CDI-SC amplia inclusão digital na Capital

CDI-SCFlorianópolis ganhou em junho mais uma unidade de ensino de informática e cidadania do Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC). No dia 22 foi inaugurada o vigésimo CDI Comunidade, no bairro Jardim Atlântico, na capital catarinense.

No local, os moradores poderão ser beneficiados com uma estrutura composta por coordenador, educadores e educandos, que realizam cursos, serviços de informática, encontros e reuniões com a comunidade, entre outras atividades. O intuito dos CDIs Comunidade, implantados em todo o País, é o de utilizar a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar novas gerações de empreendedores.

CDI Comunidade

CDI Comunidade

Nestas escolas, os integrantes da comunidade tem aulas de iniciação à informática, uso de sistemas operacionais, editores de texto e de planilhas, programas gráficos, pesquisa na Internet, além de noções de cidadania.

Criado no ano em que a internet chegava ao Brasil – 1995 -, o CDI tornou-se pioneiro no movimento de inclusão digital na América Latina e um dos principais empreendimentos sociais no mundo, por meio de sua organização não governamental (ONG). Em Santa Catarina, O CDI foi criado em 2001 tendo sua primeira unidade de ensino instalada em 2002.

Projetos com lixo eletrônico

Projetos com lixo eletrônico

Atualmente, mantém sua sede administrativa e pedagógica nas instalações da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC), um dos parceiros da entidade no Estado. No total, são 20 centros – 19 na capital catarinense e um na cidade de Tubarão, no sul do Estado. 4 mil jovens, adultos e idosos já foram capacitados neste período em Santa Catarina.

Acreditamos em um mundo onde todas as pessoas possam participar ativamente da nova sociedade do conhecimento, na condição de cidadãos autônomos, críticos e empreendedores. Temos no CDI uma abordagem socioeducativa diferenciada e um modelo único de gestão, visando à sustentabilidade do projeto.

Otávio Ferrari Filho, presidente do CDI-SC

Ao longo dos seus 13 anos de atuação, o CDI já capacitou mais de um milhão de pessoas e possui hoje 1402 educadores em 753 CDI Comunidades, que são as escolas de informática e cidadania. A ONG está presente em 18 Estados brasileiros e nove países.

Para implantar um novo CDI Comunidade, os interessados devem encaminhar uma solicitação por e-mail ou para a sede do CDI-SC, na Av. Rio Branco, 404 – Torre 2 – Sala 105. CEP: 88015-201. No site do CDI-SC tem mais detalhes para quem quiser participar como voluntário da iniciativa.

Autor: Equipe TISC

Os redatores do blog TI Santa Catarina são jornalistas com larga experiência no segmento de tecnologia e inovação. Para sugestões, críticas e comentários, entre em contato conosco.

Compartilhe esta postagem