Últimas Notícias

Curso para venda de tecnologia

A SUCESU-SC promove de 29 a 31 de março um curso sobre negociação e vendas voltado a profissionais e empresas de tecnologia. Uma oportunidade de capacitação para equipes de vendas interessadas em adquirir ou reciclar conhecimentos na área. Inscrições e informações no site da entidade.

Leia Mais
JExperts investe em software de gestão de projetos com planejamento estratégico
mar22

JExperts investe em software de gestão de projetos com planejamento estratégico

Utilizar uma boa ferramenta para gerência de projetos e alinhar as ações e decisões tomadas ao planejamento estratégico da empresa. Estas são as diretrizes e a grande aposta da empresa JExperts Tecnologia na assistência a empresas com cultura de gerenciamento de projetos. Com sede em Florianópolis, a empresa é hoje uma das que mais cresce no desenvolvimento de ferramentas e no atendimento a empresas e organizações que gerenciam projetos. Fundada em 2002, a JExperts iniciou com o desenvolvimento de software sob demanda e encontrou na gestão de projetos um mercado a ser explorado. O carro-chefe da empresa é o software Channel, uma alternativa às ferramentas existentes no mercado. Diferentemente dos demais softwares, o Channel é completamente customizável, e faz parte de um processo maior, que envolve treinamento e popularização do uso da ferramenta dentro da organização. O Channel foi desenvolvido pensando em empresas que procuram uma ferramenta com baixo custo de propriedade, mas precisam de um controle sofisticado de seus projetos. Estas empresas estão desasistidas por grandes ferramentas existentes no mercado, que demandam altos investimentos. Sérgio Viola, diretor de negócios da empresa Segundo ele, além dos custos reduzidos da licença e da implantação do software, a possibilidade de customização da ferramenta atende às demandas específicas de cada empresa. Deste modo, empresas de médio porte podem ter um sistema completo no mesmo nível das grandes corporações que já utilizam o Channel. Organizações diferentes exigem ferramentas diferentes. Embora a gerência de projetos seja uma atividade com procedimentos padrão, a forma com que é executada em cada empresa varia de acordo com as atividades realizadas e o plano de ação traçado para cada situação. A partir dessa constatação, a JExperts identificou a customização de suas ferramentas como um grande diferencial. Mercado Nos últimos anos, a JExperts se consolidou como uma importante empresa desenvolvedora de software no estado de Santa Catarina. Até 2005, teve como foco desenvolver produtos específicos sob demanda e conquistar empresas e organizações de médio e grande porte, em especial do setor de energia. Entre os clientes conquistados nesta fase está a Eletrosul Centrais Elétricas e Celesc que, entre outros, realiza estudos e projetos, constrói e opera instalação de transmissão e de geração de energia elétrica. Para 2010, a empresa tem como meta expandir a atuação nos três estados da região sul e começar a atuar na região sudeste. Além do aperfeiçoamento do software Channel, a empresa pretende aumentar sua fábrica de software. Com informações da assessoria de imprensa da...

Leia Mais

Abradi-SC faz encontro em Criciúma

As agências digitais catarinenses tem encontro marcado nesta sexta-feira, dia 19, em Criciúma, para mais um encontro mensal da entidade. Além de contar com pauta específica de ações da Abradi-SC, o encontro contará palestra com o editor executivo do TI Santa Catarina, Rodrigo Lóssio, sobre assessoria de imprensa, tecnologia e relacionamento digital.

Leia Mais
A Floripa que inova
mar18

A Floripa que inova

Recentemente fizemos aqui no TI Santa Catarina uma série que analisou 14 aspectos vencedores da experiência do Vale do Silício americano, comparando com Florianópolis. Ali evidenciamos diversas potencialidades de Floripa no contexto de inovação. Mais fatos e dados tem destacado Florianópolis, a ponto de lançar a marca Capital da Inovação. Atualmente somente a capital catarinense, sem contar a região metropolitana, possui mais de 500 empresas de base tecnológica que, juntas, faturaram em 2009 cerca de R$ 1,2 bilhões, empregando mais de 5 mil pessoas. A cidade possui ainda quatro fundos de capital de risco e semente, dez centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e 15 centros universitários. A Newsweek considerou em 2006 Florianópolis uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo. Há anos a revista Você S/A tem lembrado o município como um dos melhores para se trabalhar e a Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócios em todo o país. A Fundação Getúlio Vargas a destacou como a primeira capital do país em Inclusão Digital e a ONU como a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Sem contar as menções da britânica BBC e do italiano Corriere della Sera como o provável Vale do Silício na América do Sul. Celta e MIDI Tecnológico receberam prêmios nacionais de empreendedorismo inovador como melhores incubadoras do país e diversas empresas florianopolitanas já foram premiadas pela principal premiação nacional a iniciativas inovadoras: o Prêmio FINEP de Inovação. Outra pesquisa inédita que, inclusive, será apresentada durante o lançamento da marca Capital da Inovação, mostra o impacto da inovação nas empresas catarinenses a partir da experiência do programa Juro Zero, da FINEP, no Estado. As companhias da Capital foram as grandes destaques no programa, responsáveis por 58% dos projetos aprovados. O Juro Zero é operado nacionalmente por meio de uma linha de financiamento voltada para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. No estado, na primeira fase do programa foram 31 projetos inovadores aprovados, num montante total de R$ 17 milhões em financiamentos. O faturamento médio das empresas aumentou em média 50% no período de execução do projeto, após a tomada do crédito. A exportação de produtos e serviços também foi destaque entre as empresas participantes, com crescimento de 101%. Fora da esfera tecnológica, a maricultura surge como umas das principais inovações de Florianópolis, criada por meio de uma tecnologia desenvolvida no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em áreas como turismo e mobilidade urbana, por exemplo, fica evidente que Florianópolis ainda tem um logo caminho para percorrer, na promoção de ações e projetos inovadores. As iniciativas são isoladas, com algumas exceções, como foi, por exemplo, a ideia de se oferecer e comercializar em Jurerê Internacional espumante aos turistas que frequentavam um dos balneários mais badalados do país. Quem sabe o lançamento da marca Capital da Inovação não estimule estes segmentos a buscarem cada vez mais diferenciação e inovação? Fica a provocação (e o...

Leia Mais
Florianópolis lança marca Capital da Inovação
mar18

Florianópolis lança marca Capital da Inovação

Posicionar a capital das catarinenses como um dos principais centros de iniciativas inovadoras do Brasil e do mundo. Com este objetivo, entidades empresariais, governamentais e instituições de ensino e pesquisa lançam nesta quinta a marca Florianópolis: Capital da Inovação. Por meio desta bandeira, estas organizações querem promover todas as iniciativas inovadoras desenvolvidas pelas empresas de base tecnológica, especialmente, mas também por universidades e centros de pesquisa, empresas de serviços em áreas como maricultura, turismo, entre outras atividades econômicas da região. Claro que muito ainda tem que ser feito, em diversas áreas, para Florianópolis poder faz juz ao título que estas instituições e o governo municipal querem enfatizar. A ACATE será a gestora da marca, conforme convênio assinado ano passado com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis (SMCTDES). Todas as entidades representativas florianopolitanas interessadas em promover a cidade como Capital da Inovação poderão ser signatárias da marca por meio de um protocolo de intenções que será assinado durante o evento desta quinta. Este documento estará à disposição por meio de um portal que destacará como as empresas e entidades poderão fazer uso da marca. Mais do que destacar o que já está sendo feito, a marca pretende dar um norte para que todas as atividades econômicas, sociais e culturais da cidade possam caminhar no sentido de buscar constantemente a inovação, seja ela incremental ou radical, buscando a diferenciação. Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE A competitividade de uma região depende da capacidade de gestão e atuação em rede de empresas e instituições. A marca Capital da Inovação deve representar o compartilhamento de uma identidade e o alinhamento de estratégias de desenvolvimento econômico sustentável. Carlos Roberto De Rolt, secretário municipal de C&T O lançamento contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de empresários e lideranças de diversos segmentos econômicos do município. O evento faz parte da programação dos 284 anos de fundação de Florianópolis, comemorados no dia 23 de março. Confira ainda hoje um post aqui no TI Santa Catarina sobre os destaques das Floripa que...

Leia Mais