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SC ganha blog sobre o setor de tecnologia
maio03

SC ganha blog sobre o setor de tecnologia

Estamos lançando oficialmente nesta segunda-feira, dia 4, o blog Tecnologia e Inovação – Santa Catarina. O objetivo desta iniciativa é ser uma vitrine do setor de tecnologia catarinense para nosso próprio Estado, mas, acima de tudo, para fora de Santa Catarina. Queremos mostrar a força empreendedora e inovadora de Santa Catarina quando o assunto é tecnologia. Traremos cases empresariais de sucesso daqui, novidades no âmbito das políticas públicas de fomento ao setor, os negócios,  opinião, entrevistas e as notícias de interesse da comunidade que faz a TI catarinense – empresas, governos,  universidades e entidades. O TISC é um projeto que tinha na intenção há anos e que finalmente está se tornando realidade. Acompanho de perto há pelo menos cinco anos o desenvolvimento do setor tecnológico catarinense e já li muito sobre sua história, seus pilares de crescimento. Conheço muitos empresários, cases, tecnologias que aqui estão sendo desenvolvidas. Relatar estes fatos será nossa missão – não somente minha, mas sobretudo de uma equipe que estará por trás disso. Estamos ainda em beta – para utilizar um termo muito comum na área de software. Por isso, participe, dê sua opinião e sugestão e nos ajude a fazer um TISC cada vez mais interessante e...

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Aprenda mobile marketing com a Praesto
abr02

Aprenda mobile marketing com a Praesto

A empresa catarinense Praesto Convergence, umas das principais especialistas regionais no assunto mobile marketing, lançou nesta semana um material educativo com o objetivo de esclarecer empresas e profissionais, especialmente de publicidade, das oportunidades que esta nova tecnologia está trazendo ao mercado. Todos falam que atuar com mobile é uma aposta promissora, porém muitas empresas ainda apresentam cautela em direcionar investimentos para esta área – principalmente por falta de conhecimento dos reais benefícios que uma ação neste meio pode proporcionar. O material, disponível em formato PDF e em slides no próprio site da Praesto, vai ao encontro desta necessidade e análise de um mercado que ainda precisa ser catequisado e, principalmente, informado do potencial de retorno sobre o investimento. Atualmente as marcas presentes no Brasil investem apenas cerca de 4% do orçamento total de marketing em ações no meio digital, sendo que mobile marketing ainda é uma fatia pequena dentro deste percentual. No Mobile Marketing Forum, evento recente promovido pela Mobile Marketing Association (MMA) em São Paulo, surgiu o consenso de que o mercado precisa padronizar melhor as ofertas de produtos e soluções para as empresas anunciantes, garantindo assim maior previsibilidade e possibilidade de comparação de resultados. Isso é passo essencial para o investimento em mobile deslanchar de fato. Já são mais de 150 milhões de aparelhos celulares ativos no país, um cenário cada vez mais animador para investimentos. Esperamos com os materiais educativos contribuir para o desenvolvimento do mercado. Eric Santos, diretor executivo da Praesto “Internet móvel para mobile marketing” é o primeiro eBook da série que a empresa catarinense pretende desenvolver. Entre os tópicos principais do material, destaque para os assuntos: Como as pessoas usam a Internet móvel?, Qual a diferença entre os sites para celulares e PCs?, Por que usar mobile marketing no seu negócio?, entre outros. Confira os slides do primeiro material informativo: Sobre a Praesto A Praesto Convergence é uma empresa desenvolvedora de soluções de mobile marketing, que atua há mais de quatro anos no mercado. Possui no currículo o desenvolvimento de aplicativos móveis e mobile sites para diversas empresas e anunciantes, com projetos no mercado nacional e...

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IlhaService amplia capacidade de produção e prevê crescimento recorde em 2009
mar29

IlhaService amplia capacidade de produção e prevê crescimento recorde em 2009

Com dezoito anos de atuação no mercado de informática, a IlhaService é especializada na industrialização e comercialização de microcomputadores, serviços na área de infra-estrutura de TI e na venda de suprimentos. Sediada no município de São José, já se faz presente em todo o território nacional por meio de agentes corporativos. Com a recente inauguração de um novo escritório em Porto alegre e outro em Brasília, hoje é uma das maiores na área de informática do sul do país e vem se consolidando no cenário nacional. A empresa passa a intensificar sua produção de PCs e, como parte dos planos de desenvolvimento, está trabalhando fortemente para duplicar a produção mensal de máquinas. A meta é produzir 240 mil microcomputadores por ano e incrementar o faturamento em até 100%, nos próximos dois anos. O crescimento deve ser impulsionado com a construção da nova unidade fabril no município de São José, que deve ser concluída até dezembro de 2009. A obra está orçada em R$ 1 milhão e os recursos, já aprovados pelo BNDES, devem ser liberados ainda no primeiro trimestre deste ano. A nova fábrica terá quatro mil metros quadrados e suportará até 250 funcionários, o que significa um aumento de três vezes, tanto em relação ao espaço físico, quanto à capacidade de colaboradores. Nem mesmo a crise financeira internacional deve atrapalhar os negócios, já que quase todos os componentes dos microcomputadores da linha são de fabricação nacional. No nosso caso a crise até contribui para um aumento nas vendas. A partir do momento que muitas empresas quebraram por trabalharem com itens importados, ganhamos mais espaço. Nosso objetivo é dobrar o faturamento e chegar a casa dos R$ 40 milhões sobre o ano passado, que já foi um ano aquecido. Enquanto a nova fábrica não fica pronta, estamos automatizando a atual. Alcides De Brida Neto, diretor da IlhaService Em 2007, a empresa registrou uma receita em torno de R$ 17 milhões. Já em 2008, o faturamento passou para R$ 20 milhões. Para este ano, a expectativa é ainda mais otimista – entre os planos para este ano está a popularização da marca. Para isso, até abril deste ano, os produtos da empresa devem estar nas grandes redes varejistas do país. Sobre a Ilha Service A IlhaService Informática iniciou suas atividades em 1990, quando prestava serviços de manutenção de computadores. Mais tarde, em 1996, construiu a atual sede, no município de São José, onde, além da prestação de serviços, passou a atuar na comercialização de produtos de informática. Ao longo dos anos, a IlhaService ampliou sua loja e se especializou na revenda de microcomputadores. A busca pela qualidade na prestação de serviços teve como resultado a conquista do certificado ISO 9001/2000, o que impulsionou a organização a alçar voos mais altos. Hoje, a empresa fabrica os microcomputadores IlhaWay e PC Pegasus, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Processo Produtivo Básico (PPB). Além disso, comercializa sua marca de notebooks – Twinhead. Também está inscrita no programa do Governo Federal de Inclusão Digital (Computador para Todos) e atua em todo o território nacional, com uma rede de assistência técnica que abrange todos os estados do...

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BRy lança programa para formação de canais tecnológicos
mar15

BRy lança programa para formação de canais tecnológicos

A BRy Tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de segurança para documentos eletrônicos, está expandindo sua atuação pelo país e aposta na criação de canais de vendas para suas soluções. A estratégia da empresa é aumentar as vendas por meio do desenvolvimento de soluções que possibilitem a integração da tecnologia de maneira personalizada, ou seja, de acordo com as necessidades de cada organização. Para isso, a empresa criou o BRy Partner, programa de parcerias que oferece a ferramenta e suas disponibilidades para empresas desenvolvedoras de softwares e sistemas. O programa disponibiliza uma série de ferramentas de gestão e controle de acesso aos recursos internos e externos de certificação digital, envolvendo certificados de testes, programas de assinatura e protocolação, bibliotecas de desenvolvimento de assinatura digital e carimbo do tempo, capacitação, consultoria, assistência técnica entre outras tecnologias. Com esta parceria a solução das empresas que utilizam nosso sistema passam a estar sempre atualizadas em certificação digital (tecnologias e legislações vigentes) e assim não precisam perder o foco de atuação delas. A BRy se responsabiliza por todo o processo. A certificação digital é de fundamental importância hoje para a condução de qualquer tipo de negócios realizado eletronicamente com segurança e eficácia. Comprar um certificado é, portanto, importante para o contribuinte e para o empresário que otimiza tempo e aumenta o faturamento. além de segurança e autenticidade a certificação digital tem como um dos seus principais benefícios a agilidade da tomada de decisões. Marcelo Brocardo, presidente da BRy Tecnologia Uma das empresas que utiliza o sistema é a Softplan/Poligraph, especializada em planejamento e desenvolvimento de sistemas informatizados para mercados específicos como indústria da construção, departamentos de infraestrutura, transportes e obras, administração pública, Justiça e projetos co-financiados por organismos internacionais. No Sistema de Automação de Justiça (SAJ), por exemplo, desenvolvido pela Softplan/Poligraph, foram utilizados os kits de desenvolvimento para assinatura digital e carimbo do tempo, que contribuem para o conceito de processo digital, dentro da chamada Justiça Virtual. A certificação digital dá validade jurídica ao uso de documentos eletrônicos. Entre os benefícios gerados pela utilização da certificação digital, comum a todas as aplicações, estão a mobilidade ao usuário para efetuar transações on-line, a agilidade nos processos dentro das organizações, a economia no tráfego e arquivamento de documentos, a eliminação de papel, a garantia de autenticidade, a integridade, o sigilo e a validade jurídica de documentos digitais em formato eletrônico. Sobre a BRy Empresa catarinense de capital fechado e 100% nacional, a BRy Tecnologia é especializada no desenvolvimento de soluções de segurança para documentos eletrônicos. Atuando há oito anos no mercado de segurança da informação, a empresa, com sede em Florianópolis, considerado um pólo tecnológico de referência, mantém clientes e parcerias estratégicas com organizações de todo o país e com universidades locais como a UFSC e UDESC. Nesse ambiente, a BRy se destaca por ser uma das poucas empresas do país a fornecer soluções de carimbo de tempo e de protocolação digital de documentos eletrônicos, com tecnologia própria. Sistemas para assinatura digital, infra-estrutura de chaves públicas, consultorias e treinamentos fazem parte do portfólio de soluções da...

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Pesquisa da UFSC cria metodologia para avaliação do desempenho de incubadoras

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá apoiar o MIDI Tecnológico a alavancar o seu desempenho e o de suas incubadas. A incubadora irá implantar uma metodologia multicritérios para a auto-avaliação das suas ações e dos impactos que gera nas empresas que atende. A metodologia é resultado da tese de doutorado em engenharia de produção, na área de concentração de inteligência organizacional, da pesquisadora Alessandra Vasconcelos Gallon. A coleta dos dados na incubadora começou em julho de 2007. Durante o segundo semestre de 2007 e o primeiro semestre de 2008 foram analisadas oito empresas: Eco Acústica, Autocorp, Extersoft, JExperts, Labbo, MCA, TalkAndWrite e Sintonia. Nesse período, a pesquisa envolveu o levantamento de informações das ações e projetos da incubadora, além de entrevistas com a coordenação do MIDI Tecnológico e com os empresários incubados. Os dois lados apontaram fatores de desempenho da incubadora que impactam no desempenho das incubadas. Esses fatores foram hierarquizados de acordo com o peso atribuído pela coordenação da incubadora, considerando o foco do MIDI Tecnológico em fortalecer as habilidades gerenciais dos empreendedores. Dessa forma foi criado um modelo para basear as ações da incubadora de acordo com os critérios identificados como mais importantes. Com esse acompanhamento, a incubadora poderá identificar as ações de melhoria que promovem maior contribuição, tanto para a incubadora como para as incubadas, e focar o apoio em um ponto específico durante um período determinado, de acordo com as necessidades apontadas pela metodologia. Alessandra Vasconcelos Gallon, pesquisadora Semestralmente a metodologia será aplicada no MIDI e nas incubadas, tendo como resultado a avaliação de desempenho da incubadora enquanto unidade organizacional, já que o modelo considera a relação incubadora-incubada. A aplicação do modelo permitirá acompanhar como as ações da incubadora estão impactando no resultado das empresas, possibilitando o aperfeiçoamento do processo de incubação no MIDI. O modelo permite ainda a comparação de desempenho entre as incubadas e leva em consideração a fase do período de incubação em que se encontra a incubada. A pesquisadora destaca também que a metodologia pode ser aplicada em outras incubadoras, mas precisa de adaptações. ?O modelo multicritérios é definido de acordo com a visão da coordenação da incubadora, o que varia muito de uma instituição para outra. Por isso a metodologia precisa ser customizada para cada incubadora??, aponta Alessandra. Sobre a pesquisadora Alessandra Vasconcelos Gallon é graduada em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e conclui o curso de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa...

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