Gtt amplia uso de RFID no Brasil
A empresa catarinense Gtt, especializada no desenvolvimento de soluções em RFID, tem se destacado por sua ação neste mercado, em diferentes segmentos. A tecnologia de identificação por rádio frequência tem dezenas de aplicações por meio de chips que permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. A Gtt tem focado sua atuação em áreas como logística, saúde e fármacos. A empresa acaba de ser selecionada para participar como palestrante no ID World, congresso internacional da área de autoidentificação, que acontece entre os dias 16 e 18 de novembro em Milão. Considerado um dos mais importantes eventos mundiais na área de autoidentificação, a edição deste ano vai abordar a identificação automática em diversos mercados por meio de palestras e conferências com os mais renomados experts no assunto. A participação no Congresso ID World credencia a Gtt, bem como o Brasil, como referência no desenvolvimento de tecnologias de rastreamento como o RFID. Na ocasião, apresentarei o case de uma grande distribuidora de medical devices, a Cardio Medical. Guido Dellagnelo, diretor da Gtt Com aproximadamente 400 clientes, a Cardio Medical, que atua nos segmentos de cardiologia e hemodinâmica, tem como prioridade o controle e rastreamento dos seus 2 mil diferentes produtos, pois além de serem itens importantes de negócios, possuem um forte controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de movimentação do estoque de produtos médico-hospitalares e auxiliar o controle/rastreabilidade dos produtos consignados para clínicas e hospitais utilizados em cirurgias cardíacas ou procedimentos de hemodinâmica intervencionista, foi implantado um portal de RFID no estoque da distribuidora. Atualmente, são controladas 18.000 unidades de produtos, sendo que a Cardio Medical movimenta 8.000 unidades/mês. Entre as vantagens dessas soluções da Gtt está a ampla visão da situação do estoque, através da plataforma online que disponibiliza informações do sistema via web, e a verificação de produtos com data de validade vencida (ou vencendo). Essa última função é auxiliada pelo Auditor Remoto. O aparelho, que funciona como uma pistola com leitor de RFID, interligado a um microcomputador, faz a leitura dos produtos e responde às questões pré-programadas, como a diferença de saldo no estoque e prazos de validade das mercadorias. RFID na saúde Saber o destino da bagagem extraviada no aeroporto ou verificar o valor exato das compras no supermercado antes mesmo de chegar ao caixa são possibilidades do RFID prestes a serem aplicadas aqui mesmo no Brasil. Mas mais do que facilitar, essa tecnologia pretende revolucionar segmentos que necessitam de altos níveis de segurança e qualidade. As vantagens que o RFID oferece para a área de saúde foram tema de palestra de especialistas da Gtt, empresa que desenvolve soluções com esta tecnologia, durante o I Congresso Nacional de RFID, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de agosto em Salvador, na Bahia. O evento reuniu profissionais atuantes em setores como logística, varejo, supply chain, transporte, hospitalar e farmacêutica, além de Governo, desenvolvedores de software e pesquisadores dessa tecnologia com o objetivo discutir iniciativas de projetos com aplicações de RFID. A Gtt desenvolve soluções voltadas para atender a área médica e farmacêutica, envolvendo toda a cadeia de hospitais, clínicas até distribuidoras de medicamentos ou produtos médico-hospitalares. Com o objetivo de proporcionar segurança, agilidade e economia, a empresa criou o Cabinet, um armário inteligente...
Leia MaisEmpresário: participe de pesquisa para mapear carreiras do setor tecnológico
Empresas ligadas ao setor de tecnologia da informação e comunicação catarinense já podem participar do ?Mapeamento de Recursos Humanos em TIC de Santa Catarina??. O objetivo é mapear todas as carreiras, habilidades e competências hoje existentes entre os profissionais que atuam no setor tecnológico do Estado. Serão identificados os números de profissionais empregados, a demanda reprimida do setor, o perfil e a qualificação técnica dos profissionais buscados pelas empresas, quantos empregos serão gerados no futuro entre outras informações. Com base nos dados captados pela pesquisa, ações coordenadas de formação profissional serão incentivadas. A ação é uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES). Queremos gerar oportunidades de inclusão social e buscar reduzir a atual carência por profissionais qualificados, hoje considerada um grande obstáculo ao desenvolvimento do nosso setor. Moacir Antônio Marafon, vice-presidente da ACATE e coordenador das ações de capacitação Participaram da primeira etapa da pesquisa, lançada no final de julho, 21 empresas associadas à ACATE. A partir desta segunda, dia 30 de agosto, todas as empresas catarinenses do setor de TIC interessadas na pesquisa também poderão participar. Basta acessar o site da ACATE, clicando no banner superior, ou acessar a pesquisa diretamente. Para iniciar a pesquisa, será necessário informar o CNPJ da empresa e criar uma senha de acesso. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail mapeamento@acate.com.br ou então pelos telefones: 48 2107 2726 ou 2107...
Leia MaisV.Office realiza curso Linux para certificação
A V.Office, empresa referência em treinamento, oferece o treinamento Linux – LPI 101 e 102. O objetivo é capacitar os participantes a realizar projetos, instalações e manutenção de servidores Linux ou similares, para área direcionada de internet ou para atuar em redes locais. Além disso, o curso prepara os alunos para a certificação LPI (Linux Professional Institute), com base nos livros da O?Reilly.
Leia MaisSetrion lança solução de help e service desk
A Setrion Software, de Joinville, acaba de lançar um novo software para gestão de Help Desk e Service Desk. ? o Milldesk, uma solução totalmente web e que dispensa investimentos em infraestrutura por parte do cliente. Dentre as principais funcionalidades, destacam-se a aderência ao modelo ITIL (conjunto de boas práticas em serviços de TI), na gestão de incidentes, problemas, configurações e mudanças, além da integração com o inventário de hardware e software. Decorrente das solicitações de seus clientes, o Milldesk é resultado de um ano de desenvolvimento e de extensas pesquisas em ITIL e inovação de valor. Com foco voltado para o mercado de pequenas e médias empresas, a Setrion projeta crescer em número de clientes e usabilidade de seu novo software. Comercializada em formato SaaS (software como serviço), o Milldesk, assim que contratado, estará disponível para uso e gestão do Help Desk tanto para os técnicos como para os usuários. Estimamos crescer em função das vendas deste produto 17% em número de clientes neste segundo semestre, principalmente atingindo o mercado brasileiro, em empresas de pequeno e médio porte, dos mais diversos segmentos. Luciano José da Costa, diretor de Negócios da Setrion Sobre a Setrion Localizada em Joinville (SC), a empresa catarinense desenvolve e comercializa softwares voltados para as áreas de controle e segurança da informação. O Satelit 3.0 é uma suíte de gerenciamento de TI que faz a medição de produtividade relativo ao uso e medição de tempo dos programas utilizados nos computadores pelos funcionários, além de outras funcionalidades, tais como inventários de hardware e software, medição de performance e bloqueio de portas...
Leia MaisSanta Catarina é referência em controle de obras públicas pela internet
O Portal Contas Abertas, uma espécie de vigilante das contas públicas do país, destacou Santa Catarina como um dos três estados que permitem o acompanhamento de obras públicas pela população. Esse monitoramento é realizado via SICOP (Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas), desenvolvido no governo pelo Deinfra – Departamento Estadual de Infraestrutura – em parceria com a Softplan/Poligraph, empresa que desenvolve softwares de gestão. Outros estados que mantém sistemas similares são o Ceará e o Espírito Santo. Apesar de o sistema não ser obrigatório na avaliação do Índice de Transparência, o governo de Santa Catarina foi pioneiro na disponibilização dessas informações à população. O Índice de Transparência é um comitê formado por especialistas em finanças e contas públicas, cujo objetivo é implementar um ranking, que elenca sites com maior ou menor grau de transparência. O comitê foi implementado após a promulgação de uma lei que determinou que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios disponibilizem na internet, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. O SICOP foi implantado em julho de 2007 e tornou disponível o acesso a obras iniciadas desde 2003. São dois módulos, um para usuários do governo – engenheiros e técnicos administrativos -, que alimentam as informações, abrangendo 500 usuários que utilizam o SICOP diariamente como uma ferramenta operacional de trabalho. Já o módulo de acesso externo constitui o ?Mapa Vivo??, disponível na web, por onde os cidadãos podem acompanhar o andamento das obras nos municípios de Santa Catarina, seus investimentos, o órgão contratante, a empresa contratada e as pendências administrativas. Os catarinenses também podem enviar sugestões por meio de um canal de informação do sistema (Fale conosco). Esse módulo tem mais de 1.000 acessos diários. O SICOP é uma ferramenta auxiliar de gestão, desenvolvido para que a consolidação de dados e indicadores de obras em nosso governo atual e descentralizado, não se disperse, o que impactaria na agilidade dos serviços prestados, onerando desnecessariamente o processo de tomada de decisão. Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, diretor de Obras Civis do Deinfra Em breve, o governo irá disponibilizar um módulo de licitações, também desenvolvido pela Softplan/Poligraph, que vai permitir o acompanhamento das obras mesmo antes do início delas, já que o módulo permitirá anexar todos os documentos com as intenções das empresas interessadas em sua execução. O sistema é um exemplo de que o uso adequado da Tecnologia da Informação (TI) vem se constituindo em um dos principais instrumentos para a viabilização das atividades dos órgãos. Novas tecnologias e soluções de automação permitem às instituições alcançar novos patamares de qualidade e produtividade. O uso da TI alinhada aos objetivos e metas da organização pode resultar na redução dos procedimentos administrativos manuais, gerando maior agilidade no trâmite das informações, redução de esforço das rotinas operacionais e uma melhoria geral na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Luciano da Silva, gerente de Projetos de Infraestrutura da Softplan/Poligraph Números do Sicop Total de obras de contrato e convênios: 9.020 Total de obras de contratos e convênios em andamento: 1.622 Valor total das obras de contratos e convênios: 4.802.841.375,83 Valor total das obras de contratos e convênios em andamento: 1.494.334.200,43 ?rgãos do Estado que utilizam o sistema:...
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