IF-SC lança graduação em Engenharia de Telecomunicações

O Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) está com 32 vagas em aberto a graduação em Engenharia de Telecomunicações. O curso, com duração de 5 anos, além de ser oferecido pela primeira vez no IF-SC, é o primeiro curso gratuito desse tipo no Sul do Brasil.

Implantado com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar no promissor mercado de telecomunicações de Santa Catarina e do Sul do Brasil, o curso de Engenharia de Telecomunicações pretende investir também na criação e desenvolvimento de novos sistemas de telecomunicações. O setor concentra um grande número de empresas provedoras de serviços, indústrias de equipamentos e desenvolvedores de soluções tecnológicas.

Com o curso, o IF-SC pretende aprimorar a ampliar o horizonte dos profissionais que vêm formando, aprofundando a formação do curso tecnológico e preenchendo lacunas não cobertas pelo mesmo, e ampliando assim as possibilidades de colocação do profissional.

Marcos Moecke, coordenador do curso

Um estudo feito pelo IBGE, intitulado “O Setor da Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil 2003 – 2006”, analisou o mercado de tecnologia em informação e comunicação e mostrou uma tendência de crescimento deste setor, tanto do ponto de vista da quantidade de empresas, como em quantidade de oferta de postos de trabalho e faturamento. Ainda de acordo com o estudo, apesar de a concentração desta indústria ser maior na região Sudeste, onde se concentram a maioria dos cursos na área de TI, a região Sul também é influente no setor. No entanto, segundo o professor Marcos Moecke, a região ainda carece de uma maior concentração de cursos e sofre com a escassez de profissionais qualificados para atuar neste setor.

O engenheiro formado pelo IF-SC deve ser capaz de atuar prontamente no arranjo produtivo e de serviços da região, não somente preenchendo as necessidades atuais do setor. Na área de Telecomunicações, o IF-SC também possui outros três cursos disponíveis, nas modalidades técnico e tecnólogo, todos no Campus São José. São eles: curso técnico em telecomunicações integrado ao ensino médio; técnico subsequente (pós-médio) em telecomunicações com ênfase em redes de computadores; e superior de tecnologia em sistemas de telecomunicações.

Estude no IF-SC
Se você se interessou por este ou por algum outro curso técnico do Campus São José, inscreva-se até 16 de novembro pelo site. Ao todo, o IF-SC oferece cerca de 3 mil vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos em todo o estado.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem