Programa irá apoiar fusões e aquisições de empresas catarinenses de TI

LinkedIn

O setor de Tecnologia da Informação liderou o ranking de fusões e aquisições de empresas no Brasil nos nove primeiros meses de 2008. Foram 63 fusões no período, número 12,5% superior ao total do ano de 2007, de acordo com dados da KPMG no Brasil. Para desenvolver esse crescimento, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) lançou nesta terça-feira (17/02) em Florianópolis, com apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), um programa de associativismo para estimular e apoiar fusões, aquisições, consórcios e joint ventures entre as empresas brasileiras de tecnologia.

Pelo Programa de Associativismo, a SOFTEX vai cadastrar consultores especializados e oferecer apoio financeiro para viabilizar a fusão de empresas de diferentes regiões do país. A proposta é reunir as empresas em cinco grupos pilotos, organizados pelos agentes locais da SOFTEX que aderirem ao programa. No início de março, os formulários para cadastro dos agentes locais e dos consultores estarão disponíveis para consulta no site da SOFTEX.

Queremos prover à indústria de tecnologia informações e métodos mais eficientes para a realização de parcerias. Antes de decidirem pelo processo de fusão, joint venture ou consórcio, as empresas precisam definir um objetivo em conjunto. Os benefícios de uma união, envolvem a redução de custos e de riscos com desenvolvimento, maior eficiência operacional, aumento da competitividade das pequenas e médias empresas e maior poder de negociação com clientes e fornecedores. Nosso objetivo é sensibilizar as empresas sobre os benefícios do associativismo e da cooperação e auxiliá-las no processo de fusão

Ana Lúcia Roth, gerente do Programa de Associativismo Empresarial SOFTEX.

O Programa de Associativismo Empresarial tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem