Floripa inicia hoje semana municipal de ciência e tecnologia

Começa nesta segunda-feira, dia 17 de outubro, a I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis. Até domingo, dia 23, diversas atividades estão programadas em toda a cidade com o objetivo de divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação. A programação reúne palestras, seminários, lançamentos, mostras, feiras e outros eventos promovidos por diversas instituições da cidade e pela Prefeitura de Florianópolis.

A programação começa nesta segunda-feira, com o as atividades do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) em seus campi localizados em Florianópolis – na Avenida Mauro Ramos e em Coqueiros. Este ano, a comunidade foi convidada a conhecer os campi. No Campus Florianópolis-Continente, por exemplo, serão oferecidas oficinas na área de turismo, hospitalidade e lazer.

Na terça-feira, dia 18, a Prefeitura e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) irão realizar a II Mostra de Soluções Tecnológicas da Capital da Inovação, que irá reunir gestores municipais e empresas de tecnologia para apresentar as necessidades do município e as soluções inovadoras oferecidas pelo polo tecnológico de Florianópolis. Nesse mesmo dia, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática da Câmara Municipal de Vereadores irá realizar uma audiência pública sobre o software livre e o seu papel na construção de Florianópolis como a Capital da Inovação.

No dia 19, quarta-feira, será realizada a cerimônia de encaminhamento do Projeto da Lei Municipal de Inovação para a Câmara de Vereadores. O evento será realizado no Gabinete do Prefeito Dário Berger e irá reunir representantes das instituições inovadoras do município. A Lei institui diversos instrumentos de apoio e estímulo ao desenvolvimento do setor tecnológico em Florianópolis. Também na quarta-feira, terá início a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento será realizado até o dia 22 de outubro, em frente à Reitoria, no campus da Trindade, e reunirá centenas de projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, tecnologia, comunicação, meio ambiente, trabalho e direitos humanos.

Na quinta-feira, dia 20, às 10h00, será inaugurado o espaço Mais Cultura, na Fundação Vidal Ramos e, às 16h00, a Prefeitura de Florianópolis e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) irão assinar o contrato para a instalação da rede de fibra óptica municipal, que interligará as diversas unidades técnicas de saúde, educação e administrativa do governo municipal. No mesmo dia, às 18h00, acontece o evento de premiação do Concurso Jovem Inovador, que irá premiar um vídeo e um desenho elaborado pelos alunos da rede municipal de ensino sobre a Capital da Inovoção. O vídeo vencedor será publicado no site da Prefeitura de Florianópolis e o desenho será impresso na capa do carnê do IPTU 2012.

Ainda na programação da Semana está a formatura de cerca de 500 participantes dos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital. A formatura será realizada no dia 21, sexta-feira. Durante toda a Semana também estão previstas palestras, inaugurações e portas abertas. O Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC) irá inaugurar três telecentros, na Costa da Lagoa, Rio Vermelho e junto à AFLODEF. Já a Fundação CERTI irá abrir as portas para a comunidade conhecer o Sapiens Parque, a incubadora CELTA e o LabElectron, entre outros projetos.

Sobre a Semana
A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi instituída pela Lei 8.503/2011, de 07 de janeiro de 2011 e acontece em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Realizada desde 2004, a Semana Nacional tem como tema principal de 2011 “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”.

A programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi elaborada de forma colaborativa, integrando eventos de diversas instituições da cidade de Florianópolis. A programação integrada foiorganizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, responsável pela coleta dos eventos e publicação da agenda no site da Prefeitura de Florianópolis.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem