Santa Catarina destaque em Governo Eletrônico

O CONIP é um dos principais eventos em informática pública do país. Anualmente, eles promovem um prêmio que tem como objetivo destacar iniciativas brasileiras que incentivem e utilizem o governo eletrônico para atender melhor o cidadão.

CONIP 2009Na relação dos finalistas que concorrem ao 12º Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública estão três projetos catarinenses, inscritos na modalidade Iniciativa de Sucesso, dentro da categoria Administração Pública Eficiente e Eficaz. No total, são 20 projetos finalistas, divulgados na última sexta-feira, dia 8 de maio. No dia 10 de junho, durante a cerimônia de encerramento da Semana CONIP de Governo Eletrônico, os vencedores serão conhecidos.

Os projetos catarinenses são:

  • Gestão Multimídia
    Inscrito pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIAC), o sistema visa auxiliar o gestor público na esfera do Governo do Estado a tomar decisões, disponibilizando por meio da tecnologia os meios e informações necessárias para a gestão pública. O sistema contempla as macro áreas da Saúde, Educação, Segurança, Finanças e Gestão, com dados oriundos de diversos outros sistemas, com atualização diária.
  • SICOP – Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas
    Inscrito pela Secretaria de Estado de Infraestrutura do Governo do Estado de Santa Catarina, o SICOP foi desenvolvido com o apoio da empresa catarinense Softplan/Poligraph e organiza todas as informações relacionadas a obras públicas que estejam sendo feitas pelo Executivo estadual. Com alimentação descentralizada, no sistema são realizados cadastros de contratos, serviços, medições, faturas, pagamentos, além de todos os relatórios operacionais e gerenciais. Outro destaque é o mapa vivo de Obras do Governo, em que é possível ver pelo mapa do Estado as obras que estão sendo licitadas e executadas.
  • SISCON – Sistema de Conhecimento da Rede de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina
    Inscrito pela Polícia Militar de Santa Catarina, o sistema gerenciado pela Agência Central de Inteligência (ACI) é uma rede de informações que contribuem para a produção de conhecimento da PM catarinense. Por estar baseado na web, todas as informações relacionadas a inteligência da polícia catarinense são compartilhadas em rede.

Confira a lista de todos os finalistas no site do CONIP.

Avaliação

A avaliação dos trabalhos é feita por especialistas de diversas Universidades brasileiras, de norte a sul do País, que fazem a seleção dos finalistas. A seleção dos trabalhos vencedores é realizada pelo Comitê Gestor e Conselho Consultivo do CONIP, formados por representantes de órgãos públicos, fundações e entidades da sociedade civil, que avaliam dados relevantes como a abrangência e utilidade pública do trabalho, além do desempenho da aplicação.

Evento

A Semana do Governo Eletrônico que terá como tema “A Inovação Tecnológica como Vetor do Desenvolvimento” acontece de 8 a 10 de Junho no Centro Fecormécio de Eventos, em São Paulo (SP).

Com informações do E-GOV Blog/CIASC e CONIP

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem