Empresa de Santa Catarina amplia mercado de portais web personalizados no país
Box TI projeta crescimento de 30% nas vendas de sistemas que agilizam os fluxos das empresas que investem em ERPs, mas continuam dependentes de planilhas. Especializada no desenvolvimento de software e portais web personalizados para integrar processos de gestão, a empresa BOX TI de Joinville projeta encerrar 2023 com um crescimento de 30% em vendas de portais web. A razão para esse ganho está na ampliação do mercado para o uso desses portais que se integram ao sistema ERP existente nas empresas, de forma adaptada à necessidade do cliente. Ou seja, a equipe de desenvolvedores da BOX TI mapeia as dores da empresa, geralmente relacionadas à falta de informações específicas do próprio ramo de atividade, forma de trabalho no ERP ou fluxo de aprovações. Neste trabalho junto ao cliente, os analistas da BOX TI avaliam todos os fluxos e processos de gestão dos setores que precisam destas facilidades. Desta forma, desenvolvem um portal da empresa que direciona, de forma unificada, todos os processos de trabalho. Na criação do portal, é desenvolvido um sistema paralelo ao já existente na empresa, seja ERP ou outro. Esse programa integra as informações já existentes num novo organograma de controle de acessos, inclusive para entes externos à empresa. Além disso, cria canais para novos abastecimentos de dados, substituindo uso de planilhas extras, como Excel, Google Sheets e outras. “Com base nessas informações integradas pelo portal serão gerados relatórios ou definidas outras ações como disparar e-mails, disponibilizar os dados formatados para os clientes ou fornecedores. A segurança das informações está garantida pelo próprio sistema de gestão e pela infraestrutura já implantados, além da segurança do próprio portal conforme as permissões de cada usuário. O acesso às informações ocorre conforme as necessidades definidas pela empresa, podendo ser para uso interno ou externo”, explica o CEO da BOX TI, Rodrigo Heinzelmann Luckow. Outra vantagem do uso dos portais personalizados é que mantém performance, mesmo com o aumento da quantidade de informações. “Uma diferença entre as planilhas e os portais é que no portal também podemos controlar o fluxo da informação. Ou seja, uma informação passa a estar disponível, após uma determinada condição ter sido satisfeita. Informações específicas podem seguir caminhos diferentes, em determinadas condições. Com uma planilha, é muitas vezes inviável termos esse controle todo”, reforça Luckow. A empresa joinvilense atua há duas décadas na área de tecnologia de informação. A companhia é especializada e tem como clientes marcas como a fabricante de tratores LS Tractor, Renault, Franklin Electric, Docol, além de médias e pequenas empresas em todo o país. Padronização dos fluxos A filial brasileira da multinacional sul-coreana, LS Tractor, utiliza o portal web desenvolvido pela BOX TI para integrar as informações dos fluxos e metas de trabalho. A coordenadora de Garantia da fábrica de tratores, localizada em Garuva, Norte de Santa Catarina, Deise Rosa, destaca que por esse sistema o cliente encaminha as solicitações de garantia de forma estruturada e padronizada. “Optamos por essa ferramenta, pois traz agilidade ao processo, controle do fluxo das análises, aprovações e prazos. Além disso, nos permite exportar os relatórios que são a base para o estudo dos problemas reportados, nos apoiando na busca de soluções, melhorias e tomada de decisões”, detalha Deise. Agilidade em processos e redução de cópias Outra empresa usuária dos sistemas de portais web personalizados com...
Leia MaisImobia, empresa brusquense de tecnologia, recebe aporte financeiro para expandir a nível nacional
Após mais de 10 anos consolidada como um ERP completo para o mercado imobiliário, a empresa Imobia, de Brusque (SC), agora deseja alçar novos voos. Para tanto, finalizou, recentemente, uma rodada de investimentos pré-seed, que contou com a participação de players da área da tecnologia, bem como investidores do mercado tradicional. O valor aportado, de acordo com o CEO, Guilherme Valle, é de aproximadamente R$ 500 mil. Ainda conforme o gestor, o objetivo é escalar um processo já iniciado em 2022, no qual a empresa focou em um nicho de mercado com serviços e ferramentas específicas para a cobrança de aluguéis. O resultado previsto é a desburocratização do setor, com funcionalidades que automatizam processos, otimizam tempo e aumentam a eficiência. Transformar a empresa em um banco digital, com a possibilidade de contratação de seguros e créditos imobiliários, também está nos planos da startup brusquense. “Nós identificamos uma grande dor dos proprietários e administradores, que faziam este processo de maneira totalmente manual, gerando cobrança por cobrança, enviando, conciliando e repassando uma por uma ou, então, utilizando ferramentas com integrações arcaicas e dependente de bancos tradicionais”, explica Valle. “A nossa meta é transacionar mensalmente 100 mil operações de cobranças de aluguéis até o ano de 2025, chegando a um Volume Total de Pagamentos (TPV) de R$ 2,5 bilhões por ano”, salienta. A rodada O aporte financeiro foi realizado por um grupo de oito investidores, liderados por Tiago Vailati, fundador e ex-CEO da também brusquense Hiper, adquirida por R$ 50 milhões pela Linx, no ano de 2019. Além dele, outros dois fundadores da Hiper também participaram da rodada. Vailati, que se juntou ao time Imobia como advisor no ano passado, acredita que o ecossistema do mercado imobiliário é ideal para a expansão da carteira de clientes da Imobia. “Além de ser um mercado desassistido, com ferramentas antigas e quase obsoletas, levamos em conta o número de imóveis residenciais e comerciais alugados no Brasil, que passam de 20 milhões”, ressalta Tiago. “Com isso, entendemos que existe uma grande fatia de mercado inexplorado, o que certamente demonstra uma grande oportunidade de crescimento para a Imobia”, acrescenta. A Imobia Startup liderada por Guilherme Antonio Valle (CEO) e Fernando Moraes (Head Comercial), a Imobia está sediada, atualmente, em um espaço moderno e descontraído na Vila Schlosser, complexo em Brusque (SC), com diversas empresas de tecnologia. Reunindo, em uma só plataforma, ferramentas específicas para a gestão de contratos de aluguel de imóveis, em 2022, chegou à marca de quase 25 mil operações realizadas, gerando um TPV de cerca de R$ 70 milhões. O público-alvo são os corretores de imóveis, imobiliárias, proprietários individuais e empresas do setor de...
Leia MaisAdviceHealth apresenta incremento tecnológico ao mercado de saúde suplementar
Será no 25º Congresso Internacional Unidas, de 16 a 18 de novembro em Florianópolis, a apresentação de um importante incremento tecnológico da AdviceHealth para o mercado de saúde suplementar. O trabalho de pesquisa, iniciado no laboratório de inovação da empresa, promete trazer ainda mais valor e inteligência para os trâmites que envolvem especialmente as Juntas Médicas/Odontológicas, processos respaldados juridicamente e realizados com base em evidências científicas para garantir a maior segurança dos pacientes. “Nossa expectativa é oferecer mais agilidade e valor tanto às operadoras de saúde e hospitais, quanto aos atendimentos dos seus beneficiários. Acreditamos que o mercado como um todo terá um incremento de qualidade a partir desta nova versão da nossa plataforma, que é focada nas melhores soluções customizadas para atender às particularidades da saúde suplementar, um meio tão dinâmico e recentemente regulado pela nova lei 14.454/22”, comenta o CEO da AdviceHealth, Rodrigo Bergamini. Um dos destaques da nova plataforma é o acesso às principais bases legais da RN 424/17 diretamente em cada guia, em cada processo, bem como o acolhimento ao beneficiário, maior interessado em todo o processo. Quem estiver no Congresso Unidas deste ano conhecerá, em primeira mão, a fase 1 do projeto. O estande da empresa terá atendimento personalizado a operadoras de saúde. “Desde setembro, com a sanção da Lei 14.454/22, a equipe AdviceHealth vem fazendo um trabalho ainda mais focado junto aos clientes. Seguimos acompanhando e agindo frente às atualizações que a nova lei está estabelecendo aos planos de saúde”, reforça a vice-presidente da AdviceHealth, Andréa Bergamini. Fundada em 2011, a Healthtech atua junto a operadoras de saúde de todo o Brasil, convergindo duas vertentes principais: sustentabilidade do setor e melhores tratamentos para os pacientes. Soluções relacionadas à regulação assistencial, qualificação de profissionais da saúde, efetividades de custos em materiais OPMEs e atenção ao paciente fazem parte do dia a dia da equipe AdviceHealth. Localizada em um dos principais polos tecnológicos do país (Florianópolis/SC), a Healthtech se dedica a melhorar o segmento de saúde com tecnologias e conhecimento especializado. Com uma gama de serviços, a empresa impacta positivamente o dia a dia tanto das operadoras de saúde, quanto de trabalhadores da área e de pacientes atendidos pelos planos de saúde. A AdviceHealth já impactou mais de 36 milhões de vidas, ajudando operadoras a evitar custos desnecessários de mais de R$1,2 bilhão, os quais seriam despendidos em procedimentos inadequados. Mais informações no...
Leia MaisGrupo Leonora projeta crescimento de 40% em 2022
Com nova empresa criada em 2021, holding soma três negócios com 6 marcas e prevê cenário de constante inovação para os próximos meses, alicerçada nos novos comportamentos de consumo do pós-pandemia Tradição, inovação e presença são palavras que definem toda a trajetória do Grupo Leonora – holding empresarial consagrada como uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Não à toa, a expectativa para 2022 é o crescimento de 40% no mercado. É que o grupo vê no cenário pós-pandemia a possibilidade de oferta ampliada de produtos e soluções, considerando a convergência do físico e digital. Ainda este ano, a companhia lançará mais de 400 SKUs (Stock Keeping Unit, que pode ser definido como um código usado em cada produto para identificá-lo no estoque). Além disso, em 2021, o grupo difundiu mais uma marca – a Letron, que tem como objetivo ofertar periféricos e acessórios de tecnologia para um consumidor ainda mais conectado. Da presidência ao operacional, a empresa conta com uma preparação dedicada a entender o novo momento do mundo que impactou diretamente no comportamento de compra. “Estamos sempre ligados nas mudanças do mercado global e de que maneira podemos envolvê-las nas nossas empresas no Brasil. A pandemia trouxe um novo olhar para diferentes aspectos da vida, inclusive para a maneira como os lojistas e consumidores se relacionam com as companhias. É preciso mais do que nunca estar atento”, destaca Alberi Antônio Rodrigues, CEO do Grupo Leonora. Fundado em 1984, o grupo abrange 3 frentes de negócios. No varejo com as marcas Leo&Leo, LeoArte, Letron e Jocar Office, logística com a LeoLog e inovação aberta e startups com a Leonora Ventures. Com matriz em Santa Catarina, a operação se estende por todo o Brasil. A holding conta com filiais em Manaus, Espírito Santo e Rondônia, além de um escritório próprio na China. Com um quadro de mais de 100 funcionários e o selo de Great Place To Work® – conquistado em 2020 – o Grupo Leonora é resultado de um time unido e focado em seu propósito. A alta qualidade dos materiais, a logística própria, o preço justo e a capacidade de atender às demandas dos principais clientes, cujo volume de compra é considerável, são também diferenciais que têm ganhado cada vez mais destaque no mercado, sobretudo no ramo de papelaria. O crescimento de 43% em 2021 se deu justamente pela combinação desses diferentes fatores, que revelam os motivos do sucesso do Grupo Leonora. Sobre o Grupo Leonora O Grupo Leonora é uma holding empresarial em constante movimento rumo à expansão. Com mais de 35 anos de mercado, é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra 3 frentes de negócio: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse:...
Leia MaisComo conseguir uma vaga em empresas de tecnologia no exterior
A possibilidade de trabalho remoto, uma tendência impulsionada pela pandemia, derrubou as barreiras geográficas e ampliou as opções de carreira para os profissionais de tecnologia. Hoje, é possível trabalhar para uma empresa dos Estados Unidos sem sair do Brasil e ainda receber em dólar. O salário para pessoas desenvolvedoras no exterior varia entre US$ 4 mil e US$ 10 mil por mês – podendo passar dos R$ 45 mil quando convertidos dependendo da cotação do dólar –, de acordo com levantamento feito pela GeekHunter, startup de recrutamento de profissionais de TI que acaba de expandir sua atuação para o mercado internacional. Lucas Lopes, CRO da startup, explica que empresas dos EUA e Canadá já estão habituadas a ter em seus times colaboradores de outros países. “No entanto, contratar pessoas da China ou da Índia para trabalho remoto, por exemplo, tem um gap muito grande no fuso horário. Já o Brasil e a América Latina como um todo estão mais bem posicionados, o que nos confere uma vantagem competitiva bastante alta em relação à dinâmica de trabalho”. Para quem tem interesse em trabalhar para uma empresa estrangeira, Letícia Quevedo, recrutadora especialista em vagas internacionais na GeekHunter, elenca alguns pontos essenciais que o candidato precisa ter antes mesmo de correr atrás da vaga dos sonhos. Conhecimento técnico e inglês O primeiro ponto é a formação, conhecimento técnico na área e claro, um bom inglês. “Empresas estrangeiras costumam contratar pessoas com um perfil mais pleno e sênior, por isso, é importante ter um pouco de experiência. Já o inglês é fundamental. No entanto, é preciso entender que o importante é conseguir se comunicar, ou seja, não necessita ser um inglês perfeito”, diz Letícia. Compreender o mercado internacional Depois de ter as qualificações técnicas para se candidatar, a pessoa precisa estudar o mercado internacional e estar alinhada à cultura da empresa desejada. “Entender como funciona o trabalho lá fora, a relação com o fuso horário, gestão do tempo, flexibilidade e autonomia é importante para ver se realmente faz sentido para o estilo de vida que a pessoa leva aqui no Brasil”, comenta a recrutadora. Atualizar Linkedin e aumentar networking O próximo passo é atualizar o currículo e o Linkedin, traduzi-los para o inglês e acompanhar o trabalho de empresas e profissionais no exterior. “Aumentar seu networking é algo muito importante. Procure pessoas que já trabalham fora e pergunte como é o dia a dia dela na empresa, como foi o processo para conseguir uma vaga, as dificuldades enfrentadas, enfim, ter essa conexão pode ser muito rica para entender melhor como as coisas funcionam e aumentar as chances de conseguir uma oportunidade”, diz. Soft skills Segundo a recrutadora, as empresas avaliam cada vez mais as soft skills dos candidatos — e a capacidade de comunicação é uma das mais valorizadas. “Isso não significa que a pessoa precisa ser extrovertida e falar com todo mundo, mas deve conseguir se comunicar, se expressar, participar de reuniões, estar aberta para escutar os outros. Para os brasileiros, vejo isso como um ponto positivo, pois, em geral, temos mais facilidade nesse contexto. Nos sentimos confortáveis nesses encontros”, avalia. Por outro lado, a regra não é a mesma para todas as vagas. “Um cargo de liderança, como tech lead, pode exigir mais soft skills, enquanto outros podem focar mais na...
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