ACATE lança programa de internacionalização de empresas de tecnologia catarinenses

Missão EUAAmpliar a competitividade das empresas catarinenses por meio de ações sistemáticas com foco no mercado internacional. Este é o objetivo do Programa de Internacionalização ACATE, uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, que tem como primeiro passo uma missão técnica e de mercado aos Estados Unidos. Entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro, empresários do setor tecnológico catarinense irão visitar o Vale do Silício e Miami para iniciar o desenvolvimento de parcerias estratégicas com empresas e consultorias com atuação no mercado norte-americano.

A programação compreende visitas a aceleradoras de empresas, instituições de fundos de investimentos, empresas como Google, Intel, entre outras a confirmar, a Universidade de Stanford, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e à Duvekot. Esta última, uma consultoria parceira da ACATE para apoiar os projetos de internacionalização das empresas catarinenses. A expectativa é reunir 15 empresários para a missão.

Programa de Internacionalização
A ACATE acompanha e tem apoiado há muitos anos diversas iniciativas desenvolvidas por instituições de governo e entidades multissetoriais que têm como foco ampliar a capacidade de internacionalização das empresas de tecnologia. O objetivo do Programa de Internacionalização ACATE é se integrar a iniciativas existentes e passar a discutir e promover internamente entre os associados uma cultura empreendedora global.

Queremos que nossas empresas passem, desde a sua concepção, a pensar no mercado internacional e não somente no brasileiro. O grande mercado interno do Brasil acaba sendo o motivo das empresas adiarem os objetivos de se internacionalizar.

Guilherme Bernard, presidente da ACATE

Entre as ações previstas no programa estão capacitação para exportação, marketing internacional, prospecção de novos mercados e fornecedores globais e participação em missões e feiras internacionais. Durante a missão, os empresários conhecerão iniciativas de apoio à internacionalização de empresas brasileiras e firmar convênios e parcerias para este objetivo.

Missão aos Estados Unidos
A agência responsável pela emissão de passagens e orientação sobre visto e hospedagem para a missão ao Vale do Silício e Miami é a VTC Viagens. Os interessados devem confirmar participação até o dia 13 de setembro. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail secretaria@acate.com.br ou pelo telefone 2107-2715.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem