São José terá incubadora de empresas
O movimento de incubadoras de empresas no Brasil nasceu em 1986 em Santa Catarina com a criação da antiga Incubadora Empresarial Tecnológica (IET), hoje CELTA, que ficava na Trindade, onde hoje é o Condomínio Industrial de Informática e a ACATE. Desde então, o Estado já recebeu três prêmios de melhor incubadora do país pela Anprotec. O CELTA levou dois e o MIDI Tecnológico, administrado pela ACATE e mantido pelo SEBRAE-SC, é o atual vencedor. Nesta terça-feira, mais uma incubadora estará à disposição dos empreendedores da Grande Florianópolis. Diversas instituições como Fapesc, Prefeitura de São José, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), SEBRAE-SC, Aemflo e Univali lançam no município vizinho a Capital a Incubadora de Empresas de São José (IESJ). O IESJ poderá se tornar um grande vetor de desenvolvimento econômico e social da região ao estimular a criação, implantação e consolidação de empreendimentos de inovação em tecnologia por meio de uma incubadora. Uma das grandes vantagens de empresas estarem em incubadoras está no acesso a serviços de assessoria, consultoria em projetos e apoio tecnológico. Além disso, a incubadora pretende atender necessidades das empresas em formação de mão de obra, consultoria em gestão industrial e empresarial, estrutura física para o desenvolvimento de novos projetos e ideias de produtos e serviços. No primeiro edital, serão abertas dez vagas para empresas e projetos. Não é necessário ter um CNPJ para entrar na incubadora – equipes de estudantes ligadas às universidades participantes do projeto podem submeter seus projetos. Não há restrição também de áreas negócios – a única condição é que sejam inovadores. As empresas poderão se incubar pelo período de até quatro anos, renovando ano a ano a participação delas no empreendimento. O lançamento será nesta terça, dia 26, às 19 horas, no Campus São José da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde serão as instalações da incubadora de empresas. O edital de seleção será apresentado no evento e, posteriormente, disponibilizado nos sites dos parceiros. Com informações da Univali e do...
Leia MaisCobertura ao vivo do EDTED Floripa
Acompanhe como foi a cobertura ao vivo e colaborativa da décima quarta edição do EDTED em Florianópolis, que teve apoio dos usuários do Twitter que estavam no evento. Quem usou a hashtag #edted durante o encontro, apareceu aqui na cobertura online. [iframe http://www.coveritlive.com/index2.php/option=com_altcaster/task=viewaltcast/altcast_code=78d47d6724/height=450/width=450 468 460]
Leia MaisAgências digitais ganham espaço em SC
O mercado de desenvolvimento de websites de Santa Catarina está vivendo um novo momento – o da profissionalização. Diante do crescimento do potencial da internet como ferramenta para promoção de negócios e de uma maior consciência da necessidade de se ter hoje um posicionamento na web, as agências digitais ampliam sua atuação e a gama de serviços. Um dos sinais do amadurecimento deste mercado no Estado pode ser creditado à criação da Associação Catarinense de Agências Digitais (ACADi). Criada com o objetivo de desenvolver, normatizar e aculturar o mercado de internet em Santa Catarina, a Associação tem realizado reuniões em diversas cidades do Estado e já conta com 15 empresas associadas. ? um dos passos rumo a mudanças de quem contrata comunicação digital em Santa Catarina. O mercado cliente ainda carece de cultura, informação e apoio para definição e opção dos seus investimentos em comunicação e mídia digital, especialmente quando se fala com PME’s. Esse é um grande desafio que a ACADi e as agências digitais possuem. O nosso estado vem crescendo e acompanhando a evolução e maturidade da comunicação em plataformas digitais, online e interativas. Existe inovação, ideias e propostas, carecendo de uma divulgação melhor dos trabalhos e talento catarinense. Anderson de Andrade, presidente da ACADi e CEO da A2C A agência de Anderson, de Joinville, é um dos exemplos do potencial catarinense neste segmento, que vem também do fato de o Estado já ser um consolidado polo de alta tecnologia. A A2C se baseia no conceito de full service, em que desenvolve consultoria estratégica, grandes portais e projetos de presença digital, campanhas interativas e de incentivo, projetos de mobile marketing, branding, otimização, links patrocinados, monitoramento de saúde de marca em redes sociais, entre outros serviços. Grandes empresas catarinenses que antes precisavam recorrer a agências do eixo Rio-São Paulo, hoje optam por agências locais, como a A2C. ? o caso de indústrias como a Tigre e a Lepper, companhias como a Datasul/TOTVS e instituições como o Sistema FIESC e SCGÁS. No mercado catarinense, há espaço ainda para agências com forte atuação regional – é o caso da Área Local, de Rio do Sul. Além de atuar no desenvolvimento de sites, a agência aposta na criação de soluções web que ajudam micro e pequenas empresas, além de entidades, a usarem a internet para se relacionarem. Entre estes sistemas está o Área Central, que permite a gestão de compras conjuntas e comunicação para centrais de negócio ou redes de compras conjuntas. Supermercados, padarias, lojas de materiais de construção e instituições de ensino já são usuárias da solução. O mercado digital catarinense, no que se refere a soluções para internet, está numa fase muito boa, visto que estamos em um processo evolutivo em que os clientes estão compreendendo que a presença web é importante e deve ser tratada de maneira profissional. ? uma percepção não só de granes empresas, mas sobretudo de micro e pequenas, a medida que estes fazem uso da internet e percebem o seu potencial como mais um canal de negócios. Hoje as agências digitais do estado estão aptas a atender essa demanda de serviços e também informações. Sandro Alencar Fernandes, vice-presidente da ACADi e diretor comercial da Área Local ACADi reúne-se em Rio do Sul A capital do Alto Vale do Itajaí será sede do oitavo encontro...
Leia MaisCatarinenses no EDTED Floripa
No próximo sábado, dia 23, teremos uma edição do EDTED em Florianópolis. O evento acontece no CentroSul e as inscrições ainda podem ser feitas no site do evento. O encontro está sendo aguardado com grande expectativa, já que raramente há oportunidades como estas de aqui discutir tecnologia digital e webdesign com especialistas de renome nacional. Entre eles estarão dois catarinenses. O primeiro é o Anderson de Andrade, CEO da A2C, uma das maiores agências digitais de Santa Catarina. O tema da palestra do Anderson, que é uma grande liderança empresarial aqui de Santa Catarina, será A experiência de criar uma agência de corpo, mente e alma. Atualmente ele preside a recém-criada Associação Catarinense de Agências Digitais (ACADi). O segundo é o Guilherme Tossulino, analista de negócios web do Instituto de Estudos Avançados (IEA), onde atua em projetos ágeis de E-learning e CRM. A palestra de Tossulino será sobre Análise de negócios e Scrum, metodologia utilizada para desenvolvimento ágil de...
Leia MaisPrimeiro telefone IP nacional é da Dígitro
Após publicação da notícia de que a Intelbras teria lançado o primeiro telefone IP com componentes e softwares totalmente nacionais, o leitor Guilherme Góes, do portal VoIP Experts, deixou um comentário afirmando que outra empresa catarinense – a Dígitro Tecnologia – já teria desde 2005 um telefone para VoIP com tecnologia nacional. O TISC entrou em contato com as respectivas assessorias de imprensa para consultar a informação e a Dígitro afirmou oferecer, desde 2007, um aparelho de telefone para utilização em protocolos de internet. Inclusive ano passado, teria lançado a segunda versão deste mesmo aparelho, que ganhou novas funcionalidades e teve um aprimoramento do design. A assessoria de imprensa da Intelbras irá apresentar sua posição sobre o assunto nos próximos dias. A Dígitro é uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia que atuam no desenvolvimento de soluções de telecomunicações. No novo modelo de telefone IP lançado em 2008, a Dígitro investiu no design do produto, que ganhou um display monocromático grande com fundo luminoso e inclinação regulável, seis teclas inteligentes e a inovação na navegação. Incorporamos lógica aos recursos, tornando-o mais interativo, intuitivo e de fácil utilização. A nova versão também possui mais opções de configuração e idiomas, está mais corporativa que antes, integra-se ao PABX e à solução de telefonia existente na empresa, independente do fabricante. Conta com recursos para gerenciamento de dispositivos VoIP e o custo é mais acessível. Paulo Alex Dariva, gerente de produtos e serviços de Networking da Dígitro A Brasil Telecom comprou ainda no ano passado 1250 aparelhos da nova versão do Telefone IP para equipar o call center que a companhia mantém. Atrelado ao lançamento do telefone IP, a Dígitro Tecnologia apresentou ainda o GDV ? Gerenciador de Dispositivos VoIP. O GDV centraliza automaticamente a gestão de todos os dispositivos IP da empresa, como o FaleWeb, o Telefone IP, o ATA e o SmartCell IP. Sobre a Dígitro Fundada em 1977, em Santa Catarina, a Dígitro logo se destacou como modelo de empresa de alta tecnologia, desenvolvendo para as operadoras de telefonia brasileira alguns itens de infra-estrutura antes integralmente importados. Com a abertura do mercado para concorrentes internacionais, a empresa não apenas sobreviveu, como obteve sucessivas taxas de crescimento nos últimos anos. A empresa avançou de forma expressiva sobre o segmento corporativo e de provedores de...
Leia Mais