Fazion desenvolve jogo mobile para Unisul

Jogo Educacional 8 DamasA Unisul Virtual, universidade catarinense referência em educação a distância no Brasil, acaba de lançar um aplicativo de mobile learning desenvolvido pela Fazion, empresa que mantém seu centro de desenvolvimento e negócios em Florianópolis.

O aplicativo desenvolvido é um jogo de lógica, utilizado como ferramenta de aprendizagem baseado em plataforma mobile. Segundo a empresa e a universidade, é uma inovação na educação a distância com uso de celulares.

O jogo funciona da seguinte forma: sobre um tabuleiro devem ser colocadas 8 damas de tal forma que nenhuma fique sob o ataque de outra. Há um total de 92 soluções possíveis, sendo 12 distintas (descontadas as soluções simétricas de rotação e reflexão).

O problema das “N” damas foi proposto em 1850 por Carl Friedrich Gauss e tem o seguinte enunciado: “Encontrar uma disposição de N rainhas do jogo de xadrez em um tabuleiro N x N, de tal modo que nenhuma rainha ataque as outras de acordo com as regras do jogo.” Isto significa que no máximo pode haver uma rainha em cada linha, coluna ou diagonal, e exatamente N rainhas no tabuleiro. Considerando o tabuleiro com 8 linhas e 8 colunas, Gauss e Nauck, usando o método de tentativa e erro, encontraram todas as 92 soluções em 1850.

Unisul VirtualAlém do próprio jogo, o aplicativo desenvolvido pela Fazion também contempla explicação detalhada sobre os cursos de graduação e pós-graduação a distância, oferecidos pela Unisul Virtual, com formulário de cadastro para que o usuário faça sua pré-inscrição e receba informações.

Para instalar, basta acessar pelo celular o endereço www.unisul.br/downloads/uv8damas.jad. A instalação será automática. O aparelho celular deve ter suporte a Java e conexão de dados habilitada.

Sobre a Fazion
Desenvolvedora de sistemas inteligentes para redes de dispositivos móveis, como celulares e outros equipamentos de comunicação sem fio, a Fazion é especializada em soluções de automatização, além de otimização de processos nas organizações para reduzir custos e aumentar as oportunidades de lucros dos usuários. A empresa possui escritórios em Curitiba e Florianópolis e representantes em Porto Alegre, São Paulo, Portugal e Inglaterra. Os aplicativos e serviços da Fazion são de aplicação ampla no mundo corporativo e especializados em empresas com equipes em campo, vendedores externos, segurança privada, coleta de dados, pesquisa de opinião e equipes de serviços e entrega.

Com informações da Fazion e Unisul Virtual

Autor: Rodrigo Lóssio

Jornalista formado pela UFSC, especialista em Propaganda e Marketing pela UNIVALI, com MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos pelo I-Group. É sócio-diretor da Dialetto e editor executivo do blog TI Santa Catarina.

Compartilhe esta postagem