Professores do MIT debatem em SC cultura de empreendedorismo e inovação

Pesquisadores de um dos mais famosos e renomados institutos de tecnologia e inovação do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), estão em Florianópolis para dois eventos que tem como foco empresários, executivos, pesquisadores, governantes. Ambas as iniciativas são da Fundação Certi, de Florianópolis (SC).

Nesta quarta-feira, dia 28 de março, duas palestras irão esclarecer e demonstrar a “Cultura do Empreendedorismo e da Inovação do MIT”. Será uma oportunidade para o público em geral, assistir a palestra de dois renomados professores da instituição que estarão no evento “Challenge of Innovation 2012 – Thinking out of the Box with MIT”, nos dias 29 e 30 de março no Costão do Santinho.

Michael Schrage, pesquisador do Center for Digital Business, com experiência em gerenciamento da inovação e do risco, abordará a inovação e empreendedorismo. Andrew McAfee, que cunhou o termo empresa 2.0 e lançou livro homônimo, falará sobre a influência de Tecnologias de Informação e Comunicação nas empresas. O evento é destinado para empresários, executivos de institutos de ciência e tecnologia (ICT’s), estudantes e interessados em inovação empresarial.

O evento será realizado no Centreventos Ministro Renato Bayma Archer, auditório do Centro Empresarial de Tecnologias Avançadas (CELTA), localizado no ParqTec Alfa, às 18h30. Inscrições pelo telefone 3239-2202, com Fernanda.

Pensando fora da caixa com o MIT
Nos dias 29 e 30 de março, Florianópolis vai sediar o encontro “Challenge of Innovation 2012 – Thinking out of the Box with MIT”, promovido pela Fundação CERTI e pelo Industrial Liason Program do Massachusets Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. O evento vai reunir CEOs de empresas nacionais e internacionais, lideranças de instituições tecnológicas, agentes de fomento e um time de professores e pesquisadores do MIT para discutir e abordar os grandes desafios de inovação em setores estratégicos e complexos do mundo empresarial. O Industrial Liason Program visa aproximar e integrar empresas de todo o mundo com os diversos laboratórios, grupos de pesquisa, professores e pesquisadores da mais renomada instituição.

Essa aproximação é justamente um dos objetivos da fundação. Nossa organização ajuda as empresas a inovar em produtos, serviços e sistemas, e está trazendo o MIT para uma provocação de alto nível para examinar a inovação em áreas estratégicas. A CERTI é parceira do MIT há dez anos e mantém um diálogo constante com o instituto americano, o que contribuiu para a realização do evento.

Prof. Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da CERTI

Fazemos e gostamos de fazer a mesma coisa, que é criar espaço entre a academia e a indústria para avançar. Florianópolis é uma cidade na qual essa união propicia novos conhecimentos, tecnologias e soluções para problemas e desafios.

Anthony Knopp, representante do ILP-MIT para o Brasil

Palestrantes
O encontro está estruturado em sete painéis focados em temas estratégicos, cada um apresentado por um keynote speaker do MIT. No primeiro dia (29.03), a palestra de abertura será feita por Michael Schrage, pesquisador do Center for Digital Business (Centro de Negócios Digitais) da Sloan School of Management (Escola de Administração Sloan), que irá abordar as bases para a competitividade global na inovação. Em seguida, o Diretor do SENSEable City Lab, Assaf Biderman, falará sobre os desafios de inovação nas cidades, e Andrew McAfee, um dos principais cientistas-pesquisadores do MIT, abordará os desafios de Tecnologias de Informação e Comunicação para a transformação de negócios.

O painel “Desafios da Inovação em Saúde”, apresentado por Ramesh Raskar, finaliza a programação do primeiro dia. Na sexta-feira (30.03), Ana Lopes, que já foi responsável pelo Licenciamento de Tecnologias, do Technology Licensing Office (TLO) do MIT e que atualmente trabalha como estrategista de desenvolvimento empresarial na E-Ink Corporation – líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de leitores digitais, abordará o papel das universidades e instituições de tecnologia na Inovação.

Em seguida, Alexander Slocum, pesquisador do Programa Pappalardo de Engenharia Mecânica do MIT, com 60 patentes emitidas ou em análise, debaterá desafios de inovação para a indústria de energia. Para encerrar a conferência, haverá um painel com todos os palestrantes sobre o potencial brasileiro na inovação. Paralelamente, serão promovidas reuniões e encontros sobre temas estratégicos nos dias do evento e oportunizadas visitas dos participantes a instituições de pesquisa, laboratórios e empresas do Tecnópolis.

Entre os convidados a participar do evento, estão confirmados representantes de empresas de mais de 30 países que integram o programa ILP-MIT, incluindo as brasileiras Natura, Vale do Rio Doce, Camargo Corrêa, Embraer, Grupo RBS, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), MPX e Votorantim Metais. Também estarão presentes companhias envolvidas com a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) – iniciativa articulada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), líderes nos principais setores industriais brasileiros ou que se destacam por desenvolver produtos e serviços intensivos em conhecimento científico e tecnológico. Lideranças do setor público, envolvidas especialmente em iniciativas estratégicas como o Plano Brasil Maior, Plano Estratégico de C&T&I e Programas Estaduais de Inovação também são esperadas. O “Challenge of Innovation 2012” é patrocinado pela CNI e pela Tractebel Energia.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem