PRIME Celta inova com mídias sociais

Seleção Prime. Crédito: Divulgação“Nunca na história deste país” foram abertos tantos editais voltados para o financiamento de projetos de inovação tecnológica. Prova disso é que só o orçamento da FINEP multiplicou-se por sete desde 2003. Tantos editais precisam de divulgação e a informação precisa chegar nas pessoas certas. Por muitas vezes, uma ação única de divulgação para a imprensa já não é mais o suficiente.

Diante disso, a opção dos agentes regionais em Florianópolis do Programa Primeira Empresa Inovadora – PRIME foi de inovar na comunicação da abertura das inscrições para seleção de projetos. A aposta foi no uso de ferramentas de mídias sociais, numa ação desenvolvida pelas empresas catarinenses Glóbulo Célula Criativa e Zerotrack Inteligência Digital para a Fundação CERTI e CELTA.

Blogs, Orkut, Twitter, Flickr, Linkedin, Digg e Facebook, além de posicionamento na busca do Google e peças digitais de e-mail marketing, e-Flyer e ícones de perfil foram algumas das ações implementadas dentro do planejamento proposto.

A Glóbulo ficou responsável pela criação do conceito criativo da campanha, que tinha como principal público empresários de até 35 anos, de empresas nascentes e com negócios inovadores. Além de desenvolver um planejamento diferenciado com foco nas mídias sociais, houve ações de comunicação junto a associações de classe de Santa Catarina.

O tema da campanha foi “Entre em campo com os melhores e lidere o time da inovação. São R$ 120 mil de patrocínio e a melhor comissão técnica para a sua empresa”, com um conceito visual ligado ao mundo futebolístico. Tínhamos um grande desafio quando assumimos a campanha: obter 120 inscrições no programa em apenas 20 dias, tendo como poréns três feriados nacionais no período e o prazo final coincidindo com a entrega do imposto de renda. Sem contar que a verba para mídia era zero.

Alex Lima, diretor da Glóbulo.

A Zerotrack criou o planejamento digital da campanha, que teve como alguns resultados o crescimento em 1.724,29% dos acessos ao portal de informações e inscrições do PRIME: www.primecelta.com.br. O tempo médio de permanência no website de 3 minutos e 32 segundos, 716 usuários do Twitter que acompanharam as atualizações e informações, gerando mais de 100 recomendações e diálogos, além de 254 exibições de vídeos sobre o PRIME no YouTube são alguns dos números que mostram a eficiência da campanha.

Esta foi uma das primeiras ações estruturadas em mídias sociais de um cliente catarinense em que grande parte do esforço de comunicação esteve no meio digital. No início da campanha, tínhamos apenas 25 formulários preenchidos. Ao final, foram 311 formulários acessados e preenchidos, sendo registradas 260 inscrições.

Alexandre Santos e Silva, diretor executivo da Zerotrack

Há a intenção de replicar o modelo para a divulgação de outros projetos em execução pela Fundação Certi.

Foi uma experiência muito interessante e inovadora que fez com que nós ficássemos no Brasil como o quarto município com o maior número de empresas inscritas no programa, atrás somente de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Nos surpreendeu a rapidez, a agilidade e a forma que foi divulgado.

Tony Chierighini, diretor do CELTA

No YouTube, está publicado um vídeo com depoimentos e as estratégias que nortearam a campanha:

Já no SlideShare, compartilhador de apresentações, é possível acessar os resultados e números desta ação:

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

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