho. O cadastro pode ser feito no site www.emplacai.com.br. O Emplacaí surgiu com o objetivo de auxiliar quem já esqueceu a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou que ficou sabendo de uma multa apenas quando foi licenciar o carro, perdendo a chance de recorrer à infração ou até mesmo pagá-la com o desconto do Departamento de Trânsito (Detran). Para evitar essas situações, reunimos em um só lugar todas as informações sobre a documentação do veículo, apresentando de forma simplificada seus débitos. Elizandro Schramm, desenvolvedor e co-fundador do Emplacaí Por enquanto, a solução atende apenas a usuários com carros emplacados em Santa Catarina, mas Schramm tem planos de expansão para todo o país, oferecendo novas funcionalidades, como aviso sobre o vencimento da CNH, informações sobre o seguro automotivo e até manutenções periódicas. Um dos próximos passos é o lançamento do aplicativo para Android e...
Leia MaisKetan Makwana: “Não há ideias ruins, mas ideias mal executadas”
O empreendedor inglês Ketan Makwana é uma referência global para quem quer, como ele, começar um projeto inovador do zero, escalar e se consolidar no mercado. Na última sexta-feira (22), Ketan apresentou no auditório do Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, um workshop para inspirar outros empreendedores a não desistir de suas ideias, desde que, claro, elas sejam validadas pelo mercado consumidor: ?esse negócio de ideia ruim não existe, elas só precisam ser desenvolvidas e validadas. O problema é quando a execução é ruim??, resumiu. A palestra foi uma promoção da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Clear Inovação e Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). Ketan resumiu quatro pontos-chave para estimular o processo de inovação e disrupção: a ideia, o valor que ela gera, a validação dessa ideia e a atitude para empreender e colocá-la em prática. Durante o workshop, ele recomendou aos empreendedores que façam entrevistas com possíveis clientes para entender se a ideia gera uma percepção de valor e se há demanda no mercado. ?Em geral, metade dos clientes não entende o valor das marcas. Sempre pede descontos ou prefere só usar a versão gratuita. Apenas 3% dos clientes entendem de fato o valor de seu produto. Precisamos servir este perfil de cliente: perguntar a ele o que está faltando, como podemos melhorar nosso produto?? Ketan Makwana, CEO da Enterprise Lab A trajetória profissional de Ketan impressiona: sem formação acadêmica (ele desistiu da faculdade de Design quando viu que um professor não tinha experiência prática na área), rodou por subempregos até trabalhar com TI, antes do estouro da bolha da internet, foi para uma grande empresa de tecnologia para saúde mas acabou demitido quando a crise econômica bateu forte, em 2009. Foi quando ele apresentou uma ideia ao chefe que tinha acabado de dispensá-lo: ?vocês estão cortando pessoal por conta da crise. Daqui a alguns anos, a crise vai passar e a empresa precisará encontrar talentos. Eu posso selecionar esses talentos e contratá-los para vocês??. Este foi o embrião da Enterprise Lab, criada com a missão de preencher a lacuna entre a educação e as empresas que buscam talentos, fornecendo habilidades de vida necessárias em diferentes indústrias. A empresa já ajudou cerca de 500 mil jovens mundo afora a encontrar um rumo para a carreira profissional. ...
Leia Mais