Projeto irá mapear carreiras do setor tecnológico catarinense

No próximo dia 29 de julho, às 18h30, será lançado o projeto ?Mapeamento de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina??. A ação é uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e da Prefeitura de Florianópolis (PMF), por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES).

O objetivo é mapear todas as carreiras, habilidades e competências hoje existentes entre os profissionais que atuam no setor tecnológico de Santa Catarina. Serão identificados os números de profissionais empregados, a demanda reprimida do setor, o perfil e a qualificação técnica dos profissionais buscados pelas empresas, quantos empregos serão gerados no futuro entre outras informações. 

Com base nos dados captados pela pesquisa, ações coordenadas de formação profissional serão incentivadas.

Queremos gerar oportunidades de inclusão social e buscar reduzir a atual carência por profissionais qualificados, hoje considerada um grande obstáculo ao desenvolvimento do nosso setor. Todos estes esforços fazem parte de um amplo projeto da ACATE – chamado Universidade Setorial -, que visa integrar todos os atores interessados no desenvolvimento do setor e capacitação de profissionais.

Moacir Antônio Marafon, vice-presidente da ACATE e coordenador das ações de capacitação

Outro projeto será desenvolvido junto às instituições de ensino técnico e superior, o ?Mapeamento de Cursos relacionados a Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina??. A proposta é identificar quais cursos na área tecnológica estas instituições oferecem e quantos profissionais formam anualmente para o mercado.

Ambos os formulários já podem ser preenchidos por qualquer empresa de tecnologia de Santa Catarina, a partir do site da ACATE.

Palestra sobre liderança

O evento também contará com a palestra ?O Papel do Líder na Gestão de Pessoas??, que abordará temas relacionados aos desafios organizacionais frente a competitividade e o papel da gestão de pessoas. O desafio da liderança, levando em consideração o  desenvolvimento de competências, percepção, comunicação, motivação e feed back serão temas da palestra da professora da Fundação Dom Cabral Reivle Mano Nascimento de Melo.

Interessados em comparecer ao evento poderão confirmar presença pelo site ou pelo telefone (48) 2107 2705.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. ? sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem