Florianópolis terá nota fiscal de serviço eletrônica

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), lançou nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o sistema de geração e emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviço Eletrônicas (NFPS-e), que permite aos prestadores de serviços estabelecidos no município substituírem a nota fiscal em papel pelo documento eletrônico. Além de simplificar as rotinas e agregar mais segurança, o sistema traz como um dos principais benefícios a redução dos custos para a impressão e armazenamento das notas fiscais em papel.

Outro importante benefício é a agilidade, pois o sistema armazena os dados relativos ao tomador do serviço e efetua os cálculos necessários à determinação do Imposto Sobre Serviço (ISS). Além disso, as requisições para a geração e emissão de NFPS-e são enviadas via internet para a Secretaria Municipal da Receita e retorna em poucos segundos para o contribuinte, permitindo o envio quase que automático da nota para o e-mail do tomador. O sistema também permite a integração com outros sistemas, como ERP, contábil, fiscal e o SEFINNET, facilitando a geração e envio das Guias de Informações Fiscais (GIFs).

A partir do dia 15 de agosto, os contribuintes constituídos sob a forma de pessoas jurídicas que desejarem utilizar o sistema da nota fiscal eletrônica já podem solicitar aos seus contabilistas que encaminhem, por meio da Ficha de Inscrição e Atualização Cadastral (FIAC), as respectivas solicitações.

As solicitações passam por avaliações técnicas internas antes do deferimento para a utilização do sistema. Após o deferimento, os contribuintes recebem as informações para acessar o sistema e efetuar testes de utilização e integração, antes da substituição da nota em papel pela eletrônica.

Sandro Ricardo Fernandes, secretário municipal da Receita

A Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica representa um importante avanço, promovendo maior integração administrativa e padronização dos procedimentos, otimizando, dessa forma, a rotina dos escritórios contábeis. Já o trabalho do profissional da contabilidade, bem como o volume de dados repassados ao Fisco municipal, continuará o mesmo. Haverá, porém, uma melhor qualidade nas informações, em benefício de nossos clientes e de todos os contribuintes.

Sergio Faraco, presidente do CRCSC

Governo Eletrônico
A Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica é uma ação de modernização da Prefeitura de Florianópolis. Com foco no governo eletrônico e na melhoria do atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Florianópolis já disponibiliza serviços totalmente virtuais como a certidão negativa de débito pela internet, o diário oficial eletrônico, o parcelamento de dívidas, a declaração eletrônica de ISS, o geoprocessamento corporativo, o portal corporativo e a ouvidoria, entre outros.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem