Como criar startups de sucesso

A capital catarinense será uma das duas cidades no país a retransmitir a primeira edição da conferência Startup Lessons Learned (SLL Conference), que acontece no dia 23, sexta-feira. O evento, realizado em San Francisco, Califórnia, tem como objetivo reunir empreendedores interessados em conhecer os passos de criação, desenvolvimento e crescimento de empresas nascentes de tecnologia – chamadas de startups tecnológicas.

Os empreendedores de Florianópolis, assim como de Belo Horizonte, terão a oportunidade de assistir – em transmissão simultânea – palestras e painéis com os principais especialistas internacionais sobre o tema “lean startups” – uma metodologia criada com o objetivo de entender quais os mecanismos que fazem uma empresa obter sucesso no mercado. O evento é uma iniciativa do grupo Floripa Startups, com promoção do blog Tecnologia e Inovação Santa Catarina e apoio da Fundação Certi, Celta, MIDI Tecnológico e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

A transmissão poderá ser conferida no dia 23, no Centreventos Ministro Renato Archer, no Parque Tecnológico Alfa (SC 401, Km 01). Pela manhã, a partir das 10h, será feita uma apresentação do grupo Floripa Startups, uma iniciativa de empreendedores locais que tem como objetivo fomentar e discutir aspectos comuns, desafios e experiências. Na oportunidade, o coordenador do evento, Eric Santos, da Praesto Convergence, irá palestrar sobre “Lean Startup” e tirar dúvidas dos presentes sobre o tema, que será destaque ao longo da tarde e noite na transmissão simultânea.

Lean startup é um conceito que aponta às melhores práticas em criação e valorização de empresas nascentes, que ainda é novidade nos Estados Unidos, assim como no Brasil. O evento será uma ótima oportunidade para fomentar ainda mais o empreendedorismo tecnológico e inovador em Santa Catarina.

Eric Santos, coordenador do evento

Além das palestras, o encontro será uma oportunidade para networking de profissionais interessados no tema e marca o início de uma série de eventos sobre este assunto.

Santa Catarina sempre foi referência em polo tecnológico e incubação de empresas. É preciso continuar nesta liderança estudando novos modelos de fomento e criação de negócios. O grupo Floripa Startups e este primeiro evento pretende contribuir neste cenário cada vez mais promissor.

Rodrigo Lóssio, editor executivo do blog TI Santa Catarina

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site Floripa Startups Meetup. Lá é possível conferir a programação do evento e os profissionais confirmados.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem