#digitalks2011: Personalização, segmentação e mídias sociais

Digitalks“Fique de olho nas mídias sociais.” Essas foram as palavras de ordem nas palestras vespertinas do Digitalks Day, evento sobre Marketing Digital ocorrido na última quarta-feira (6/4). Profissionais do Marketing Digital mostraram para o público que estas novas mídias criam oportunidades de negócio para quem sabe produzir conteúdo e interagir com seus públicos.

Foto: Divulgação/Digitalks

Para abrir a tarde de palestras, o diretor geral da Havas Digital André Zimermmann falou sobre a interferência das mídias sociais nos mecanismos de busca. Para Zimmermann, os sistemas de search hoje não se preocupam somente com o que se busca e como se busca – quem busca passou a ser importante. As mudanças no algoritmo do Google, por exemplo, são adaptações às mudanças nos gostos dos usuários. Os novos buscadores utilizam informações anônimas de navegação e streams de outras redes sociais para gerar respostas personalizadas.

Agora o buscador retorna as páginas mais relevantes para você. Não é um resultado para a maioria, e sim para cada um.

André Zimmermann, diretor geral da Havas Digital

Para se sobressair em uma área concorrida como SEO, cada informação a mais é fundamental. Por isso, fontes de referência como enquetes e a lista de searches dentro do portal institucional são fundamentais para se estruturar as estratégias de busca da empresa.

Interagir é preciso

Foto: Divulgação/Digitalks

Para Vivian Vianna, diretora do DigitalME, uma estratégia bem-feita para as mídias sociais deve abranger relacionamento com o público e produção de conteúdo interessante. Um perfil corporativo no Twitter com produção constante e interessante tende a tornar-se referência na área da instituição.

Um tweet deve ser como um título de email marketing: direto, instigante e criativo.

Vivian Vianna, Diretora da DigitalME

Além da produção de conteúdo, os social media são ótimas formas de relacionar-se com o consumidor – principalmente se ele estiver insatisfeito. Casos como “Não é uma Brastemp” e “Meu carro falha” mostram que uma reclamação bem disseminada pode destruir a reputação de uma organização. Conversar e tentar resolver os problemas dos usuários cria uma imagem de respeito e credibilidade online que se reflete na reputação offline.

Em qualquer lugar

Foto: Divulgação/DigitalksAlém das novas mídias, o setor mobile também se mostra um ótimo mercado para se investir. Afinal, são 205 milhões de featurephones no Brasil e cinco milhões de smartphones. Algumas estratégias e cases do setor foram apresentados por Alex Pinheiro, CEO da Hands. Para ele, é necessária uma adaptação de conteúdo para os celulares, já que grandes conteúdos não cabem em telas pequenas.

Temos que alcançar o usuário em um momento em que o PC não pega: na rua.

Alex Pinheiro – CEO da Hands

Ainda não há uma fórmula mágica para patrocínio em sites mobile, mas existem experiências na área. Alex Pinheiro apresentou a experiência da Hands com os banners em portais formatados para celular: a área clicável da propaganda é muito maior e o tráfego para o anunciante originado ali geralmente é alto.

Novos negócios para novos públicos

Foto: Divulgação/DigitalksComo investir num setor tão saturado como o turismo? Una as possibilidades da internet, o poder aquisitivo da nova classe média e a influência da Abril para negociar preços competitivos e você chegará ao Clickabordo, site de compra de passagens aéreas e pacotes de viagem apresentado à platéia do Digitalks pela gerente de novos negócios de e-commerce da Abril, Mirella Bergamini.

O sucesso do Clickabordo deve-se a uma mídia de alta performance – email marketing e Google – e à força da Abril para negociar pacotes diferenciados.

Mirella Bergamini,  gerente de novos negócios de e-commerce da Abril

Pra conhecer nossa internet

Foto: Divulgação/DigitalksNovos investimentos demandam conhecimento do mercado. Para mostrar a situação e os números do acesso à internet no Brasil, o diretor executivo para a Brasil da comScore, Alex Banks, trouxe algumas pesquisas recentes sobre o assunto. Somos 40 milhões de brasileiros conectados no 8º maior mercado de internet do mundo.

Provavelmente até o final desse mês o Brasil deve passar a França, tornando-se o país com a 7ª maior audiência do mundo.

Alex Banks, diretor executivo para a Brasil da comScore

As preocupações dos outros palestrantes com as mídias sociais também se refletem: cerca de 85% dos usuários de internet no Brasil tem um login em sites de relacionamentos e 22% dos internautas tem um perfil no Twitter. A pesquisa também detectou outras tendências online, como o crescimento nos acessos a sites de compras coletivas, páginas sobre automobilismo e viagens online.

Antes de comprar um produto importante ou caro, a opinião de um amigo próximo ou familiar é fundamental. Numa era de acesso facilitado à internet, qualquer usuário pode postar reclamações e críticas no Twitter ou Facebook.

Autor: Diego Cardoso

Jornalista, lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, magna ut ullamcorper consectetur, sapien felis faucibus eros, eget gravida lacus risus vel justo. Sed venenatis nulla molestie ipsum faucibus elementum. In posuere mi orci, imperdiet ullamcorper neque malesuada sed. Fusce aliquet eros in tincidunt maximus. In hac habitasse platea dictumst. Donec eros nunc, pharetra id luctus eu, pharetra in risus. Proin eget dolor eget purus sagittis facilisis sed a purus.

Compartilhe esta postagem