Era cognitiva impulsiona novos serviços na Teltec Solutions

Empresa completa 25 anos e formaliza parceria com IBM para ampliar portfólio

 

Os sócios da Teltec Solutions: Diego Brites Ramos, Glauco Brites Ramos, Rafael Araújo, Daniel Heller e Alexandre Moraes / Foto: Marcos Campos/Divulgação

Os sócios da Teltec Solutions: Diego Brites Ramos, Glauco Brites Ramos, Rafael Araújo, Daniel Heller e Alexandre Moraes / Foto: Marcos Campos/Divulgação

A era dos sistemas cognitivos – capazes de entender dados em volumes enormes, raciocinar e dar respostas a partir destas informações – é o novo foco de atuação da catarinense Teltec Solutions, que comemorou em março 25 anos de fundação. A empresa, que registrou um aumento de quase 100% no faturamento ao longo dos últimos quatro anos (o que a colocou entre as PMEs que mais cresceram no país em ranking da Deloitte/Exame), firmou em fevereiro passado uma parceria com a IBM para reforçar o portfólio de ofertas em Infraestrutura de Nuvem. Na visão de Rafael Araújo, CTO da Teltec Solutions, o novo parceiro vai possibilitar a oferta de plataforma e ferramentas cognitivas.

 

“Esses sistemas de computação cognitiva já são realidade e é assim que diversos segmentos de governo, justiça, educação, saúde, varejo, assim como bancos, hotéis estão se reinventando. Imagine reconhecer doenças antes mesmo que os pacientes apresentem os sintomas, prever tendências antes que elas sejam moda, responder a perguntas antes mesmo delas serem feitas”.

Rafael Araújo Silva, CTO da Teltec Solutions.

 

Os 25 anos representam mais um capítulo de mudanças na história da empresa: criada em 1991 pelo engenheiro Glauco Brites Ramos com foco na implantação de redes de telefonia no interior de Santa Catarina, a Teltec passou por recorrentes transformações. A primeira veio ainda na década de 1990, após a privatização das telecomunicações no país, que levou a empresa para a área de TI, mais especificamente para o suporte de redes de dados.

 

Foi quando entraram em cena os atuais sócios, Diego Brites Ramos (filho de Glauco), Rafael Araújo e Daniel Heller, amigos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo da década de 2000, a empresa, então chamada Teltec Networks, passou a atuar em parceria com grandes multinacionais (Cisco, Citrix, HP, Palo Alto) para atender áreas públicas como Educação e Justiça. Em 2013, mudou o ‘sobrenome’ para Teltec Solutions, fortalecendo a marca como uma provedora de serviços e soluções em TIC.

 

Com o crescimento da computação em nuvem, a Teltec tem apostado cada vez mais na área de serviços (setor cujo faturamento cresceu 150% na empresa em 2015) e vem avançando no setor privado em áreas como Educação (com projetos desenvolvidos para instituições como Estácio de Sá e a Universidade Tiradentes, de Alagoas) e Saúde. No ano passado, foi inaugurado um Centro de Operação de Rede (Network Operation Center) com atendimento 24×7 para monitoramento da infraestrutura de TI dos clientes. O futuro – ou melhor, o presente – passa pela oferta de soluções baseadas em sistemas cognitivos. Como destaca o CTO:

 

“Além desta reorganização para serviços, investimos em reforçar nossas verticais de atuação em educação, justiça e saúde, assim como investimos na organização de processos internos para inovação. Hoje, a Teltec é uma empresa muito mais preocupada em buscar e desenvolver soluções que tragam mais resultados de negócios do que apenas resultados de TI.”

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem