Faculdade de Florianópolis adota tecnologia inédita em instituições de ensino do país

Cesusc oferece laboratórios com sistema Citrix VDI in a box, da Dell

Parceria tornou-se um case de sucesso, apresentado em palestras da Dell pelo país (Divulgação/Cesusc)

Parceria tornou-se um case de sucesso, apresentado em palestras da Dell pelo país (Divulgação/Cesusc)

A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, popularmente conhecida como CESUSC, é a primeira instituição de ensino do Brasil a adotar o sistema Citrix VDI in a box junto com o Thin Client, desenvolvidos pela Dell. A tecnologia é uma solução em virtualização de desktop, que reduz custos como consumo de energia, manutenção e gerenciamento das máquinas.

Desenvolver laboratórios modelo office/classroom para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi o que motivou o coordenador de TI da universidade, Fernando Oliveira, a aderir a tecnologia, popular em países como os Estados Unidos. Por meio do sistema, cada aluno recebe um login e senha que possibilitam a configuração, instalação de softwares e criação de pastas e documentos que ficam disponíveis na “nuvem”, podendo ser acessados de qualquer máquina com acesso ao sistema da Dell posteriormente.

— A ideia é simular o ambiente de trabalho em todas as aulas dos estudantes.

Fernando Oliveira, coordenador de TI do Cesusc.

A parceria entre a faculdade e a empresa de tecnologia rendeu um case de sucesso, apresentado em todas as palestras da Dell no país. O Cesusc também está aberto a visitas de outras universidades e colégios que queiram conferir o funcionamento da solução. Desde o início de 2014 duas instituições de ensino — uma de São Paulo e outra do Rio Grande do Sul — conheceram as salas de aula adaptadas em Florianópolis.

A graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Cesusc conta com dois laboratórios com 40 computadores em cada e tem duração de dois anos e meio.

Tags: Cesusc; Citrix; dell;

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem