Transformar ideias em negócios de sucesso

LinkedIn

Santa Catarina é reconhecida nacionalmente como estado empreendedor e, cada vez mais, inovador. No setor de tecnologia, a existência de universidades fortes e incubadoras de referência, tendo os governos municipais e estadual como apoiadores, tem sido uma fórmula de sucesso no segmento.

Um projeto que certamente irá contribuir ainda mais para promoção desta cultura inovadora e empreendedora será lançado nesta segunda-feira, em Florianópolis, e será replicado por todas as regiões. É o Sinapse da Inovação, executado pela Fundação Certi e financiado pela FAPESC e FINEP. O programa tem como objetivo incentivar a inovação e geração de empregos, ao contribuir na transformação de boas ideias em negócios de sucesso.

Sinapse da InovaçãoA etapa estadual do programa será apresentada às 18h30 desta segunda-feira no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criado para estabelecer uma comunidade de empreendedores, o Sinapse quer viabilizar a discussão permanente de ideias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos, desenvolvido por estudantes, professores e outros profissionais de diferentes setores da economia. Os projetos, que devem ser apresentados até o dia 15 de junho, poderão receber até R$ 50 mil em subvenção para serem aplicados e se tornarem negócios de fato.

As ideias geradas podem ser transformadas em negócios de novas empresas ou de empresas que queiram novos produtos/processos. A meta é criar pelo menos 60 novas empresas no Estado, e com isto, incrementar as incubadoras regionais, gerando novos empregos e novas fontes de renda. Estas empresas receberão R$ 50 mil da FAPESC/FINEP a título de subvenção para alavancagem de seus negócios.

Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI

O Sinapse da Inovação conta com apoio do Instituto Federal de Santa Catarina, UFSC, Recepet, Sistema ACAFE, FACISC, MCE, ACATE, SENAI-SC, Epagri, Cejesc, Sebrae, Sapiens Parque e Instituto Sapiência. Na região da Grande Florianópolis, tem o apoio local da ACIF, Sociesc, IEL/SC, Instituto Stela, UDESC, Unisul, Univali e Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Fpolis.

As inscrições, abertas no início do mês, encerram no dia 15 de junho e podem ser feitas pelo site www.sinapsedainovacao.com.br.

Palestras

O evento de lançamento do programa contará com a palestra “Escalando o Terawatt”, proferida pelo professor emérito da Unicamp, Cylon Gonçalves da Silva, que falará sobre os desafios científicos e tecnológicos para a transição energética do Brasil do Século 21. Além disso, serão apresentados dois cases de empreendedorismo inovador, com palestras dos empresários Beto Barreiros (Box 32) e Moacir Antônio Marafon (Softplan/Poligraph), que é o padrinho do programa na região da Grande Florianópolis.

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Certi

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem
  • http://www.helysonvelasco.com.br Helyson Velasco

    Estive no evento, a palestra do professor Cylon foi excepcional. O assunto ficou dias na minha cabeça.