Governo quer e-Gov para inclusão digital

LinkedIn

Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em projetos de governo eletrônico na sua administração. Agora o vice-governador do Estado, Leonel Pavan, quer aproveitar estes esforços para promover a inclusão digital aos cidadãos catarinenses de baixa renda.

Eduardo Reis, diretor técnico do CIASC; José Nei Ascari, secretário de Administração; Djalma Amorim, presidente do CIASC; Paulo Luna, diretor de Governança Eletrônica e o vice-governador, Leonel Pavan

Pavan, que preside o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Governo do Estado, determinou a criação de um projeto de inclusão digital, com foco na descentralização. O vice-governador esteve reunido com representantes da Secretaria de Estado da Administração, Diretoria de Governança Eletrônica e o CIASC.

O Governo do Estado está implantando o governo eletrônico em todas as unidades e secretarias – de Estado e regionais. Paulo de Tarso Mendes Luna, diretor do CTIC e de Governança Eletrônica, será o responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Vamos batizar esta iniciativa de “Estrada Digital”. Como nós estamos caminhando para pavimentar todos os acessos rodoviários entre os municípios, nosso desafio agora é pavimentar o acesso à internet aos cidadãos de baixa renda no Estado.

Leonel Pavan, vice-governador do Estado e presidente do CTIC

A implantação do e-Gov é um trabalho coordenado pela Secretaria de Estado da Administração, que por meio do CTIC, homologou uma proposta de concorrência que resultou em cinco editais, lançados ainda no ano passado, para os serviços de telecomunicações do Governo. As implantações destes serviços prevêem a contratação de empresas para fornecer um sistema de dados, voz e imagem, que envolvem telefonia fixa e internet para todas as unidades de governo.

O procedimento está em fase final de contratação e deverá permitir uma redução entre 40 e 50% do que o Estado vem gastando na área de telecomunicação e transmissão de dados.

Com informações da assessoria de imprensa do Governo de SC

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem