Febratex desfila tecnologias de Santa Catarina

LinkedIn

A maior feira têxtil das Américas – Febratex – que em 2010 completa vinte anos – é uma ótima oportunidade para as empresas de tecnologia de Santa Catarina que atuam neste segmento demonstrarem suas novidades e inovações. A mostra, que acontece de 10 a 13 de agosto, no parque Vila Germânica/Proeb, em Blumenau (SC), contará com diversas companhias desenvolvedoras de hardwares, softwares e equipamentos para o setor.

Uma das principais expoentes no segmento têxtil é a Audaces, empresa especializada em soluções para automação dos processos produtivos de confecções. Lança durante participação na Febratex 2010 a primeira máquina de corte de tecido automática produzida e desenvolvida na América Latina. Denominada de Audaces Neocut, o equipamento apresenta um inédito simulador de corte em 3 dimensões, que oferece a possibilidade de visualizar o mesmo antes da ação ser executada.

Com o uso desta ferramenta, a Audaces, da capital catarinense, garante inúmeras vantagens à confecção, pois diminui a possibilidade de erros, otimiza o corte, proporciona liberdade para a confecção aumentar a complexidade do encaixe e, ainda, aumenta o aproveitamento de tecido, reduzindo desperdícios. Atualmente, entre os principais clientes nacionais da empresa, estão Cavalera, Marisol, Farm, Animale, Lenny, Erika Ikezilli e Ronaldo Fraga.

A Automatisa, de Florianópolis, desenvolve, fabrica e comercializa máquinas de corte e gravação a laser e apresentará, durante a Febratex, as mais avançadas soluções tecnológicas em processamento de materiais por meio do laser. Entre os destaques está o sistema Conecti que integra uma única máquina de corte e gravação a laser a qualquer modelo de bordadeiras e entenda os diferenciais apresentados na nova visão Led, sistema utilizado nas máquinas modelo Vista e Prisma. Saiba porque a nova geração da visão artificial irá alavancar a produtividade dos processadores de bordados, etiquetas, patches, termo colantes e estampados.

A marca Bordatex é nova no mercado, porém a fábrica é antiga, e com uma vasta experiência na fabricação de máquinas de bordar. Localizada em Içara, a Bordatex é a única fábrica brasileira que fabrica máquinas de bordar industriais até 8 cabeças, pioneiros em fabricação de máquinas de bordar. Lançam na Febratex 2010 um novo aplicador de lantejoulas. As lantejoulas são uma tendência tanto na área de confecção como calçadista. O aplicador de lantejoulas das máquinas Bordatex não usa ar comprimido, sendo seus movimentos feitos totalmente com motores de passo, facilitando assim a instalação da máquina, não necessitando de compressor de ar.

A Operacional Têxtil, de Blumenau, apresentará na Febratex o conceito Solution através do SGT Sistema de Gestão Têxtil, um ERP completo, modular e especialista do segmento têxtil. O sistema está voltado à gestão das áreas de operação, que compreendem da compra de matérias primas e insumos até a venda e faturamento por nota fiscal eletrônica de produtos acabados, passando por toda a transformação, engenharias, planejamento, custos e qualidade.

A Systêxtil Informática, de Jaraguá do Sul, também irá apresentar seus softwares voltados à Indústria Têxtil. Entre os produtos que estarão em exposição no espaço da empresa estão o Software de Gestão Têxtil e o Sistema Controle de Produção – PMS.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem
  • http://www.bordatex.com.br Daniela Moura

    Gostaria apenas e complementar as informações sobre o novo aplicador de lantejoulas da Bordatex que além da tecnologia de motores de passo, também proporciona ao bordado em aplicação de lantejoula um efeito multicolorido,com esta nova tecnologia é possível fazer estampas em lantejoulas, além disso o Novo Aplicador Modelo VM é o único aplicador móvel disponível no mercado.