Soluções de gestão para municípios fortalece parceria com catarinense

A empresa catarinense Paradigma Business Solutions desenvolveu uma parceria com as paulistas W5 Solutions e Generativa para desenvolverem um pacote de soluções de gestão para municípios de todo o país. A atuação em conjunto tem em vista o atendimento a Lei Complementar 131/2009.

A lei obriga a publicação das contas públicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a partir de maio de 2010. A iniciativa tem como objetivo assegurar a transparência na gestão pública e incentivar a participação da sociedade por meio do controle social.

Entre as obrigações, o texto prevê a publicação de todas as despesas no decorrer da gestão pública assim como o lançamento ou recebimento de todas as receitas, inclusive dos recursos extraordinários. As transações fiscais devem ser divulgadas em tempo real em meios eletrônicos (internet).

O artigo prevê ainda que a transparência das informações publicadas seja assegurada por meio da adoção de sistemas integrados de gestão, como a solução desenvolvida em parceria entre a Paradigma, W5 e Generativa, com o objetivo de contribuir para a gestão pública e para permitir a adaptação das administrações municipais às novas regras de responsabilidade fiscal.

O pacote de soluções contempla o Portal da Transparência (onde as administrações poderão colocar os dados sobre receitas e despesas), uma ferramenta de Business Intelligence (BI) destinada a auxiliar os gestores municipais (Prefeitos e Secretários) no planejamento e tomada de decisão, uma solução de Nota Fiscal Eletrônica para que as prefeituras implantem o serviço para seus contribuintes e uma plataforma de Pregão Eletrônico voltada a otimizar o processo de compras dos municípios.

Inicialmente focada em prefeituras com população acima de 100 mil habitantes – que devem se adequar às novas regras de Responsabilidade Social até junho de 2010 -, o pacote de soluções atingirá também cidades de menor porte a partir do segundo semestre de 2010, já que a Lei determina que as cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes têm prazo de dois anos para se adequar às novas regras, enquanto as cidades com menos de 50 mil habitantes têm quatro anos de prazo para isto.

A expectativa das empresas é implantar, até maio de 2010, o pacote de soluções em 100 cidades em todo Brasil.

Sobre a Paradigma
Paradigma Business SolutionsFundada em 1998 a Paradigma oferece consultoria e soluções especializadas em relacionamentos e negócios eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo, mercado de capitais, manufatura e serviços. Com escritórios em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), a Paradigma é referência em e-business no Brasil e exporta suas soluções para países da América Latina e Europa.

Com informações da assessoria de imprensa da Paradigma

Tags:

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem