Catarinense implanta sistema de medição em central eólica na Bahia

Com a demanda crescente do Brasil por energia elétrica, associada às necessidades de aproveitamento de fontes energéticas alternativas, as centrais eólicas já despontam como uma importante fração da Matriz Energética Brasileira. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o país tem hoje 57 parques eólicos em operação, com 1.123 MW de potência instalada.

Com essa conjuntura de mercado, a Way2, empresa que atua no segmento de medição remota e gestão de energia, estende a sua solução de medição para PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) às usinas eólicas. É o caso do Parque Eólico da Bahia, a ser inaugurado entre outubro e novembro deste ano, utilizando as soluções da Way2 para gestão da medição de faturamento.

O Parque é uma construção da Desenvix, empresa focada no desenvolvimento, implantação e operação de novos projetos nas áreas de geração e transmissão de energia elétrica, baseada em fontes renováveis. A Desenvix já utiliza os Serviços de Gestão da Medição – S3 – da Way2 nas PCHs Santa Rosa II, Santa Laura, Moinho e Esmeralda e na Usina Hidrelétrica Monjolinho.

Os serviços visam garantir a adequação regulatória dos pontos de medição às exigências da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, trazendo segurança à operação comercial dos empreendimentos. Além dos serviços básicos de medição, envio de dados à CCEE e acesso do empreendedor aos dados pela internet, o pacote inclui a tecnologia de monitoramento do canal de inspeção lógica, pela qual os acessos da CCEE para auditoria dos dados de medição são registrados e diagnosticados para alarmar falhas aos operadores da Way2.
Thales Rodrigues Fonseca, engenheiro de medição da Way2

Autor: Diego Cardoso

Jornalista, lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, magna ut ullamcorper consectetur, sapien felis faucibus eros, eget gravida lacus risus vel justo. Sed venenatis nulla molestie ipsum faucibus elementum. In posuere mi orci, imperdiet ullamcorper neque malesuada sed. Fusce aliquet eros in tincidunt maximus. In hac habitasse platea dictumst. Donec eros nunc, pharetra id luctus eu, pharetra in risus. Proin eget dolor eget purus sagittis facilisis sed a purus.

Compartilhe esta postagem