Curso de arquitetura de informação para profissionais de internet

O principal trabalho de um arquiteto de informação é organizar a informação de um website para que seus usuários possam encontrar coisas e alcançar seus objetivos. Entender o papel desse novo profissional é essencial para o sucesso de um negócio na área digital. Pensando nisso, a Clear Educação e Inovação, empresa de capacitação e treinamento para líderes e empreendedores em diversas áreas, com foco especial em Marketing e Negócios Digitais preparou uma série de cursos de curta duração.

Arquitetura de Informação e Usabilidade é o segundo tema a ser abordado, onde serão ensinadas técnicas e metodologias aos profissionais que desejam trabalhar nesse meio ou aprender a demandar projetos que envolvam o trabalho de um arquiteto de informação. O objetivo do curso é trazer um panorama sobre Arquitetura de Informação e Usabilidade: processos técnicos, metodologias, influências nos negócios digitais, integração de website com as mídias sociais e mensuração de resultados fazem parte do programa de ensino. Pesquisas com clientes e usuários, pesquisas contextuais e de conteúdo, benchmark (site atual, sites concorrentes e sites de referências), web analytics e dados estatísticos, além de avaliações heurísticas são essenciais para conhecer o público-alvo e garantir sucesso no projeto. Assim, os alunos vão aprender a aliar o conhecimento a seu favor, assimilando na prática os conteúdos que do curso.

O treinamento vai oferecer apostila, newsletter oficial com artigos, bibliografia, download da aula e painel de networking (relação dos participantes que autorizaram a divulgação de seus emails para troca de experiências), coffee break e certificado de conclusão.

O arquiteto de informação e professor universitário Hélio Costa será responsável por ministrar o curso com duração de 16 horas. Ele possui MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital e já passou por grandes empresas como Telefonica e Santander e também por agências atendendo marcas como Nestlé, Semp Toshiba entre outras. Atualmente é Analista de Marketing da Dígitro.

A Arquitetura de Informação é extremamente importante para um projeto web, pois por meio de seus métodos e ferramentas, possibilita conhecermos com mais detalhes os usuários que irão acessar o site e assim fazer com que seja mais organizado e eficiente. Os responsáveis do site, por sua vez, ganham usuários mais fiéis, uma conversão maior em vendas e leads, mais persuasão do site e a facilidade de entregar a informação necessária e útil ao cliente.

Hélio Costa, professor

O curso é inédito em Santa Catarina e tem a proposta de entender as principais mudanças ocorridas na Comunicação e no Marketing nos últimos anos. Além de conhecer o novo perfil dos gestores que trabalham nesse meio, a internet abre um leque de possibilidades, mas é preciso saber usá-las. Assim, com conhecimento e troca de experiências entre profissionais e estudantes, é possível fazer um bom networking para uma carreira de sucesso.

Para saber mais informações sobre esse curso e outros oferecidos pela Clear Educação e Inovação pelo telefone (48) 3039-1228 ou no site http://www.cleareducacao.com.br. Acompanhe as notícias também pelo twitter @cleareducação.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem