Workshop para projeções financeiras e valuation de startups

Nos dias 19 e 20 de Outubro acontecerá em Florianópolis, o 1º Workshop de Projeções Financeiras e Valuation para Startups. O evento é uma iniciativa do Vilaj Coworking junto com Rodrigo Ventura, analista de investimentos e sócio da gestora do Fundo SC, fundo de venture capital com foco em empresas inovadoras emergentes de Santa Catarina.

O workshop é voltado para empreendedores iniciantes que buscam entender conceitos básicos de contabilidade e finanças para micro e pequenas empresas, querem aprender a construir projeções financeiras consistentes e analisar a viabilidade econômica de projetos. Seja para melhorar a gestão da empresa, ou captar um investidor, o workshop proporcionará uma experiência diferenciada, através da visão de um fundo de investimento.

O workshop foi dividido em três módulos, podendo o participante escolher o conteúdo que mais lhe interessar. O 1º módulo abordará contabilidade básica, as estruturas dos principais demonstrativos contábeis e a modelagem e projeção de receita, impostos, custos e despesas. No 2º módulo serão tratados temas como matemática financeira básica, juros, investimentos, capital de giro e o cálculo do fluxo de caixa. Já o 3º módulo abordará os principais métodos de valuation praticados pelo mercado, tanto os mais objetivos quanto os mais subjetivos, tratará também do cálculo correto da necessidade de investimento, da negociação e do cálculo de participação acionária, bem como de taxas internas de retorno.

Entre as principais dúvidas e curiosidades abordadas no workshop estão:

  • Quais são as despesas que os empreendedores mais esquecem nas suas projeções?
  • Qual a importância do capital de giro e por que uma empresa pode ser lucrativa e quebrar por falta de caixa ao mesmo tempo?
  • Como se calcula o valor de uma empresa sem faturamento?

Todo o workshop será voltado para a prática e ao final, cada participante deve ser capaz de entender os parâmetros que envolvem projeções financeiras e valuation de startups, tendo em mãos uma ferramenta pronta para analisar cenários, calcular a viabilidade financeira da sua idéia e apresentar tanto para investidores como para sócios.

Além da realização do Vilaj Coworking, o workshop conta com o apoio do SEBRAE e da ContaAzul. Todo participante do curso ganhará um desconto de 50% durante seis meses na mensalidade da plataforma da ContaAzul, sistema de gestão para pequenas empresas.

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem