Interacto Digital investe em tecnologia touchscreen
Aproveitar o recurso de interatividade que as telas sensíveis ao toque permitem para criar aplicativos e soluções como visualização em 3D de um apartamento novo ou ainda desenvolvimento de jogos interativos. Esta é a aposta da tecnologia desenvolvida pela catarinense Interacto Digital. A empresa, que tem apenas oito meses de vida, já conquistou clientes como O Boticário, Assembleia Legislativa do Ceará, Associação Brasileira de Agências de Viagem – Seção Santa Catarina (ABAV-SC), Cecrisa e Casan. Nossa estratégia é oferecer ao mercado publicitário, mais especificamente ao BTL (Below the Line), a maior gama de produtos de tecnologia de ponta. Conseguimos ampliar as iniciativas deixando nossos clientes mais perto do público. Isso é fundamental, conseguir unir esse tipo de tecnologia ao desejo do consumidor. Sérgio Queiroz, sócio da Interacto Para a ABAV-SC, a empresa desenvolveu uma mesa interativa com o Manual do Turista Feliz. Pelo aplicativo, uma pessoa pode selecionar diversas ações: manipular um mapa e ampliar detalhes dele, conhecer fotos turísticas das região, além de conhecer vídeos com dicas para curtir uma viagem segura. Já o Manual traz dicas de turismo para quem chega no Estado catarinense. Um totem multitouch foi desenvolvido para a Casan e está em exposição até o dia 27 de abril na Casa Cor 2010 Santa Catarina. O equipamento traz um jogo em que ensina as pessoas a economizarem água. Na tela principal, é possível conhecer a estrutura da Casan por meio dos mapas e, também, jogar. Ao passa a mão pela tela, surge um efeito de água similar ao real. Para os próximos meses, a Interacto prepara novidades. Entre elas, está uma vitrine reativa, que vai interagir com o público, e uma moldura multitouch adaptada para TVs de LCD. Sobre a empresa A Interacto Digital é uma empresa incubada virtual do MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo SEBRAE-SC e gerenciada pela ACATE. A Interacto é especializada em tecnologia nacional para monitor 3D, som direcional, bluetooth marketing, piso interativo, parede interativa, telas multitouch, vitrine interativa ou reativa, RFID e reconhecimento gestual. Com informações da assessoria de imprensa do MIDI...
Leia MaisSuitePlus representa Brasil em conferência da NetSuite
O processo de adaptação de ferramentas de CRM, ERP e e-Commerce da NetSuite para o mercado brasileiro e o sucesso de expansão das soluções na América do Sul por meio da catarinense Suiteplus serão tema de uma das mesas redondas do SuiteCloud 2010. Realizado anualmente pela NetSuite, líder mundial em soluções de computação na nuvem, o evento acontece desde o dia 14 e termina nesta sexta, na cidade norte-americana de San Francisco. Neste ano, o SuiteCloud reúne profissionais do mundo todo para discutir como este novo modelo de desenvolvimento pode otimizar ferramentas de negócios e alimentar aplicações sofisticadas para a indústria. O sucesso do processo de tropicalização das ferramentas no Brasil, realizado pela SuitePlus Tecnologia, teve destaque durante o evento. Fomos convidados, ao lado de poucas empresas representantes da NetSuite no mundo, para apresentar o que estamos realizando no Brasil e como as adaptações locais estão refletindo em sucesso de uso e conquista de novos clientes. A conferência também é uma importante oportunidade para avaliar as ações desenvolvidas no Brasil e conhecer metodologias para otimizar o potencial da computação na nuvem. Rodrigo Zerlotti, responsável pela área de desenvolvimento e novos negócios da SuitePlus Mercado brasileiro No Brasil, as ferramentas NetSuite ainda são uma novidade. Começaram a ser comercializadas no país no ano passado, quando a SuitePlus passou a atuar comercialmente como representante exclusiva da NetSuite no país. As soluções foram lançadas em junho, após um trabalho intenso de adaptação das ferramentas ao mercado brasileiro, que incluíram tradução de 3 mil telas, além de adaptação aos sistemas financeiro e fiscal nacionais. A flexibilidade, a alta mobilidade e a agilidade dos sistemas estão garantindo o sucesso local. Antes mesmo do término do primeiro trimestre de 2010, o Brasil já é reconhecido como o que mais expandiu em vendas de ferramentas NetSuite na América do Sul e o segundo em vendas na América Latina, atrás apenas do México. Concorrência acirrada O SuiteCloud 2010 acontece em um momento em que a NetSuite está sendo reconhecida como importante fornecedora de CRM no mundo. Pesquisa recente publicada pelo portal norte americano Business Software comparou as ferramentas oferecidas pelos 40 principais fornecedores de CRM, entre elas a NetSuite. Estar baseada completamente na internet, com 6,6 mil empresas clientes em todo o mundo, acessível a qualquer hora, de qualquer lugar, e com custo reduzido com tecnologia, através de SaaS (Software as a Service), foram os pontos fortes destacados pelo estudo. NetSuite permite às empresas o gerenciamento de todas as operações de seu negócio em um único sistema, que inclui contabilidade/ERP, CRM e e-Commerce. NetSuite é adquirido como um serviço on-demand, não exige aquisição de hardware, sem taxa up-front e sem configurações complexas. Portal Business...
Leia MaisPirataria de software causa prejuízo de R$ 126 milhões para SC
Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) revelam que o estado de Santa Catarina perdeu, em 2008, cerca de R$ 126 milhões apenas em função da pirataria de software e é, atualmente, o 7º estado com os maiores prejuízos. De acordo com um estudo realizado pelo International Data Corporation (IDC), se a pirataria do setor fosse reduzida dos atuais 58% para 50%, a região geraria mais de 2,3 mil empregos diretos e indiretos, a indústria local de tecnologia teria um acréscimo no faturamento superior a R$ 187 milhões e o estado um aumento na arrecadação de impostos da ordem de R$ 30 milhões. De acordo com pesquisa mundial conduzida pelo IDC e divulgada pela Business Software Alliance (BSA), em parceria com a ABES, embora o Brasil tenha registrado queda no índice de pirataria pelo quarto ano consecutivo, os prejuízos aumentaram e foram estimados em US$ 1,645 bilhão. Para reverter esse cenário o combate a essa prática ilegal tem sido bastante intenso. Em 2009 foram realizadas 662 operações em todo o país que resultaram na apreensão de 1.128 milhão de CDs piratas. Sabemos que esse crime tem migrado fortemente para a Internet, portanto durante todo o ano desenvolvemos um trabalho intenso nesse meio também. Para se ter uma ideia, ao todo foram retirados do ar mais de 313 sites destinados a venda de produtos ilegais, além de 19,3 mil anúncios, um resultado 26% superior se comparado a 2008. Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES Além disso, as entidades computaram um total de 5,7 mil denúncias por e-mail e telefone que resultaram no envio de mais de 10,9 mil notificações ? montante 251% acima do registrado em 2008. O combate à pirataria corporativa foi outro grande alvo em 2009. Ao todo foram iniciadas 160 ações contra empresas que estavam com suas bases instaladas irregulares e que não quiseram legalizar a situação. Sobre a ABES A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) é uma entidade de classe a nível nacional do setor de software, que congrega cerca de 820 empresas no Brasil responsáveis por aproximadamente 80% do mercado. O catarinense Gerson Schmitt é o atual presidente da entidade, que atua desde 1986 em prol do setor, cumprindo sua missão de representação tanto nas áreas legislativa e tributária, quanto no que diz respeito à instituição de políticas voltadas para o crescimento do setor de software no país, particularmente no que concerne à produção local de programas de computador, pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia da informação, além de trabalhar na defesa dos direitos autorais de programas de computador. Com informações da assessoria de imprensa da...
Leia MaisPainel discute em Floripa rumos do marketing digital no Brasil
O período da manhã do Digitalks Florianópolis trouxe muito conteúdo e atualização de conceitos para o público catarinense, que ainda carece de eventos com foco em marketing digital e mídias sociais. O TI Santa Catarina está no evento, por meio de uma cobertura colaborativa agregando todos os tuites com a hashtag #digitalks. Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, abriu o evento apresentando como está o mercado digital e as perspectivas para 2010. Falou sobre a atuação da instituição no ambiente brasileiro e a importância de cada vez mais capacitar os profissionais para encararem esta nova realidade de marketing e publicidade. Igor Senra, diretor executivo do MoIP, sistema de pagamentos digitais patrocinador do evento, apresentou o cenário do comércio eletrônico brasileiro, potencial de crescimento e oportunidades. Entre os destaques da palestra esteve alguns aspectos que uma loja virtual deve ter para ser eficiente, segura e ter credibilidade. Por fim, nas palestras, Alex Pinheiro, CEO da Hands apresentou o mobile dentro do contexto do marketing digital – como as estratégias para o meio digital estão migrando para o ambiente móvel. Pinheiro apresentou as principais diferenças de estratégias e tecnologias entre um aplicativo e um site móvel – suas vantagens e desvantagens e as melhores aplicações. Ao final da manhã, um painel com os três palestrantes e ainda dois catarinenses – o diretor da Cellmídia, Rodrigo Rossoni, e o diretor de tecnologia da ADVB-SC e CEO da Suntech, Maurício Ibarra Dobes – discutiu os rumos do marketing digital no Brasil. Os novos padrões de consumo e realidade do uso da internet no país teve destaque no painel. Tendências como o marketing político, na iminência de mais uma eleição, foram apontadas como grande vetores de projetos no meio digital para o ano de 2010. O amadurecimento do mercado publicitário foi apontado pelos painelistas como importante para o crescimento das ações em meios digitais. Somos pioneiros no mercado mobile aqui em Santa Catarina, atuando há seis anos, inicialmente com uma plataforma de SMS. Eventos como o Digitalks são importantes para Florianópolis, com o objetivo de amadurecer cada vez mais o mercado local. Na área mobile, iniciamos numa área inexistente até há alguns anos em que precisávamos educar o nosso mercado. Hoje atuamos com marketing digital multi-plataforma. Rodrigo Rossoni, diretor da Cellmídia Como diretor de tecnologia da ADVB-SC, acredito na importância de iniciativas como o Digitalks principalmente na divulgação das novas mídias digitais no ambiente de negócios, de venda e de marketing. Oportunidades para a troca de experiências, cultivar e plantar os novos conceitos e como explorar este novo meio ambiente. Maurício Dobes, diretor de tecnologia da ADVB/SC e CEO da Suntech Confira a cobertura colaborativa no Coveritlive: Cobertura Digitalks...
Leia MaisFAPESC avalia impacto do Pappe Inovação
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) promoveu em abril um seminário para avaliar os impactos do Programa de Apoio a Pequenas Empresas, conhecido como PAPPE Inovação. Muitos dos resultados apresentados se referem a inovações tecnológicas para indústrias. Lançado em 2004, o PAPPE promove a pesquisa e o desenvolvimento nas empresas catarinenses, favorecendo sua aproximação com instituições de pesquisa, de modo a gerar e implantar inovações com alto valor agregado pelo conhecimento científico e tecnológico. Os 14 projetos aprovados ? via chamada pública – receberam a parcela final dos valores desembolsados pela Fapesc e Finep. A primeira entrou com RS$ 1.690.264,00 e a segunda, com RS$1.630.023.00, aos quais se somam RS$ 660.892,00 de contrapartida das empresas. Foi a primeira experiência da FAPESC em projetos de subvenção a micro e pequenas empresas. A fundação catarinense foi a parceira na FINEP no lançamento da chamada pública, repasse de recursos e acompanhamento aos projetos selecionados. Inovação catarinense Entre os projetos apresentados no evento estava um novo processo de soldagem que a empresa IMC Engenharia de Soldagem, Instrumentação e Automação criou. O processo está sendo implementando na Embraco, com possibilidade de substituir todos os equipamentos de soldagem da multinacional, inclusive no exterior. Em outra área, a Vitroplanta Biotecnologia Vegetal estudou como produzir sementes de alho livres de vírus. Além de melhorar a qualidade do alho e por conseqüência dar maior segurança alimentar aos consumidores, a pesquisa contribui para aumentar a produtividade do cultivo e a renda do agricultor que adotar a nova técnica. Com informações da assessoria de imprensa da...
Leia Mais