Últimas Notícias

As boas práticas de empresas que abriram capital

por Marcelo Wolowski e José Henrique Moreira Fundo de investimento de Seed Capital valoriza atitudes empresarias de transparência, equidade e princípios de governança corporativa. No dia 13 de abril tivemos a oportunidade de participar do ?Seminário de Abertura de Capital??, realizado pelo C2i ? FIEPR, em Curitiba. Dentre vários depoimentos de representantes de bancos de investimentos, auditores, conselheiros e da própria Bovespa, destacou-se o debate de empresários que já passaram por tal processo, Wolney Betiol, da Bematech e Miguel Abuhab, da Datasul. Coincidência ou não, ambos são empresários do setor de tecnologia que percorreram caminhos distintos e abriram o capital de suas empresas na bolsa de valores brasileira. Entretanto, algumas similaridades das suas histórias merecem destaques e servem de exemplo para as diversas micro e pequenas empresas que circulam nos ambientes de inovação e empreendedorismo. Entre estes, valem ser destacados: 1) Transparência nas relações com empregados e investidores: princípios básicos dos valores praticados nas companhias foram relevantes para o sucesso do empreendimento, e a confiança estabelecida entre empreendedores e seus investidores e empregados, através da transparência das atitudes e informações, foi fundamental para proporcionar crescimento ao negócio; 2) Estabelecimento de regras de Governança Corporativa (GC): em ambos os casos, a GC foi tratada como algo fundamental para profissionalizar a gestão desde o início e, além de proporcionar experiência aos executivos e novos empreendedores, agregou valor às ações das respectivas companhias; 3) Equidade entre sócios: sempre à frente do controle societário das companhias, os empresários trataram os fundos de investimentos e outros investidores minoritários de maneira equânime, proporcionando segurança àqueles que acreditaram no potencial do negócio investido. Por fim, destacamos também a importância que foi dada pelo consultor de governança corporativa do IBGC, Marcelo Bertoldi, aos aspectos que valorizam um negócio, independente do seu estágio de desenvolvimento. Além da governança corporativa e transparência das informações e relações, destacou a importância de um investidor nos negócios e a capacidade que o empreendedor e sua equipe têm na execução do planejamento estratégico definido pela empresa. Como gestores do Fundo SC, acreditamos nos valores mencionados neste artigo e manifestamos nosso interesse em compartilhar o risco dos negócios em parceria com empresários que compartilham destes valores e percepções. Marcelo Ferrari Wolowski e José Henrique Moreira são sócio-diretores da BZPlan e gestores do Fundo SC, que oferece recursos de capital semente a empresas...

Leia Mais
Catarinense na nova diretoria da ABRADi
abr18

Catarinense na nova diretoria da ABRADi

A ABRADi, Associação Brasileira das Agências Digitais, elegeu na última quinta-feira, 14, a nova diretoria que irá conduzir os projetos desenvolvidos pela associação no decorrer do ano. Cesar Paz (AG2 Publicis Modem) foi reeleito presidente da entidade, tendo como vice-presidente Luiz Trindade (iThink) e tesoureiro Anderson Ferreira de Andrade (A2C), que é catarinense. A A2C Agência de Ideias é uma das maiores do segmento em Santa Catarina, tendo entre clientes grandes empresas como a Tigre, TOTVS, Itaú, Lepper, Ciser e SC Gás. Anderson foi o fundador do grupo catarinense ligado às agências digitais – a ABRADi-SC. A nova diretoria da ABRADi será responsável pela condução de projetos que já fazem parte do histórico da entidade, bem como pelo desenvolvimento de novas iniciativas voltadas para o crescimento e profissionalização do mercado interativo brasileiro. Entre elas destacam-se a realização do evento B24B, que será conduzido por Marcelo Fernandes (Fishy/ABRADi-PE), a segunda edição do prêmio Pororoca, que está sob a direção de Matias Feldman (Workroom); o Censo Anual das Agências Digitais, que está a cargo de Diego Ridz (Setweb/ABRADi-BA) e a pesquisa anual de Cargos e Salários que terá a supervisão de Amauri Fernandes (Wemake). Com o objetivo de aprimorar a troca de informações e a representatividade regional das entidades que compõem a ABRADi Nacional, foi criada a diretoria de Integração Nacional que será dirigida por Jonatas Abbott (Dinamize). Edney Souza (Pólvora) assume a diretoria de Comunicação; Bruno Prado (UPX), a de Tecnologia da Informação; Marcello Hummel (F.Biz) passa a ser o diretor de Relações com o Mercado da ABRADi; Paulo Henrique Ferreira (Clickweb/ABRADi-PR) assume a diretoria de Capacitação e Marcelo Abdo (Picture Web), a de Captação, com foco voltado para atrair novos associados. O encontro também serviu para que fossem aprovadas mudanças no Estatuto da Entidade, como a redução do mandato de dois para apenas um ano. Essa mudança não afeta a continuidade dos projetos, mas estimula mais pessoas a assumirem um compromisso com a transformação e crescimento do nosso mercado. Cesar Paz, presidente da...

Leia Mais
SC debate tecnologia educacional
abr18

SC debate tecnologia educacional

Discutir sobre as novas tecnologias que podem ser inseridas em sala de aula é um dos principais objetivos da 9ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional ? Jornatec. O evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Centrosul, em Florianópolis. A Jornatec propõe a atualização dos profissionais de educação e a socialização de experiências e conteúdos que contribuam com o desenvolvimento de professores e alunos. Os temas apresentados esse ano durante conferências, palestras e oficinas giram em torno das Redes de aprendizagem e os desafios da educação. A primeira Jornada aconteceu em 1999 e desde então já reuniu mais de 5 mil pessoas para discutir novos desafios para a educação. A Jornatec acontece de dois em dois anos e já faz parte do calendário de eventos da capital, realizada pelo Senac em parceria com SESC e Federação do Comércio. Segundo a coordenação do evento, a intenção é reunir profissionais de diversas regiões do país. Para isso, foi elaborada uma programação especial que conta com a participação do conferencista Antônio Nóvoa, de Lisboa (POR), que abre o evento com a conferência Nada substitui um bom professor, e do palestrante espanhol Roberto Aparici, que fala sobre As redes de aprendizagem e os desafios da educação. Também estarão em Florianópolis especialistas renomados nacionalmente a exemplo de Antônio Zuin, Frederic Michael Litto, Sérgio Abranches, Jucimara Roesler, Léo Fraiman, Ligia Moreiras Sena, entre outros. Paralelamente a 9ª Jornatec haverá a 1ª Mostra de Serviços SESC e Senac ? Interação e Inovação, cujo objetivo é evidenciar que a interação e a inovação são grandes aliadas na construção educacional, melhorando a qualidade de ensino. Para isso, os alunos e orientadores vão mostrar os serviços oferecidos pelas instituições como: espaço química divertida, etiqueta à mesa, planetário, educação a distância, oficina da memória, espaço cultural, massagem, álbum de família, espaço saúde, oficina de auto-maquiagem, projeto Faz de conta, limpeza de pele, quick massage, jogos educativos e projeto CRIE. A Mostra está aberta para visitação das 9h às 18 horas. As escolas interessadas em levar os alunos devem agendar visita pelo e-mail secretaria@jornatec.com.br. Mais informações em...

Leia Mais
Soluções catarinenses para Apple em destaque
abr15

Soluções catarinenses para Apple em destaque

Estão confirmadas as palestras que irão compor os cases da América Latina na FileMaker Developer Conference 2011. O evento reúne técnicos e apaixonados do mundo inteiro, que desenvolveram algum tipo de sistema através do FileMaker Go e FileMaker Server – aplicações que são utilizadas em ambientes Mac. Na agenda, dois catarinenses: Claudio Heidemann, da Implement Systems (Florianópolis), e Henrique Bilbao, da Hi Soluções (Blumenau). A DevCom acontece de 2 a 5 de agosto em San Diego, nos Estados Unidos. Recentemente, a implantação do cardápio no restaurante blumenauense Sushi Yuzu entrou para os cases latino-americanos da FileMaker. Foi este o tema que motivou a ida de Henrique para o evento. Ele falará sobre como o Mac Mini pode ser usado como servidor em pequenas e médias empresas brasileiras. Outros sistemas da Hi Soluções que estão em fase de finalização (e que serão entregues até o evento) serão citados. Este é mais um resultado da busca de aperfeiçoamento da empresa de Blumenau. Somos apaixonados pela Apple, mas não trabalhamos apenas com essa paixão. Buscamos a profissionalização acima de qualquer coisa. Por isso as certificações dos nossos técnicos, a busca por ferramentas para atendermos melhor os nossos clientes. Percebemos um crescimento muito grande na procura das empresas que querem entrar no mundo Apple. O iPad teve um papel fundamental nisso. A Hi Soluções está preparada para atender as demandas de companhias com todo o tipo de estrutura que queiram começar a investir nesta tecnologia. Henrique Bilbao, diretor da Hi Soluções Com informações da assessoria da Hi...

Leia Mais
Camara-e.net promove seminário de e-commerce em Florianópolis
abr14

Camara-e.net promove seminário de e-commerce em Florianópolis

A capital catarinense receberá mais uma vez uma edição do Seminário de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas, promovido pela Camara-e.net. O evento será na próxima terça-feira, dia 19 de abril. O Ciclo MPE.net é um dos maiores eventos de capacitação sobre a Economia Digital do país. Com o objetivo de orientar as MPEs de todo o Brasil sobre as formas mais efetivas de participação para o universo do Comércio Eletrônico, o Ciclo MPE.net é realizado em diversas cidades brasileiras, recebendo um público médio de 300 empresários por evento. Por meio de palestras ministradas pelas empresas líderes da Economia Digital em nosso país, são apresentados conceitos e ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na Internet. Assim, o evento discorre sobre temas relevantes como: Soluções de Pagamento Online, Logística, Segurança, Infraestrutura Tecnológica e Exportação. Confira a programação do evento de Floripa: MANH? – 08h30 às 12h30 08h30 – Credenciamento 09h00 – Abertura: CAMARA-E.NET/SEBRAE/CORREIOS 09h15 – Apresentação de estudo: “O impacto das Redes Sociais no Comércio Eletrônico Brasileiro” Palestrante: Paulo Kendzerski ? Diretor Presidente WBI Brasil Especialista em marketing digital e consultor em e-business, Paulo Kendzerski, atua desde 2000 como Diretor Presidente da WBI Brasil, agência que desenvolve soluções integradas em comunicação online e aplicações web. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, Kendzerski atuou nas áreas de TI e Internet em empresas de grande porte. ? autor do livro ?Web Marketing e Comunicação Digital??, que está na segunda edição, e coautor dos livros “Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação” e ?Gigante de Vendas??. 10h00 – Logística Global para o Comércio Eletrônico ? CORREIOS 10h45 – Intervalo/Network 11h00 – Conectividade e Banda Larga ? EMBRATEL 11h45 – Vendas pela Internet com mais Segurança ? PAGSEGURO 12h30 / 14h00 ? Intervalo Almoço TARDE – 14h00 às 18h00 14h00 – Gestão de riscos e vendas com Cartão de Crédito ? CLEARSALE 14h45 – Comércio Eletrônico e Marketing Digital – INTERNET INNOVATION Palestrante: Fábio Pires ? Diretor 15h30 – Intervalo/Network 16h00 – Bolsa de Negócios do SEBRAE e Click Marketing 16h45 – Publicidade On-line e Marketing Digital ? GOOMARK 17h30 ? PERGUNTAS E...

Leia Mais