Certi assina acordo com alemã Fraunhofer

LinkedIn

A Fundação CERTI, de Florianópolis, assinou neste início de ano um acordo de cooperação com a Sociedade Fraunhofer, com sede em Munique, na Alemanha. A Fraunhofer opera o maior complexo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico europeu, constituído de 80 institutos, cobrindo as demandas atuais e futuras do setor empresarial. Com a presença do diretor e professor Ing Norbert Meyendorf, também foi assinado o acordo de cooperação específico com o IZFP, de Dresden, especializado em manufatura eletrônica, instrumentação médica e de ensaios complexos.

Os acordos promoverão o desenvolvimento de projetos em conjunto entre as duas instituições, o intercâmbio de conhecimento técnico e científico e de profissionais dos dois países, visando o aumento da capacidade tecnológica das instituições no atendimento ao setor empresarial.

A CERTI, reconhecida instituição de ponta em desenvolvimento tecnológico, já vinha mantendo parcerias com o Instituto Fraunhofer – IZFP desde 2005, por meio de seu Laboratório de Placas Eletrônicas, o LABelectron, e do intercâmbio de profissionais realizando doutorado na instituição alemã. De acordo com o Prof. Meyendorf, a capacidade de produção fabril do LABelectron, que produz placas eletrônicas em pequenas séries, vem ao encontro de uma demanda já existente pelo lado alemão. O Instituto também reconhece no LABelectron um parceiro no Brasil para o desenvolvimento de microeletrônica, expertise do Laboratório.

De acordo com o Superintendente de Operação da CERTI, Gunther Pffeifer, os novos acordos permitirão intensificar a parceria, promovendo maior intercâmbio de conhecimento e de profissionais entre as duas instituições. Pelo lado alemão, o Prof. Meyendorf, afirmou que uma das possibilidades é, a médio prazo, ser instalado um centro de pesquisa da Sociedade Fraunhofer em Florianópolis, no Sapiens Parque, fortalecendo a interação com institutos de ciência e tecnologia de universidades brasileiras.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem