Projetos ampliam capacidade inovadora de SC

Santa Catarina teve três projetos aprovados no âmbito do programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI) que irão ampliar a capacidade inovadora do Estado. O programa, que vem sendo desenvolvido desde 2010 em Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Alagoas, busca fortalecer os sistemas de inovação e estreitar o relacionamento entre empresas e instituições que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação.

Gerenciado em Santa Catarina pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC, o programa será disseminado posteriormente para os demais Estados brasileiros a partir de seus resultados, visando fomentar a inovação e, consequentemente, ampliar a competitividade industrial do país. Para isso conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência de Cooperação Espanhola, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sistema Indústria (CNI).

Dentre os resultados esperados com os projetos aprovados destacam-se a definição de um plano de inovação integrado para as principais mesorregiões de Santa Catarina, a integração entre os polos catarinenses de tecnologia da informação e comunicação e o setor produtivo, além da promoção de possíveis parcerias entre instituições de apoio à inovação para realizar ações que fortaleçam o potencial inovador das empresas catarinenses.

Os projetos serão realizados com o apoio da Federação das Indústrias (FIESC), IEL/SC, SENAI/SC, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Sebrae/SC, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) e Instituto Internacional de Inovação (i3).

Cerca de 370 empresas, 20 universidades e centros de pesquisa, dentre outras instituições do Estado serão beneficiadas pelos projetos.

Com informações da assessoria de imprensa da FIESC e IEL-SC

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem