Cobertura RD Summit 2005: marketing digital, um caminho para atrair e reter alunos

Por Marcela Lin, especial para o TI SC

Palestrante Pedro Gigante destacou  a possibilidade de mensurar as ações, segmentar o público e gerar mais resultados com menos investimento / FOTO: Marcela Lin

Palestrante Pedro Gigante destacou a possibilidade de mensurar as ações, segmentar o público e gerar mais resultados com menos investimento / FOTO: Marcela Lin

Foi-se o tempo em que sobravam candidatos em busca de uma vaga em instituições de ensino. As escola e faculdades nem precisavam se esforçar para lotar as salas de aula com a grande demanda de pessoas interessadas em estudar. Hoje isso mudou e há grande concorrência com mais instituições privadas e públicas ofertando cursos em diversos níveis e modalidades.  E se não bastasse a dificuldade para atrair candidatos, a retenção de alunos também tem sido um problema diante dos crescentes índices de evasão escolar.

Um dos caminhos indicados para as instituições de educação lidarem com esses desafios é investir no marketing digital. Esse mercado tem tanto potencial de crescimento que, no RD Summit 2015, maior evento do tema no Brasil, uma trilha de palestras foi voltada exclusivamente para a área da educação.

A possibilidade de mensurar as ações, segmentar o público e gerar mais resultados com menos investimento são motivos pelos quais as instituições educacionais devem investir em marketing digital segundo o diretor Comercial e de Marketing da W/Pensar, Pedro Gigante. Para ele, ações de inbound marketing, por exemplo, ajudam as empresas a lidar com a evasão escolare a conseguir novos alunos.

“O aluno vai sempre consumir conteúdo gratuito. Seja, portanto, a sua empresa a produtora desse conteúdo”.

Pedro Gigante, diretor Comercial e de Marketing da W/Pensar.

 

Dicas para sua instituição de ensino investir em inbound marketing

O inbound marketing tem se apresentado como um dos caminhos para as instituições de educação não só conquistarem novos alunos, como também para manterem os atuais estudantes. Se a sua instituição ainda não sabe por onde começar, confira as dicas que o gestor do segmento de Educação da Resultados Digitais, Gabriel Lopes, deu em sua palestra no RD Summit 2015:

Defina seu objetivo: antes de começar a investir em inbound marketing, decida qual é a sua meta. Você quer preencher as vagas de uma turma ou lançar um curso novo? Saber qual é o seu objetivo é fundamental para produzir um conteúdo assertivo e que traga o resultado esperado.

Escolha o seu público: o público do mercado educacional pode ser segmentado em possível candidato, inscrito, avaliado, convocado e matriculado. É importante determinar em qual frente você quer atuar para poder personalizar o conteúdo e as ações e também para saber em que momento agir.

Faça testes e melhorias nas ações: o marketing digital oferece números e métricas que indicam o melhor caminho de trabalho. Não tenha receio de testar e descobrir o que funciona.Invistaentão no que gera mais resultado e corte o investimento que não está valendo a pena.

Comece já: o inbound marketing funciona muito para instituições de educação, mas para isso é preciso dar o primeiro passo. Portanto, não perca tempo e invista já em ações desse tipo.

Autor: Equipe TISC

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