TiB’10: importância de alianças em favor de projetos sociais

Colaboração e integração de diferentes instituições e profissionais marcam as atividades do primeiro TiB’10 Seminário Internacional sobre Tecnologia para Mudança Social, em Florianópolis (SC). Mais de 500 pessoas participaram do evento que começou na noite de quarta-feira (20).

Entre os destaques deste último dia do seminário, estiveram as palestras do Google e IBM Brasil e a palestra internacional com Vyria Paselk, diretora sênior da Techsoup Global. As atividades iniciaram às 9 h com o painel de debates “Um panorama sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação para organizações”. O mediador, Valter Cegal, da TechSoup Brasil, enfatiza a importância da visibilidade e da colaboração proporcionada por plataformas digitais.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de fortalecer a causa da organização por meio da difusão de informações via portal na internet, mídias sociais, mala-direta, newsletter, bem como estabelecer um canal de comunicação eficiente com o seu público-alvo, parceiros e financiadores.

Valter Cegal, da TechSoup Brasil

Com o objetivo de oferecer subsídios às entidades do terceiro setor e fomentar o intercâmbio com empresas de tecnologia, o TiB’10 incentiva parcerias entre as diferentes instituições e públicos participantes.

Esperamos que o TiB’10 seja o primeiro passo para integrar esses diferentes segmentos e que Florianópolis seja um exemplo no futuro, para todo o mundo.

Lucia Dellagnelo, coordenadora do ICom Florianópolis, um dos organizadores do evento

Abertura contou com participação massiva dos inscritos
Com público estimado em 450 pessoas, a primeira noite do TiB’10 contou com a presença de autoridades políticas, empresários, estudantes, profissionais liberais e representantes de entidades do terceiro setor. Na abertura do evento, inédito no Brasil, o presidente e diretor executivo da Silicon Valley Community Foundation, Emmett Carson, falou sobre as experiências de investimentos sociais na região conhecida como Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

A instituição liderada por Carson é a segunda maior fundação comunitária dos Estados Unidos e faz a gestão de mais de 1500 fundos de investimento social de empresas de tecnologia localizadas no Vale do Silício. Destas, 41 corporações com atuação mundial, como Cisco, Microsoft, Yahoo e ebay. Estes fundos são utilizados em projetos de desenvolvimento de ações sociais para comunidades, localizadas nas regiões onde as empresas atuam. Somente em 2009, foram destinados US$ 16 milhões para comunidades de 20 países.

Durante a palestra de abertura do TiB’10, quarta-feira (21) à noite, Carson lembrou que as ações sociais realizadas por empresas de tecnologia junto às comunidades trazem benefícios não só sociais, mas também políticos e financeiros.

As empresas, cada vez mais se dão conta de que as falhas de mercado são ruins para os negócios. Tornando as comunidades melhores, as empresas ajudam a manter uma melhor manutenção dos negócios. Temos interesse de manter o intercâmbio entre empresas catarinenses e as situadas na região do Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

Emmett Carson, presidente e diretor executivo da Silicon Valley Foundation

O interesse pela aproximação com o pólo tecnológico catarinense foi bem recebida pelos participantes. O estado de Santa Catarina possui 1500 empresas de base tecnológica, segundo a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Destas, 550 estão sediadas somente em Florianópolis.

Potencial tecnológico e de recursos humanos que pode ser muito bem aproveitado em causas sociais. Temos uma indústria tecnológica que proporciona que a gente faça o bem em massa e que possa atingir uma população que se sente excluída, mas na frente da internet e redes sociais passa a fazer parte.

Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem