SC forma polo para segurança eletrônica
Santa Catarina tem um dos principais polos tecnológicos do país e agora ganha destaque como centro de desenvolvimento de tecnologias voltadas para o segmento de segurança privada – especialmente patrimonial. A variedade de soluções para este mercado tem tornado o Estado referência e um dos principais fornecedores do país. No Brasil, só a demanda por sistemas eletrônicos de segurança cresceu em 2008 cerca de 53%, chegando a R$ 3,26 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).A esta taxa tem crescido algumas das empresas deste polo, como as parceiras Segware do Brasil e Seventh, que nesta sexta-feira inauguram suas novas sedes, localizadas no Parque Tecnológico ACATE, na SC 401 em Florianópolis. Desde 2007, as duas empresas tem desenvolvido uma parceria que agora vai além de dividirem ações comerciais e de desenvolvimento, com soluções complementares para empresas de segurança patrimonial de todo o país.
As empresas tornaram-se vizinhas de bloco e apenas uma sala de reunião, de uso comum, separam os dois ambientes, localizados no recém-lançado parque tecnológico – o terceiro da capital catarinense.
A Segware do Brasil atua no mercado de segurança eletrônica com um produto voltado para empresas que atuam com monitoramento de alarmes. Seu principal produto – o Sigma – é um software de gestão para este segmento, que permite o acesso total às informações referentes ao monitoramento de dispositivos de segurança e reúne dados técnicos, operacionais e administrativos. A solução atua na forma de diversos módulos que permitem atender desde pequenas empresas de segurança até grandes grupos, que chegam a ter 30 mil estabelecimentos atendidos. Atualmente no país são 1.100 grupos de segurança privada usuárias da solução de monitoramento de alarme, o que dá a Segware 70% do mercado nacional neste produto.
Parte destes clientes também são usuários dos sistemas e equipamentos desenvolvidos pela Seventh Visual Control, empresa fundada, assim como a Segware, em 2001 na capital catarinense. A empresa desenvolve soluções que envolvem software e hardware para monitoramento de imagens e automação inteligente, com foco em segurança patrimonial de residências e estabelecimentos comerciais e industriais. Com tecnologia 100% nacional, atuam em todas as regiões do país com mais de 300 empresas de segurança e distribuidores de seus produtos.
Com soluções complementares e atendendo o mesmo perfil de clientes, as duas empresas optaram por aproximar suas operações físicas, comerciais e de desenvolvimento para atenderem a demanda crescente por soluções desta natureza no país.
Nossa solução de monitoramento de alarmes é uma das mais abrangentes do mercado e para manter esta competitividade nos aliamos a Seventh para oferecer em conjunto o monitoramento de imagens, que dá agilidade para a empresa de segurança. Se um dispositivo acusa alguma inconformidade, rapidamente é possível buscar e verificar imagens, além de ativar ou desativar a energia elétrica ou portas do local.
Luiz Henrique Bonatti, diretor da Segware
O próximo passo da parceria é integrar ainda mais os processos de vendas.
Hoje já há uma indicação mútua dos nossos clientes, que valorizam nossa parceria por ser duas empresas nacionais, com soluções desenvolvidas aqui e com suporte local. A partir do segundo semestre de 2010 esperamos buscar o mercado externo de forma conjunta, com os sistemas localizados para atender às necessidades de países da Europa e da América Latina, além dos Estados Unidos.
Carlos Schwochow, diretor da Seventh
A região da Grande Florianópolis conta ainda com outras empresas deste mercado, desenvolvendo uma nova vertical em que a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) tem interesse em fomentar. Intelbras, CSP, Contronics, Spherical são algumas das empresas com atuação neste segmento.