Futurecom 2011: Teltec Networks apresenta case Cisco no SENAI SC

Diego Ramos, diretor da Teltec

Diego Ramos, diretor da Teltec

As empresas catarinenses participaram da Futurecom deste ano de diversas formas. Três investiram em seus estandes próprios – Dígitro, Khomp e Intelbras. Diversas outras aproveitaram o evento como visitantes para buscar e prestigiar parceiros de negócios – foi o caso da AGM Telecom, Cianet Networking e V.Office, que encontramos pelos corredores do Transamerica Expo Center, em São Paulo.

A Teltec Networks, de Florianópolis, participa da Futurecom de outra forma – com uma sala temática dentro do grande estande da Cisco. A empresa foi convidada pela multinacional para apresentar as tecnologias de datacenter e nuvem privada (private cloud) dentro de um case de sucesso com o Senai de Santa Catarina. A Teltec é parceira Cisco na modalidade Cisco Partner – Premier Certified.

A instituição de ensino necessitava ampliar o parque de servidores para atender suas crescentes demandas de infraestrutura de TI. O projeto virtualizou os servidores do Senai SC por meio da implantação da Cisco UCS – Unified Computing System. A tecnologia permitiu um maior provisionamento dos serviços de TI ofertados pelo Senai catarinense, com integração entre os ambientes de rede local e o armazenamento de dados. Com isso, houve uma redução da complexidade do ambiente de datacenter da instituição, bem como uma maior facilidade de suportar o crescimento da instituição, com escalabilidade.

O case chamou a atenção da Cisco, que convidou a catarinense para expor na maior feira de telecom e TI da América Latina, em São Paulo.

O Senai de Santa Catarina é referência nacional entre todos os outros por sempre se posicionarem como early adopters, ou seja, anteciparem a adoção de novas tecnologias. A Teltec já vinha desenvolvendo diversos serviços junto à instituição na área de infraestrutura de rede, wireless, assim como a própria segurança de toda a rede. Este foi o primeiro projeto com foco no datacenter da instituição.

Diego Brites Ramos, diretor comercial da Teltec

O case do Senai Santa Catarina é mais um entre diversos outros da empresa, que completa 20 anos de atuação em 2011 e que tem se especializado nos segmentos de Educação e Justiça. Entre instituições de ensino, a Teltec recentemente implantou uma grande rede wireless na universidade gaúcha Unipampa e venceram um edital para implantação de uma rede wireless nos 12 campi da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Na área da Justiça, o case mais recente foi desenvolvido no novo prédio da Justiça Federal, em Florianópolis. Desenvolveram todo o projeto e implantação da rede de dados da instituição, wireless e telefonia IP.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem