ExpoFECAM: Tecnologia de Santa Catarina automatiza gestão pública municipal

Santa Catarina é referência nacional no desenvolvimento de softwares de gestão pública municipal. Evento que acontece em Florianópolis nesta semana evidencia isso. Na ExpoFECAM 2010, feira de produtos e serviços voltados para prefeituras de Santa Catarina que acontece ao longo desta semana na Capital, a IPM Informática Pública Municipal, de Rio do Sul e Florianópolis, e a Betha Sistemas, de Criciúma, são os grandes destaques.

A feira acontece em paralelo ao Congresso Catarinense de Municípios, organizado pela FECAM com promoção do Diário Catarinense.

A IPM apresenta no evento seu novo Portal de Serviços ao Cidadão, que permite que a população e empresas acessem mais de cem serviços de forma totalmente online. Durante a ExpoFECAM, a empresa demonstra o portal implantado na Prefeitura de Indaial e destaca as vantagens do sistema online para agilizar e facilitar o acesso pela comunidade

Com ele, o munícipe tem acesso a todas as suas informações dentro da prefeitura, como uma “suíte de informações”. Ao ser identificado no sistema todos os dados autorizados e vinculados ao usuário aparecem automaticamente no sistema. Os cidadãos realizam diversos serviços, em qualquer lugar e horário, sem a necessidade de ir à prefeitura, já que as transações são realizadas pela internet, como emissão de nota fiscal, consulta e emissão de protocolos, taxas e alvarás, declaração de serviços etc.

Nestes processos também não é necessário o uso de papéis, carimbos e assinaturas manuais. Várias cidades já adotaram o Portal e hoje oferecem comodidade e segurança aos munícipes, como Castro e Campo Largo, no Paraná, Brusque, Indaial e Timbó, em Santa Catarina e Santa Rosa e Panambi, no Rio Grande do Sul.

Já a Betha Sistemas aproveita a ExpoFECAM para lançar solução para serviços de saúde nos municípios. É o Fly Saúde, uma ferramenta na internet e desenvolvida para facilitar a regulação, controle e avaliação dos serviços de saúde prestados pelos municípios. O evento segue até quinta-feira, 2 de dezembro.

O Fly Saúde permite um melhor planejamento em saúde e oferece ao gestor uma visão completa e integrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Também permite a visualização do histórico do paciente através de Prontuário Eletrônico o que propicia condições para uma correta análise e acompanhamento do profissional de saúde, além de outras vantagens à gestão pública. Além disso, o sistema auxilia a prefeitura a cortar gastos, já que o parque tecnológico utilizado para hospedagem em datacenter e servidor de banco de dados são custeados pela Betha Sistemas.

O sistema ainda oferece o controle dos agendamentos dos profissionais e de procedimentos de saúde e gerencia os medicamentos nos disponíveis, além de controlar a pactuação entre os municípios e avaliar as informações geradas para melhor planejamento em saúde.

Com informações da assessoria de imprensa da IPM e Betha

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem