Gestão inteligente de redes elétricas com tecnologia catarinense

Os sócios Ricardo Grassmann e Danilo Barbosa

Os sócios Ricardo Grassmann e Danilo Barbosa

A Way2 Technology, empresa catarinense que desenvolve softwares para medição remota e gestão de energia para companhias do setor no Brasil e na América Latina, está desenvolvendo um sistema inovador para o segmento. Com o apoio do Pappe Subvenção, financiamento realizado pelo Sebrae-SC e a Fapesc, a Way2 trabalha no projeto “Plataforma para gestão inteligente da medição nas redes elétricas de distribuição”, capaz de gerenciar milhares de equipamentos, disponibilizando informações críticas para diversas áreas na empresa de distribuição de energia. O financiamento foi concedido a mais cinco companhias catarinenses e tem o objetivo de viabilizar um salto qualitativo em pequenas e médias empresas.

Ao contrário da arquitetura atual dos sistemas de distribuição de energia elétrica, na qual a informação trafega em um único sentido, surge em todo o mundo um novo conceito, denominado smart grids, ou redes inteligentes. Essas redes são modernizadas com a adição de uma enormidade de novos equipamentos controlados remotamente.

O projeto da Way2 está desenvolvendo uma plataforma para centralizar essa grande quantidade de informações, disponibilizando-as de forma estruturada e distribuindo-as por todas as áreas das empresas, em interfaces centradas nos usuários e nos processos dos quais os mesmos fazem parte.

Ricardo Grassmann, diretor executivo da Way2

O projeto irá beneficiar, principalmente, as equipes de medição, planejamento e operação das redes de distribuição, que ganham eficiência e confiabilidade com processos automatizados, passando a concentrar esforços nas tarefas decisórias e analíticas. O sistema será comercializado no mercado nacional e em toda a América Latina, impulsionando o já iniciado processo de internacionalização da Way2.

Sistema Way2 com acesso pela web

Sistema Way2 com acesso pela web

A Way2 Technology vem fornecendo soluções para o setor elétrico nacional desde a sua criação, em 2004. Seu principal negócio é uma plataforma para a gestão de dados telemedidos em fronteiras, os dados da energia trafegada entre empresas de energia. O sucesso da solução proporcionou a formação de uma equipe de excelência na empresa e a geração de negócios em todo o Brasil, com início de exportações para a Colômbia em 2008. Em setembro, a solução foi vencedora do Prêmio Dell de Excelência de TI, disputa nacional que premia iniciativas inovadoras no uso da tecnologia para o aprimoramento da experiência de seus clientes.

Com informações da assessoria de imprensa da Way2

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem