Prefeitura de Florianópolis quer incentivar formação de recursos humanos em TI

LinkedIn

Convênio ACATE e Prefeitura Municipal de FlorianópolisCom o objetivo de ampliar a oferta de mão de obra para o setor tecnológico da capital catarinense, a Prefeitura Municipal de Florianópolis assina nesta terça-feira convênios de cooperação com a ACATE. No total, serão três convênios entre a administração pública e a entidade.

O primeiro tem como objetivo da criação de um programa municipal voltado para formação de recursos humanos para as empresas do setor tecnológico. Atualmente este é um dos principais gargalos que podem ameaçar o próprio crescimento do segmento, considerado hoje pela Prefeitura a principal atividade econômica do município.

Este convênio prevê dois grandes projetos – um voltado para a sensibilização dos jovens e para identificar talentos que possam atuar no segmento tecnológico, outro para desenvolver uma capacitação básica a este jovem.

A Prefeitura pode ser um grande indutor da inclusão digital no município ao desenvolver um projeto que busque nas nossas comunidades talentos em matemática, física, ciências e ofereçam a eles uma capacitação básica para despertar suas vocações. Com este projeto em funcionamento, criaremos um grande ciclo de formação de recursos humanos para o setor, que possa oportunizar inserção profissional de centenas de jovens florianopolitanos.

Rui Gonçalves, presidente da ACATE

O segundo convênio visa o desenvolvimento de um mapeamento dos recursos humanos hoje existentes, a demanda reprimida por profissionais para o setor bem como as suas habilidades e competências desejáveis, além de todas as oportunidades de cursos em funcionamento que complementam o setor tecnológico da Capital. Esta pesquisa irá mapear quantos e as características dos empregos gerados, os perfis de profissionais, as áreas com maior demanda, quantos estudantes são colocados no mercado anualmente, entre outros indicadores.

Com este mapeamento inicial, a ACATE irá criar um observatório com o objetivo de alimentar estes dados de forma contínua, o que permitirá interagir de forma eficaz com as instituições de ensino para a formação de recursos humanos adequados, objetivando a inclusão social de novos talentos e dar sustentabilidade ao desenvolvimento do setor de TIC.

Por fim, a Prefeitura irá assinar com a ACATE um terceiro convênio relativo a gestão da logomarca Capital da Inovação, que será lançada em breve com o objetivo de posicionar a capital catarinense como centro nacional de produtos e serviços inovadores.

A cerimônia será na sede da Associação e contará com a presença dos empresários do setor tecnológico da Capital, além das autoridades que assinam os convênios: o prefeito em exercício de Florianópolis, vereador Gean Loureiro, o secretário de Ciência e Tecnologia da capital, Carlos Roberto De Rolt, além do presidente da ACATE, Rui Gonçalves, e do vice, Moacir Marafon.

O evento é aberto para empresários e comunidade e acontece a partir das 17 horas, na sede da ACATE – Rua Lauro Linhares, 589 – Trindade – Florianópolis (SC).

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem