Tecnologia catarinense para controle de tráfego

Disseminar tecnologias para controle do tráfego urbano é um dos objetivos de um encontro que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Sebrae-SC promovem nesta quinta-feira, 27/8. O evento será realizado no auditório do Centro de Educação Empresarial do Sebrae-SC, a partir de 10h, com a presença do professor Markos Papageorgiou, da Universidade Tecnológica de Creta (Grécia), especialista em controle de tráfego urbano e rodoviário.

No encontro será apresentado o projeto “Plataforma integrada para gerência de sistemas automatizados”, apoiado pelo Sebrae, Finep, e CNPq. Desenvolvido pela UFSC com colaboração do pesquisador da Universidade Tecnológica de Creta, o estudo permitiu a concepção e implantação de uma plataforma computadorizada para gerência da operação viária, atualmente em operação piloto na cidade de Macaé (RJ). O sistema é formado por uma central de controle de tráfego por área em tempo real e um sistema de informações geográficas via internet, baseado no Google Mapas.

Mapa de Macaé

ATTAO projeto teve a colaboração de três empresas nacionais: a paulista Brascontrol e as catarinenses ATMC e Tech-Inov. Como spin-off do projeto, surgiu a empresa catarinense ATTA – Automação em Transportes com Tecnologias Avançadas, que junto com a Brascontrol ficará responsável pela comercialização da solução. A ATTA é incubada do MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Sebrae-SC e administrada pela ACATE.

As cidades modernas sofrem com o trânsito cada vez mais intenso causado pelo crescimento da frota de automóveis particulares e pela falta de opções para ampliação das malhas viárias. É imperativo dotá-las de métodos modernos de gerência da operação viária que garantam o melhor uso possível da infra-estrutura existente.

Werner Kraus Junior, professor e pesquisador do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC

No encontro, o professor Kraus Jr irá apresentar os resultados da implantação em Macaé, mostrando as tecnologias empregadas e a melhoria significativa do trânsito com o controle em tempo real. O professor Papageorgiou vai falar sobre técnicas avançadas para controle de tráfego. O auditório do Centro de Educação Empresarial do Sebrae/SC fica na rua Osmar Cunha, 278, Centro de Florianópolis.

Saiba mais sobre a tecnologia

  • O Projeto de Controle de Tráfego por Área em Tempo Real (Contreal) permitiu o desenvolvimento de softwares que adaptam os semáforos ao fluxo de veículos de forma automática e instantânea, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias.
  • O sistema evita retenções desnecessárias, proporcionando economia de combustível e tempo, e ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas, como acidentes de trânsito.
  • O controle em tempo real é uma alternativa ao sistema de planos fixos, em que os tempos dos semáforos são programados de acordo com a hora do dia, com base em contagens manuais do tráfego.

Com informações da AGECOM/UFSC e do MIDI Tecnológico

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem