Instituições catarinenses ampliam parcerias com a Universidade de Bolonha
No dia 3 de setembro, às 15h, o professor Antonio Corradi, da Universidade de Bolonha, fará palestra sobre possibilidades de cooperação internacional com universidades catarinenses, na FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A UNIBO já tem convênio de cooperação com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), e o professor será recebido por membros LabGES (Laboratório de Tecnologias de Gestão do Mestrado Profissional em Administração) em um projeto de mobilidade acadêmica. Um exemplo da parceria entre as duas universidades foi o estágio pós-doutoral do professor Carlos Roberto De Rolt no DISI (Departamento de Informática, Ciência e Engenharia) da UNIBO, com o apoio da UDESC e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Lá, ele teve contato com o projeto ParticipACT, desenvolvido e implantado por Corradi. Visando por em prática o conceito de SmartCity, o projeto implantou um sistema de crowdsensing para viabilizar a participação popular no estudo dos problemas urbanos. Nesse sistema, as pessoas enviam dados de maneira voluntária por meio de sensores presentes em seus smartphones. Carlos Roberto De Rolt, professor da UDESC O ParticipACT italiano inspirou De Rolt a criar o PartipACT Brasil na UDESC, que teve início em março de 2015 e deve ter sua primeira fase finalizada em três anos. A experiência presenciada na Itália será aproveitada, e a plataforma de software será adaptada para a região da Grande Florianópolis. Além do sistema de crowdsensing, será desenvolvido um big data para armazenar sistematicamente dados oriundos de bases públicas, para que se possa realizar correlação com os dados obtidos via sensoreamento. A ideia é extrair conhecimento sobre os problemas urbanos para dar suporte às decisões na gestão. Como funciona Os voluntários vão enviar seus dados por meio de um aplicativo em seus celulares, que precisará ser disseminado e captará informações dos diversos sensores. De Rolt diz que o LabGES, da ESAG (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da UDESC), está estudando modelos de incentivo à participação e de gestão de comunidades virtuais. A intenção é criar campanhas para coletar dados de vários problemas urbanos, e a primeira delas deve ser sobre mobilidade. Os pesquisadores vão registrar a movimentação dos colaboradores durante 24 horas, em determinados períodos e locais. A campanha está prevista para o fim de 2016. O grupo adotará um sistema de gestão e políticas de privacidade que deverão ser respeitadas na coleta das informações. Os dados irão compor o bigdata, junto com bases obtidas em entidades conveniadas, e serão utilizados por pesquisadores do programa de pós-graduação da ESAG e qualquer pessoa interessada, adotando o conceito de dados...
Leia Mais??Gestão de Documentos é o novo módulo? do ?Mobuss Construção
Teclógica estima aumentar em 8% o faturamento com o novo módulo, que ??auxilia na gestão eficiente de documentos, além de permitir o controle e a distribuição de informações e conhecimentos A indústria da construção, em geral, possui uma infinidade de informações circulando o tempo todo entre diversas equipes. E a dificuldade encontrada pelas empresas em gerir de forma rápida e eficiente todos esses dados, para evitar recorrentes perdas, fizeram com que a Teclógica, ??empresa de gestão de processos de TI e negócios, lançasse o módulo Gestão de Documentos, do software Mobuss Construção ? ??solução de mobilidade para Construção Civil. A companhia investiu cerca de 2.500 horas neste novo recurso e estima aumentar o faturamento em 8%. Sempre que um módulo é agregado temos a expectativa de atender um número maior de empresas, principalmente porque a solução está toda integrada o que gera muitos benefícios para os clientes. Estamos realizando ações de pré-lançamento e a nossa força de vendas está treinada e preparada para oferecer ao mercado essa nova solução do Mobuss Construção. Adriana Bombassaro Alexandre, diretora de Produtos da Teclógica O recurso possibilita a identificação da necessidade de um documento, definição de suas características básicas, vínculos e permissão de acesso, elaboração, aprovação e publicação de revisões, além de comportar o planejamento da próxima revisão e controle de cópias impressas. Também auxilia na gestão, pois conta com um painel de pendências, atende aos principais programas de qualidade (ISOs e PBQP-h), aceita documentos de variadas extensões, permite a consulta de forma on-line e off-line, e o acesso aos documentos é facilitado, pois pode ser realizado pelo portal web e pela biblioteca do dispositivo móvel. Outro benefício é a integração com todos os módulos do Mobuss Construção: Apontamento, Qualidade, Assistência Técnica, Segurança e Vistoria & Entrega. Esta plataforma pode ser utilizada pelos profissionais que estão no canteiro de obras, oferecendo aos gestores, com maior precisão e em tempo real, informações sobre o andamento do trabalho e garantindo subsídios para tomada de decisão e redução de custos, riscos e improdutividade. Com a ferramenta é possível fazer análises parciais entre o executado e o planejado no dia a dia, controlar os materiais utilizados, gerenciar a área de segurança, equipamentos e perdas, como quebras de equipamentos e ociosidade; analisar os processos de recursos humanos ? horas trabalhadas, folgas, faltas; entre outros. Sobre a ?Teclógica Fundada há 21 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui grande expertise em projetos de Mobilidade Corporativa, entregando soluções desenvolvidas para as áreas de Construção ?? Mobuss Construção, Comunicação Corporativa e Gestão de Equipes. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América...
Leia MaisIncubadora MIDI Tecnológico abre processo seletivo 2015
Processo seletivo da incubadora recebe propostas até 16 de agosto por meio do site A incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, oferece treinamento gratuito no dia 4 de agosto aos interessados no processo seletivo para incubação virtual e pré-incubação da entidade. O evento ocorre das 16h às 18h no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, em Florianópolis, com o objetivo de qualificar os potenciais empreendedores para a apresentação das propostas. Será disponibilizada uma vaga para cada empresa e as inscrições devem ser realizadas neste link. O processo seletivo do MIDI recebe inscrições até 16 de agosto. Empreendedores de todo o Brasil podem concorrer. Os selecionados terão prazo para constituir sede da empresa em Santa Catarina. São seis vagas para incubação virtual, que tem duração de até 30 meses e foco na consolidação do produto, execução de um Plano Empresarial e formação do empreendedor. Na modalidade virtual, as empresas incubadas não se instalam fisicamente nas dependências da incubadora, mas possuem acesso a todos os serviços e benefícios oferecidos. Já para a pré-incubação, serão cinco projetos selecionados. O processo ocorre em até 12 meses e busca validar a ideia e o modelo de negócio a partir da análise da viabilidade técnica e econômica, teste de mercado, protótipo e desenvolvimento do perfil empreendedor dos sócios. Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando apresentar a proposta, mas as selecionadas terão prazo de 90 dias para constituir pessoa jurídica. Os empreendedores das pré-incubadas irão ocupar um espaço compartilhado próprio do MIDI. O MIDI Tecnológico foi contemplado três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleito a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em...
Leia MaisCatarinense vence competição latino-americana de rede de computadores
Aluna do SENAI/SC, Raissa Marcon obteve o melhor desempenho nas provas promovidas pela Cisco Raissa Marcon tem 20 anos e é a primeira brasileira a vencer a etapa latino-americana de uma competição mundial de redes de computadores promovida pela Cisco, uma das maiores multinacionais voltadas ao setor de tecnologia da informação. A estudante do SENAI em Florianópolis, entidade da FIESC, competiu com outros 19 profissionais da América Latina e do Caribe e obteve o melhor resultado nas provas da Netriders. Raissa passará uma semana no centro de treinamento da Cisco, na Califórnia, e poderá realizar a prova de certificação da companhia. A competição visa a encontrar os melhores alunos das Academias Cisco em todo o mundo. Ela é separada por regiões e os alunos do Brasil competem com os de outras academias da América Latina e do Caribe. Raissa ficou na 17ª posição na fase anterior à etapa latino-americana. O número de profissionais mulheres no setor de tecnologia da informação cresce gradativamente. Ainda são poucas as meninas que se interessam por essa área e temos uma grande carência de profissionais neste segmento. Quero ir longe, quem sabe atuar numa empresa de tecnologia no exterior, mas por enquanto meu foco é a Olimpíada do Conhecimento, em setembro. Raissa Marcon Leonardo Ortiz, estudante do SENAI em Blumenau, também participou das disputas. Ele e Raíssa foram os únicos brasileiros classificados para a etapa latino-americana. O SENAI, além de atuar como um dos centros de formação e de suporte da Cisco, também treina instrutores. A Netriders é dividida em três etapas: na primeira, se classificam os 5 melhores alunos de cada Academia Cisco; na segunda fase, os 20 melhores colocados entre todas as academias disputam a etapa final. A competição é composta por prova teórica e prova prática conduzida por colaboradores da Cisco do Brasil, Costa Rica e Estados...
Leia MaisRD Summit 2015 debate marketing digital e vendas em Florianópolis
São esperados 3 mil participantes, cerca de 80 palestras, keynotes internacionais, e 60 expositores em uma estrutura de 10 mil m² Está lançada oficialmente a terceira edição do RD Summit, que já se consolidou no calendário nacional como o mais completo evento de marketing digital e vendas do Brasil. As inscrições com código promocional podem ser feitas neste site. Realizado anualmente em Florianópolis pela Resultados Digitais, especializada em plataforma de automação de marketing e gestão de marketing digital, o evento, deverá dobrar de tamanho este ano e reunir, nos dias 29 e 30 de outubro, cerca de 3 mil participantes de todo Brasil, e alguns dos mais renomados especialistas internacionais em Marketing e Vendas. O objetivo é compartilhar conhecimento amplo e aprofundado sobre Marketing Digital e Vendas e apresentar cases de sucesso de quem pratica marketing digital no dia-a-dia. Durante os dois dias de evento, serão mais de 80 palestras apresentadas por referências nacionais e keynotes internacionais, trilhas paralelas segmentadas por níveis e tipos de negócio e networking entre profissionais de diversos segmentos, sobretudo das áreas de marketing e tecnologia. Em 2014 recebemos um público altamente qualificado, 61% dos participantes eram decision makers (CEOS, founders, diretores e gestores) e 2015 será ainda melhor. Mantemos a qualidade do conteúdo das palestras e o alto nível de experiência e conhecimento dos palestrantes. Ampliamos e aprofundamos os temas. A agenda vem mais rica de assuntos relevantes para as áreas de Marketing e Vendas. Nosso objetivo com isso é promover a troca de experiência e aprendizado e fazer com que as pessoas aproveitem ao máximo o networking durante o evento. Eric Santos, CEO da Resultados Digitais O RD Summit ainda terá uma feira de negócios que contará com a presença de 60 expositores apresentando seus produtos e serviços aos mais de 3 mil participantes. Essa será uma oportunidade única de conhecer o que há de mais recente no mercado digital, fazer networking e gerar negócios. Ainda está previsto o Food Truck Experience, uma feira gastronômica com mais de 20 estabelecimentos participantes e outras atrações culturais. O ingresso pode ser adquirido no site do evento. As inscrições do primeiro lote já estão abertas a um custo individual de R$ 500,00 até o dia 12 de agosto (R$ 450 com código promocional). O passaporte inclui o acesso a todas as palestras, à feira de negócios, coffee break e happy hour. Inscrições em grupo possuem descontos especiais. No último lote, as inscrições irão chegar ao valor de R$ 1.000,00. Sobre a Resultados Digitais A Resultados Digitais é líder no Brasil em software para Automação de Marketing e Gestão de Marketing Digital. A empresa oferece uma plataforma completa para empresas de todos os portes: o RD Station. Esse software permite gerenciar, em uma única ferramenta, ações para atrair visitantes qualificados e convertê-los em leads e clientes, fazer relacionamento e monitoramento em diferentes canais e mídias sociais, além de permitir a análise de resultados e otimização do funil de vendas para garantir um retorno sobre investimento cada vez maior. Por meio de uma metodologia didática de implementação de marketing digital, já testada e refinada nos seus mais de 2 mil clientes, a RD ajuda as empresas a criarem um sistema escalável de aquisição de clientes. Tudo isso aliado a uma extensa rede de parceiros: a empresa mantém um...
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